MobileHistory – Gameloft: a produtora de games que conquistou o mundo

Os games mobile vem marcando gerações e juntamente com isso, as produtoras se tornaram grandes referências no para a vida de muitos players, assim como a lendária produtora Gameloft. A empresa em pauta é uma das maiores e mais antigas empresas de desenvolvimento e publicação de jogos para dispositivos móveis, com mais de 20 anos de história e mais de 190 títulos lançados, criadora de franquias franquias como Asphalt, Modern Combat, Gangstar, Dungeon Hunter e muitas outras.

 

 

O que aconteceu com a Gameloft?

Publicidade

 

 

A origem

A Gameloft foi fundada em 1999 por Michel Guillemot, um dos cinco irmãos que também fundaram a Ubisoft, uma das gigantes do mercado de games. O objetivo de Michel era aproveitar o potencial dos celulares como plataforma para games, já que na época os smartphones ainda não existiam. A empresa começou a desenvolver jogos simples para celulares com teclado, adaptando clássicos como Tetris, Pac-Man e Prince of Persia para os gadgets que começavam a dominar o mercado e cair no gosto popular.

Gameloft
Gameloft

Com o tempo, a Gameloft foi expandindo o seu catálogo com jogos originais e licenciados, como Tom Clancy’s Splinter Cell, Asphalt: Urban GT e The Oregon Trail. A produtora também foi uma das primeiras empresas a apostar no mercado digital, distribuindo os seus jogos por meio de download direto nos celulares ou em lojas virtuais como a App Store e o Google Play. Isso permitiu que a empresa alcançasse um público global e diversificado, com títulos em 11 idiomas e disponíveis em mais de 10 mil modelos de dispositivos.

A evolução

Com o surgimento dos smartphones e dos tablets e a imensurável explosão do consumismo destes produtos, a Gameloft se adaptou às novas tecnologias e passou a criar jogos mais sofisticados e imersivos, aproveitando os recursos gráficos e de conectividade dos aparelhos. A empresa também investiu em gêneros variados, como corrida, ação, aventura, RPG, estratégia e casual.

CONFIRA OS GAMES MAIS RELEVANTES DA GAMELOFT:

  • Asphalt: uma das séries de corrida mais populares do mundo, com mais de 650 milhões de downloads. O jogo se destaca pelos gráficos impressionantes, pela variedade de carros e pistas e pelo modo multiplayer online.
  • Modern Combat: uma das franquias de tiro em primeira pessoa mais aclamadas do mercado móvel, com mais de 100 milhões de downloads. O jogo se inspira em sucessos como Call of Duty e Battlefield, oferecendo uma experiência intensa e realista de combate.
  • Gangstar: uma série de jogos de mundo aberto que se assemelha a Grand Theft Auto, permitindo que o jogador explore cidades repletas de missões, veículos, armas e personagens. O jogo já teve cenários como Miami, Las Vegas e Nova Orleans.
  • Dungeon Hunter: um RPG de ação que se passa em um universo fantástico medieval, onde o jogador pode escolher entre diferentes classes de heróis e enfrentar hordas de monstros e chefes épicos. O jogo também conta com um modo cooperativo online.
  • Minion Rush: um jogo casual baseado no filme Meu Malvado Favorito, onde o jogador controla um dos simpáticos Minions em uma corrida infinita cheia de obstáculos e surpresas. O jogo já foi baixado por mais de 900 milhões de pessoas.

Além desses títulos originais, a Gameloft também possui parcerias com grandes marcas do entretenimento, como Disney, Marvel, Lego, Hasbro e Mattel. Assim, a empresa já produziu jogos baseados em filmes como Homem-Aranha, Homem de Ferro, Capitão América, Frozen, Malévola e Star Wars.

Atualidades

Atualmente, a Gameloft é uma subsidiária da Vivendi, um conglomerado francês que atua em diversos setores da mídia. A empresa foi adquirida pela Vivendi em 2016, após uma disputa acirrada com Michel Guillemot pelo controle acionário.

Gameloft
Gameloft

A produtora continua sendo uma das líderes do mercado, com cerca de 3.600 funcionários espalhados por 18 estúdios ao redor do mundo e agora também se dedica a explorar novas plataformas, como o Nintendo Switch, o Xbox One e o Windows. Assim como muitas produtoras, a produtora em pauta também se preocupa em manter os seus jogos atualizados e relevantes, adicionando novos conteúdos, modos e eventos. Além disso, a empresa busca inovar e criar novas experiências para os seus fãs, como o Disney Speedstorm, um jogo de corrida com personagens da Disney e da Pixar.

Ponto Final

A Gameloft é uma empresa que tem uma história de sucesso no mercado de games, especialmente no universo de games mobile. A empresa que já não tem mais o mesmo brilho de outrora, em meio a altos e baixos, busca se adaptar às mudanças tecnológicas em meio e às preferências dos jogadores, visando criar títulos de qualidade e diversidade, que se adequem a nova “onda” de preferência dos consumidores.

Se você gosta de jogos para celular, vale a pena conferir o catálogo da Gameloft e se divertir com as suas franquias favoritas. A nostalgia e a surpresa dos títulos poderão trazer uma nova visão sobra a grande empresa que um dia dominou de modo inabalável o mercado gamer mobile.

Google News