TBTMobile – Asphalt, a velocidade mobile que inveja os consoles

Entre tantos gêneros de games conhecidos, os jogos de corrida estão no mercado desde a “era jurássica”, cativando muitos fãs em meio a inúmeras plataformas e muitas franquias se destacaram ao decorrer dos anos, entre elas, Asphalt.

A franquia Asphalt, uma das mais populares e bem-sucedidas do gênero de corrida para dispositivos celulares, com mãos de 15 anos de história e muitos títulos, sempre visando surpreender os fãs com gráficos impressionantes, jogabilidade viciante e muita diversão.

O início da franquia

A franquia Asphalt começou em 2004, com o lançamento de Asphalt Urban GT para o Nintendo DS e o Nokia N-Gage, dois consoles portáteis que marcaram a época. O jogo foi desenvolvido pela Gameloft, uma empresa francesa fundada em 1999 por Michel Guillemot, um dos co-fundadores da Ubisoft. O título foi publicado pela Ubisoft e pela Konami, e se destacou por ser um dos primeiros a aproveitar os recursos gráficos 3D do Nintendo DS e o suporte para multiplayer sem fio com até quatro jogadores.

Asphalt
Asphalt

Asphalt Urban GT foi inspirado em jogos como Need for Speed e Gran Turismo, e apresentava 23 carros licenciados de marcas como Lamborghini, Hummer, Volkswagen e outras, que podiam ser personalizados com mais de 30 acessórios. O game também contava com nove pistas baseadas em locais reais como Paris e Nova York, e modos de jogo como corrida livre, campeonato, perseguição policial e drift.

Publicidade

O sucesso do título levou à produção de uma sequência, Asphalt Urban GT 2, lançada em 2005 para as mesmas plataformas, além de uma versão simplificada para celulares Java ME. O jogo trouxe melhorias nos gráficos, no som e na jogabilidade, além de novos carros, pistas e modos de jogo. O game também contou com a participação especial do grupo musical The Pussycat Dolls e uma amostra da música “Lift Me Up” do cantor Moby.

Continuidade

A partir daí, a franquia Asphalt se consolidou como uma referência em jogos de corrida para dispositivos móveis, lançando novos títulos a cada ano ou dois, sempre buscando inovar e se adaptar às novas tecnologias e tendências do mercado. Alguns dos principais jogos da série são:

Asphalt
Asphalt

 

