iPhone 15 Pro Max roda RE Village a 30 FPS, assim como… o iPhone 14 Pro Max?

A Apple liberou Resident Evil Village para alguns usuários e começaram a surgir os primeiros testes do game. O que foi revelado é o que muitos esperavam, uma performance impressionante, contudo, ela poderia ser melhor.

O Youtuber Vadim Yuryev, do canal Max Tech compartilhou uma Thread bem interessante

Conforme uma thread no X mostrou, na realidade, o iPhone 15 Pro max conseguiria rodar RE Village em até 44 FPS, contudo, a performance cai para 30 FPS após alguns minutos jogando. O motivo é aquilo que eu e você imaginamos: “thermal throttling”.

Publicidade

 

 

Devido ao “thermal throttling”, o A17 Pro passa de 44FPS neste teste de jogo Resident Evil Village para quase 30FPS, apenas um pouco à frente do A16. O afogamento térmico está REALMENTE prejudicando o desempenho do iPhone 15 Pro Max! 13/10

Isso mesmo, no teste realizado por essa pessoa, RE Village também rodou no iPhone 14 Pro Max a 30 FPS.

Ainda segundo a Thread:

A graça salvadora para o A17 Pro é o upscaling MetalFX, que permite que o 15 Pro Max supere o A16 enquanto usa menos energia, tendo basicamente o mesmo desempenho que o chip 8 Gen 2 enquanto usa MUITO menos energia. A qualidade é ainda MELHOR devido a esse efeito de aumento de escala! 13/11

 

Como o iPhone 15 Pro Max roda RE Village

 

O iPhone 15 Pro Max roda Resident Evil Village na resolução 1560×720 pixels com FPS ajustado para 30 FPS. Há a possibilidade de liberar o contador de FPS, mas como você verá abaixo, o smartphone reduz automaticamente para os 30 FPS devido a superaquecimento.

Após 20 minutos de jogatina de RE Village, a temperatura na parte traseira do iPhone 15 Pro Max vai para 34-39°C.

Gameplay:

 

 

Acima, você confere o gráfico de desempenho de Resident Evil Village apresentado pelo Youtuber. O gráfico é um pouco confuso de entender, pois envolve várias variáveis. Por exemplo, desconsidere a placa de vídeo GTX 1060 com TDP de 120W lá em cima.

O que interessa mesmo para nós é o desempenho do A17 Pro, o SoC do novo iPhone 15 Pro Max. Segundo o Youtuber, o desempenho do iPhone 15 Pro Max começa na casa dos 44 FPS para depois cair para 30 FPS.

O mais impressionante no gráfico é a informação de que o iPhone 14 Pro Max também roda o game, com uma taxa de frames que começa em 35 FPS e depois cai para 30 FPS. Será que essa informação está correta?

iPhone 15 Pro Max conta com “thermal throttling” severos

Vadim termina criticando o SoC do iPhone 15 Pro Max, alegando que a Apple não conseguiu manter o mesmo nível de evolução na eficiência do seu chip com relação aos anos anteriores. Contudo, apenas olhando os gráficos é possível perceber que se trata de um exemplo de superaquecimento, algo que pode ser resolvido facilmente com um cooler de resfriamento.

iPhone 15 Pro Max possui “dock mode” surpreendente

O YouTuber Vincent Zhong jogou Resident Evil no iPhone 15 Pro usando um monitor externo e parece surpreendentemente bom. O vídeo está em chinês, mas há legendas em inglês.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News