Cibercriminosos usam Subway Surfers como novo “jogo do tigrinho”, revela Kaspersky

 

Um novo golpe cibernético está utilizando uma versão alterada do popular jogo “Subway Surfers” para enganar usuários. A Kaspersky, especialista em segurança digital, alerta sobre esta fraude, na qual cibercriminosos criam um jogo fraudulento, denominado “Subway Pay” ou “Subway Money”, prometendo ganhos financeiros aos jogadores. A mesma estratégia utilizada pelo “jogo do tigrinho”.

 

Publicidade

Não existe Subway Surfers que dá dinheiro!

O golpe começa com a disseminação de vídeos falsos em redes sociais como X, TikTok, Instagram e YouTube, onde deepfakes de celebridades afirmam ter recebido dinheiro jogando. Isso leva as vítimas a acreditarem na possibilidade de monetização por meio do jogo, que imita o design do “Subway Surfers”. Através dessa estratégia, os golpistas induzem os usuários a acreditar na credibilidade do jogo.

No site fraudulento, os jogadores são solicitados a se cadastrar e fazer um depósito inicial via PIX ou depósito bancário, com a promessa de ganhar pelo menos cinco vezes o valor depositado. Contudo, após alguns minutos de jogo, o site bloqueia, pedindo novos depósitos que nunca são retornados.

Fabio Assolini, diretor da equipe de Pesquisa e Análise para a América Latina da Kaspersky, adverte sobre a importância da cibersegurança e da conscientização em relação a esses golpes. Ele enfatiza a necessidade de desconfiar de “retornos financeiros” rápidos na internet e alerta sobre o uso crescente de IA para tornar esses golpes mais sofisticados e convincentes.

Para se proteger contra esses golpes, a Kaspersky sugere prestar atenção a detalhes como anomalias faciais e corporais em vídeos, a sincronização labial e expressões, além de avaliar a iluminação e sombreamento para detectar possíveis manipulações. É vital também ter cautela com sites falsos e evitar fornecer informações pessoais ou realizar pagamentos em caso de dúvida.

Para mais informações e dicas sobre como se proteger contra golpes digitais, visite o blog da Kaspersky.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News