ReviewMobile – Stardew Valley, mais que um game, uma carte de amor

Criado por Eric “ConcernedApe” Barone e publicado pela Chucklefish Games, Stardew Valley é um dos jogos mais queridos pelos amantes de simulação de fazenda, mas que também mescla ação, aventura, sobrevivencia e RPG. Nesta obra, encaramos um jovem que herda a velha fazenda do seu avô no Vale do Orvalho. Com poucos recursos e muito trabalho pela frente, o protagonista dará início a sua nova jornada de vida.


O desafio do game é conseguir viver da terra e transformar os campos abandonados em um lar próspero, mas é  óbvio não será fácil. Desde que a Corporação Joja chegou à cidade, os antigos costumes quase desapareceram. O Centro Comunitário, que era o ponto de encontro dos moradores, agora está em ruínas. Mas o vale está cheio de oportunidades.

O game é muito bem avaliado pela critica especializada, e abaixo, podemos ver algumas análises:

  • IGN: 8.8/10 – “Stardew Valley é um RPG de simulação de fazenda que combina perfeitamente sistemas interconectados para criar um mundo rural intrigante e absorvente.”
  • Metacritic: 89/100 – “Stardew Valley é um RPG de simulação de fazenda sem fim! Você herdou a antiga fazenda do seu avô no Vale do Orvalho. Armado com ferramentas herdadas e algumas moedas, você sai para começar sua nova vida!”
  • iMore: 4/5 – “Stardew Valley é o melhor do seu tipo, superando os títulos clássicos que ele imita sem vergonha para criar um dos jogos mais encantadores da última década.”
  • Trusted Reviews: 5/5 – “Stardew Valley é muito mais do que apenas um jogo de fazenda, é um trabalho de amor de um homem só que está cheio de conteúdo aparentemente infinito e coração.”

Enredo

Nos é apresentado uma história simples, mas rica e interessante. Ter uma vida na cidade, com um trabalho de Call Center, com uma série de correrias e compromissos gera um certo desgosto e monotonia, pois é isso que nosso personagem esta passando. Porém, o vovô do nosso “char“, nos da a opção de trabalhar em sua fazenda quase abandonada e em um lugar mais retirado, para buscarmos uma liberdade maior e novos desafios, e é a partir desse ponto que nossas aventuras começam e sim, teremos muitas aventuras.

Publicidade
STARDEW Valley
STARDEW Valley

Na vila próxima temos que interagir com muitos NPCs, cada um com sua história peculiar, podemos interagir com eles, criar um elo de amizade e até mesmo ter um casamento, a amplitude de possibilidades do game realmente é vasta.

Jogabilidade

Stardew Valley é um game com  infinitos caminhos e inúmeras possibilidades. O player que recebeu uma fazenda de seu avô e decidiu largar a vida corrida da cidade, agora pode cultivar plantas, criar animais, iniciar um pomar e fabricar máquinas úteis para o desenvolvimento de seus negócios. O usuário possuí uma ampla quantidade de espaço para criar a fazenda dos sonhos. Há também a possibilidade de melhorar suas habilidades de luta e cultivo ao longo do tempo. Conforme ocorre a progressão, o protagonista aprenderá novas receitas de culinária e artesanato, irá desbloquear novas áreas para explorar e poderá personalizar suas habilidades escolhendo entre diversas profissões.

Com mais de 30 personagens únicos vivendo em Stardew Valley, será possível e extremamente necessário fazer novos amigos, cada NPC tem sua própria rotina diária, aniversário, mini-cenas exclusivas e novas coisas para dizer ao longo da semana e do ano. Conforme você faz amizade com eles, eles vão se abrir para você, pedir sua ajuda com seus problemas pessoais ou contar seus segredos. É possível participar de festivais sazonais como o luau, o labirinto assombrado e a festa da estrela do inverno. O gamer poderá explorar uma vasta e misteriosa caverna, onde você encontrará monstros perigosos e tesouros valiosos.

STARDEW Valley
STARDEW Valley

Stardew Valley é um título que pode ser jogado solo ou em modo online. Você pode convidar até 3 jogadores para se juntarem a você no vale online. Os players podem trabalhar juntos para construir uma fazenda próspera, compartilhar recursos e melhorar a comunidade local. Como mais mãos são melhores do que uma, os jogadores têm a opção de ajustar a margem de lucro dos produtos vendidos para uma experiência mais desafiadora.

Audiovisual

Os gráficos são em estilo retrô, um obra prima dos games pixelados, sendo algo entre 8 e 16 bits, assemelhando-se aos games de Pokémon do NDS, gráficos interessantes e simples com uma visão “de cima”, algo bem aplicado e agradável, porém, o polimento para o título poderia ser melhor, não “matando” a essência, mas sim, melhorando a experiência.

O áudio atrai e imerge, dando uma ótima sensação de tranquilidade ao jogar. O game busca levar o player além, deslocar da realidade, nos remetendo a vida no campo, o cair da chuva, o amanhecer e o anoitecer, tudo é muito caprichado e interessante, porém não é possível esperar nada mais do que isso já que estamos mencionando um game com estilo retrô.

Atualidades

Mas se você pensa que já viu tudo o que Stardew Valley tem a oferecer, saiba que o jogo ainda está recebendo atualizações gratuitas com novos conteúdos. O criador do jogo, Eric “ConcernedApe” Barone, anunciou recentemente alguns detalhes sobre a próxima atualização 1.6, que trará um novo festival, novos itens, mais diálogos e alguns segredos ainda não revelados. A atualização 1.6 ainda não tem uma data de lançamento definida, mas pode ser a última do jogo, já que Eric disse que não sabe se haverá uma 1.7.

A atualização 1.6 terá menos conteúdo do que a 1.5, que foi lançada em dezembro de 2020 e adicionou vários novos inimigos, a área final chamada Ilha Gengibre e toneladas de outros eventos, locais e missões. Mas mesmo assim, a atualização 1.6 promete trazer novidades interessantes para os fãs do jogo. O novo festival será um evento sazonal, como outros já presentes no jogo, permitindo interagir com personagens do título fora de suas rotinas. Os novos itens e diálogos ainda não foram revelados, mas há um item misterioso na lista de Barone apenas como “???“, levando os fãs a especularem que pode se tratar de um novo romance. Relacionamentos são parte central de Stardew Valley, onde também é possível casar e ter filhos.

STARDEW Valley
STARDEW Valley

A maior parte da atualização 1.6 será dedicada ao suporte contínuo aos mods, segundo o criador. Ele fez uma pausa na produção do seu novo jogo, Haunted Chocolatier, sobre uma fábrica de chocolate assombrada, para lançar a atualização. Esse jogo, que é uma simulação de estilo de vida/indústria parecida com Stardew Valley, ainda não tem uma data de lançamento.

Fim da Linha

Em suma, Stardew Valley é um jogo que vai trazer encantamento  com sua arte pixelada, sua trilha sonora relaxante e sua jogabilidade viciante. Está obra busca fazer com que o usuário possa esquecer dos problemas da vida moderna e levar o player para um mundo simples onde seu personagem pode ser feliz fazendo o que gosta.

O game em pauta pode pode ser encontrado nas principais plataformas digitais como Steam, GOG, Humble Store, e é claro nas plataformas  PlayStation (PS4, PS5 e PS Vita), Xbox (One e Series), Switch, iOS e Android.

Google News