  • Asphalt 3: Street Rules (2006): o primeiro jogo da série a não ser lançado para o Nintendo DS, mas sim para o Nokia N-Gage 2.0, uma plataforma de jogos online que permitia aos jogadores competir com outros ao redor do mundo. O jogo também foi lançado para celulares Java ME e Symbian OS, e foi o primeiro jogo móvel a ser jogado na competição World Cyber Games.
  • Asphalt 4: Elite Racing (2008): o primeiro jogo da série a ser lançado para o iOS e o iPod Touch, aproveitando os recursos da tela sensível ao toque e do acelerômetro dos dispositivos da Apple. O jogo também foi lançado para outras plataformas como N-Gage, Java ME, DSiWare, BlackBerry OS, Windows Mobile e Symbian OS.
  • Asphalt 5 (2009): o primeiro jogo da série a ser lançado para o Android e o Palm Pre, além do iOS. O jogo trouxe gráficos melhorados, novos carros, pistas e modos de jogo, incluindo um modo multiplayer online com até seis jogadores.
  • Asphalt 6: Adrenaline (2010): o primeiro jogo da série a ser lançado para o Mac OS X, além das plataformas móveis. O jogo introduziu um novo sistema de adrenalina que permitia aos jogadores realizar manobras especiais ao encher uma barra de nitro.
  • Asphalt: Audi RS 3 (2011): um jogo promocional lançado exclusivamente para o iOS em parceria com a Audi. O jogo permitia aos jogadores dirigir o modelo Audi RS 3 Sportback em três pistas diferentes. O jogo também servia como uma forma de divulgar o lançamento de Asphalt 6: Adrenaline para o iOS.
  • Asphalt 3D (2011): o primeiro jogo da série a ser lançado para o Nintendo 3DS, aproveitando os recursos de gráficos 3D estereoscópicos e de realidade aumentada do console. O jogo era uma adaptação de Asphalt 6: Adrenaline, com algumas mudanças nos carros, pistas e modos de jogo.
  • Asphalt Injection (2011): o primeiro jogo da série a ser lançado para o PlayStation Vita, o console portátil da Sony. O jogo era uma adaptação de Asphalt 6: Adrenaline, com algumas mudanças nos carros, pistas e modos de jogo. O jogo também aproveitava os recursos de tela sensível ao toque e de giroscópio do console.
  • Asphalt 7: Heat (2012): o primeiro jogo da série a ser lançado para o Windows Phone e o Windows 8, além das plataformas móveis. O jogo trouxe gráficos melhorados, novos carros, pistas e modos de jogo, incluindo um modo multiplayer online com até seis jogadores.
  • Asphalt 8: Airborne (2013): o primeiro jogo da série a ser lançado para o Apple TV e o Fire OS, além das plataformas móveis e do Windows. O jogo introduziu um novo sistema de física que permitia aos jogadores realizar saltos e acrobacias no ar, além de um novo tipo de nitro chamado “shockwave” que aumentava a velocidade e a potência dos carros.
  • Asphalt Overdrive (2014): o primeiro jogo da série a ser um endless runner, ou seja, um jogo em que o objetivo é correr o máximo possível sem parar. O jogo se passava nos anos 80 e tinha uma estética retrô. O jogo também trouxe de volta as perseguições policiais, que estavam ausentes desde os primeiros jogos da série.
  • Asphalt Nitro (2015): um jogo lançado exclusivamente para celulares Android, com o objetivo de ser uma versão mais leve e acessível da franquia Asphalt. O jogo tinha apenas 25 MB de tamanho, mas mantinha os gráficos 3D, os carros licenciados, as pistas variadas e os modos de jogo da série. O jogo também combinava elementos de Asphalt 8: Airborne e Asphalt Overdrive.
  • Asphalt Xtreme (2016): o primeiro jogo da série a se focar em corridas off-road, ou seja, fora das pistas asfaltadas. O jogo apresentava veículos como buggies, SUVs e carros de rali, além de pistas em locais como desertos, geleiras e selvas. O jogo também introduziu um novo tipo de nitro chamado “nitro pulse” que permitia aos jogadores acelerar ainda mais ao usar o nitro no momento certo.
  • Asphalt Street Storm Racing (2017): o primeiro jogo da série a se focar em corridas de arrancada, ou seja, corridas curtas e rápidas em linha reta. O jogo era inspirado pelo sucesso de jogos como CSR Racing e Racing Rivals. O jogo também foi o primeiro da série a apresentar planos de fundo, que eram desenhos que podiam ser colocados nos carros dos jogadores.
  • Asphalt 9: Legends (2018): o último jogo lançado da série até o momento, disponível para as plataformas móveis, Windows, Nintendo Switch e Xbox One. O jogo trouxe gráficos impressionantes, novos carros, pistas e modos de jogo, incluindo um modo história chamado “Career Mode”. O jogo também introduziu um novo sistema de controle chamado “TouchDrive”, que permitia aos jogadores dirigir os carros automaticamente, apenas escolhendo as manobras que queriam fazer.

Fim da corrida

A franquia Asphalt é uma das mais bem-sucedidas do gênero de corrida para mobiles, tendo vendido mais de 650 milhões de cópias em todo o mundo. A série é reconhecida por sua qualidade gráfica, sua jogabilidade cativante e sua variedade de carros, pistas e modos de jogo. A série também é elogiada por sua capacidade de se reinventar e se adaptar às novas tendências do mercado, sempre buscando oferecer “algo a mais” para os usuários.

Google News