MobileHistory – Nextel, um diferencial na comunicação

Muitas empresas, assim como a Nextel, fizeram parte do início da vida dos celulares abertos as grandes massas. Nesse início, muitas tentativas de inovação foram realizadas e vário conceitos diferenciados por um tempo foram aplicados, e após, extintos.

A Nextel é uma empresa de telecomunicações que oferece serviços de telefonia móvel e rádio, ela foi fundada em 1987 nos Estados Unidos, com o nome de FleetCall, por Morgan O’Brien, Brian McAuley, Chris Rogers e Peter Reinheimer. Seu nome foi alterado para Nextel em 1993, e se tornou uma das maiores operadoras de comunicação sem fio do país, com mais de 20 milhões de assinantes.

Pincelada histórica

A companhia se destacou por oferecer um serviço diferenciado de rádio bidirecional, conhecido como Nextel Direct Connect, que permitia aos usuários se comunicarem instantaneamente com um toque de um botão. O serviço era muito utilizado por clientes corporativos, como taxistas, caminhoneiros e entregadores. A instituição também oferecia serviços de telefonia celular digital, mensagens de texto e voz, e acesso à internet.

Nextel
Nextel

A Nextel foi adquirida pela Sprint Corporation em 2005, por cerca de US$ 35 bilhões. A fusão criou a Sprint Nextel Corporation, que passou a competir com as gigantes Verizon e AT&T no mercado americano. No entanto, a integração das duas empresas foi difícil, e a nova empresa enfrentou problemas financeiros e perda de clientes nos anos seguintes. Em 2013, a companhia desativou a rede iDEN da Nextel, encerrando o serviço de rádio bidirecional. Em 2014, a Sprint foi comprada pela SoftBank, uma empresa japonesa de telecomunicações.

Publicidade

O rádio biderecional

O rádio bidirecional da Nextel foi um serviço que permitia aos usuários se comunicarem instantaneamente com outros usuários da rede Nextel, usando uma tecnologia chamada Push To Talk (PTT). O PTT funciona como um walkie-talkie, em que o usuário pressiona um botão para falar e solta para ouvir. O serviço foi útil para quem precisava de uma comunicação rápida e eficiente, como profissionais de transporte, segurança, construção e outros.

Nextel
Nextel

O rádio bidirecional da Nextel usava uma rede diferente da rede celular, chamada iDEN (Integrated Digital Enhanced Network). A rede iDEN foi uma rede digital que operava na faixa de 800 MHz e oferecia uma cobertura ampla e uma qualidade de voz superior. A rede iDEN também permitia o acesso à internet, mas com uma velocidade limitada.

Para usar o rádio bidirecional da Nextel, é preciso ter um aparelho compatível com a tecnologia PTT e iDEN. A empresa oferecia vários modelos de aparelhos que possuiam o serviço de rádio, como o Motorola Moto E, o Motorola Moto G, o Huawei Y340 e o Samsung Galaxy Gran Prime. Esses aparelhos também funcionavam como celulares convencionais, podendo fazer e receber ligações, enviar e receber mensagens e acessar a internet pela rede 3G ou 4G.

Fim da Linha

A instituição em pauta também tinha operações em outros países, como Brasil, México, Argentina, Chile e Peru. Essas operações foram vendidas para a NII Holdings, uma empresa independente que não era controlada pela Sprint. A NII Holdings continuou a usar o nome e a marca da Nextel nesses mercados. No Brasil, a Nextel chegou em 1997 e se tornou uma das principais operadoras do país, com mais de 4 milhões de clientes. A empresa oferecia serviços de rádio bidirecional, telefonia celular 3G e 4G, e planos pós-pagos e pré-pagos. Em 2019, a Nextel Brasil foi vendida para a América Móvil, dona da Claro no Brasil, por US$ 905 milhões.

Nextel
Nextel

A Nextel é uma empresa que marcou a história das telecomunicações no mundo, com sua tecnologia inovadora e seu serviço de qualidade. A empresa foi pioneira em oferecer uma comunicação rápida e eficiente para seus clientes, com o famoso “chirp” do rádio bidirecional. Mesmo com problemas, vendas aqui e acolá e direcionamentos questionáveis, a entidade também se adaptou às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores, oferecendo serviços de telefonia móvel e internet de alta velocidade. A Nextel continua sendo uma referência no setor de comunicação sem fio, com sua marca forte e reconhecida.

Google News