O que The Game Awards revela sobre os jogos mobile em 2023

Hoje (13), foram revelados os jogos indicados ao prêmio The Game Awards, a maior premiação de games da atualidade. Neste ano, os jogos mobile indicados ao prêmio revelam um pouco sobre o estado atual dos jogos de celular.

Indicados a melhor jogo do ano para celular. (Foto: Reprodução)

Os indicados deste ano de 2023 para melhor jogo mobile são:

  1. Final Fantasy VII: Ever Crisis (Applibot/Square Enix)
  2. Honkai: Star Rail (HoYoverse)
  3. Hello Kitty Island Adventure (Sunblink Entertainment)
  4. Monster Hunter Now (Niantic/Capcom)
  5. Terra Nil (Free Lives/Devolver/Netflix)

 

Você notou alguma coisa diferente?

Publicidade

 

 

“Ué, cadê TMNT: Shredder’s Revenge, Oxenfree 2, RE Village e outros?” São jogos de PC e consoles convertidos para mobile.

“Cadê Ace Racer, BloodStrike, Metal Slug Awakening, Ashfall, Arena Breakout, Harry Potter: Magic Awakened e outros?” Estes são jogos que tiveram testes beta infinitos e lançamentos regionais que afastaram sua indicação para o TGA. Na realidade, esses jogos foram prejudicados com testes betas repetitivos, pois fizeram o hype diluir.

 

Tenho reparado, já há algum tempo, que as produtoras insistem em tentar usar o “gatilho da escassez” para criar um hype em torno de um jogo. O efeito, contudo, tem sido o oposto, com o público simplesmente ignorando os jogos e esperando o lançamento global.

Neste ano de 2023, deveríamos ver jogos como Warzone Mobile ou Devil May Cry: Peak of Combat. Cadê esses jogos?

Sabia que Rainbow Six Mobile ainda não foi lançado globalmente?

E conforme o tempo passa, a situação fica cada vez pior para jogos mobile “nativos”, pois muitos gamers que focam apenas em jogos portados de outras plataformas estão começando a perceber que os jogos de PC e consoles estão chegando cada vez mais rápido no mobile.

Serviços como Netflix Games e Crunchyroll mostram que há um interesse em trazer grandes títulos para o mobile, está faltando apenas um “meio”.

Com o tempo, veremos, ao invés de jogos mais elaborados, games mais simples concorrendo a “melhor jogo mobile do ano”, pois afinal, não é possível indicar jogos que são ports de outras plataformas.

Jogos mobile têm uma percepção diferente ao redor do mundo.

Há também o efeito de que o que nós, brasileiros, pensamos sobre os jogos mobile de um modo bem diferente do que pensam as pessoas de outros países.

Muitos jogadores de mobile no Brasil têm o celular como “única plataforma” e desejam que nela estejam jogos com “nível de console”.

Pessoas de outros países não pensam da mesma forma, especialmente as de países do dito “primeiro mundo”. A banca indicadora do The Game Awards, por exemplo, é composta basicamente de pessoas dos EUA e Inglaterra.

Por lá, o mobile é visto como “diversão passageira” para jogar no ônibus, metrô ou na rua. Jogos competitivos e/ou com grande apelo para gráficos têm perdido a atenção do jogador mobile dos EUA e Europa, por exemplo.

O público nessas regiões virou mais casual, e isso fez muitas empresas desistirem de focar em jogos mais elaborados.

Não é “achismo”, basta olhar o AppMagic de 2023 e notar uma dominância completa de jogos infantis e casuais no top 10 (apenas COD Mobile aparece na 11ª posição).

Mas o Hello Kitty Island Adventure foi um esculacho. 🤣

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News