Qual o iPhone mais usado atualmente? A resposta vai te surpreender

Relatório MOVR Aponta iPhone 11 Como o Smartphone Mais Usado no Mundo. Isso mesmo, não apenas o iPhone mais usado no mundo, mas o aparelho mais usado também.

O iPhone 11 da Apple mantém sua posição de destaque no mercado global de smartphones, segundo insights do relatório MOVR do segundo trimestre de 2023. Mesmo após quatro anos de seu lançamento, o iPhone 11 continua sendo o smartphone mais vendido no mundo, uma façanha notável que ressalta sua durabilidade e popularidade entre os usuários.

Dominância da Apple no Mercado

De acordo com o relatório, 15 dos 21 smartphones mais vendidos no segundo trimestre de 2023 eram modelos da Apple, demonstrando a predominância da empresa em várias regiões globais. O iPhone 11, especificamente, representa 4,88% do uso total de smartphones em todo o mundo, um indicativo da satisfação do usuário e da longevidade do dispositivo.

Publicidade

Padrões de Idade no Uso de Smartphones

O relatório MOVR de 2023 revela padrões interessantes no uso de smartphones. Durante o trimestre, a idade média dos smartphones superou os 24 meses, indicando que os usuários tendem a manter seus dispositivos por mais de dois anos antes de considerar um upgrade. Notavelmente, a faixa de 25 a 36 meses constitui 23,6% do uso de smartphones, enquanto a faixa de 13 a 24 meses tem uma participação significativa de 23,5%.

Hábitos de Atualização: iPhone vs. Android

A comparação entre os hábitos de atualização dos usuários de iPhone e Android revela um cenário cativante. Entre os entusiastas do iPhone, alguns adotam rapidamente novas tecnologias como primeiros usuários, representando 14,7% do uso dentro do primeiro ano de lançamento. Por outro lado, um grupo de “leais” do iPhone se destaca, mantendo seus dispositivos por mais de cinco anos.

Cerca de 12% dos iPhones globalmente permanecem em uso ativo por mais de 60 meses, em comparação com 8,7% dos dispositivos Android. Isso pode sublinhar a forte demanda por dispositivos recondicionados no mercado secundário.

Usuários de Android, por sua vez, seguem uma trajetória diferente, com o maior segmento (26,4%) usando ativamente seus dispositivos por dois a três anos. Em contraste, a maior parte do uso do iPhone (24,1%) está dentro de um a dois anos, indicando uma tendência de atualizações mais rápidas entre os usuários de iPhone.

Programa de Trade-in do iPhone e Valor de Revenda

O aparente paradoxo dos usuários de iPhone atualizarem rapidamente, apesar de sua lealdade, se deve ao programa de trade-in do iPhone. Esse programa permite que os usuários troquem seus modelos antigos por novos com incentivos, promovendo a adoção contínua de tecnologia e ciclos sustentáveis de dispositivos. A popularidade desse programa está alinhada com o padrão de atualização rápida observado entre os usuários de iPhone.

Além disso, o robusto valor de revenda dos iPhones contribui para esse fenômeno. Seu valor de revenda mais alto, em comparação com muitos concorrentes Android, incentiva os usuários a fazer upgrades, compensando custos e motivando a adoção precoce das últimas ofertas da Apple.

E no Brasil?

No Brasil, o iPhone 11 também virou o queridinho dos usuários brasileiros.

Segundo a pesquisa do Estados de Minas, os modelos iPhone 11 e iPhone 13 lideram como os iPhones mais pesquisados no mês de setembro de 2023. É interessante ver como os dispositivos mais antigos são buscados pelos usuários já que recentemente a Apple lançou o iPhone 15.

Em termos de Brasil também surpreende o Market Share (presença de mercado) da Apple. Os iPhones, hoje representam 18% do mercado de smartphones, conforme matéria do Oficina da Net com dados do StatCounter.

Já segundo dados do Statista, podemos ver o crescimento absurdo do iPhone no Brasil. Nos últimos anos, o iPhone em presença de mercado no Brasil, saltou de 10% em 2017 para 18% em 2023.

Dados: Statista

Novamente, é preciso salientar o valor de revenda dos iPhones. Há um forte comércio local no Brasil de compra e revenda de dispositivos da Apple, com valor de revenda muito maior do que o de aparelhos com o mesmo perfil do Android. Estes últimos tendem a desvalorizar muito mais rápido.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News