MobileHistory – Siemens Mobile: a trajetória de uma das pioneiras da telefonia móvel

A indústria de telefonia móvel  expandiu com o decorrer das décadas, mas em seu início, algumas fabricantes ganharam destaque no cenário brasileiro e mundial. Uma destas lendárias empresas é Siemens  com sua divisão Mobile, uma das divisões da gigante alemã Siemens AG, que se dedicou à fabricação de telefones móveis entre 1985 e 2005. Os celulares da empresa foram alguns dos primeiros a chegar ao Brasil e ao mundo, trazendo inovações e design, buscando algo e “fora da caixinha”.

Origens e primeiros modelos

A Siemens Mobile foi fundada em 1985, como parte da Siemens AG, uma empresa multinacional de tecnologia e engenharia, fundada em 1847. A fabricante tinha duas indústrias, uma em Manaus (Brasil) e outra em Kamp-Lintfort (Alemanha). O primeiro celular da Siemens foi o Siemens Mobiltelefon C1, lançado em 1985. Era um telefone analógico para carros, que pesava cerca de 10 kg e tinha uma bateria que durava apenas 30 minutos.

Siemens Mobile
Siemens Mobile

Em 1994, a empresa lançou o seu primeiro celular GSM, o Siemens S1. Era um telefone compacto e leve para a época, com uma tela LCD monocromática e uma antena externa. Em 1997, a Siemens Mobile lançou o primeiro celular com tela colorida do mundo, o Siemens S10. A tela era capaz de exibir quatro cores: vermelho, verde, azul e branco. No mesmo ano, foi lançado o primeiro celular “outdoor” do mundo, o Siemens S10 Active, com proteção contra choques, poeira e respingos.

Publicidade

Inovações e sucesso

Em 1999, a Siemens lançou o primeiro celular deslizante do mundo, o Siemens SL10. Era um telefone elegante e sofisticado, com uma tela colorida e um teclado oculto. Em 2000, a Siemens adquiriu a divisão de celulares da Bosch. No mesmo ano, a desenvolvedora lançou um dos primeiros celulares com MP3 player e suporte a cartão de memória externo (MultiMediaCard), o Siemens SL45.

Em 2003, a Siemens Mobile lançou o seu primeiro celular com sistema operacional Symbian OS, o Siemens SX1. O celular tinha uma tela colorida de alta resolução, uma câmera integrada de 0.3 megapixels e um cartão MultiMediaCard removível. No mesmo ano, a fabricante lançou a linha Xelibri de celulares fashion. Em 2005, a Siemens lançou o primeiro celular com GPS integrado do mundo, o Siemens SXG75. O celular tinha uma tela colorida de alta resolução, uma câmera integrada de 2 megapixels e um cartão microSD removível.

Declínio e venda

Apesar das inovações e do sucesso inicial, a Siemens Mobile começou a enfrentar dificuldades no mercado de telefonia móvel no início dos anos 2000. A empresa perdeu espaço para concorrentes como Nokia, Samsung, Motorola e Sony Ericsson. A linha Xelibri de celulares fashion foi um fracasso comercial e a empresa também teve problemas de qualidade e assistência técnica.

No terceiro trimestre de 2000, a Siemens Mobile tinha uma participação de mercado de 8.6%, ficando atrás de Ericsson, Motorola e Nokia. Em 2003, a participação caiu para 8.5%, sendo ultrapassada pela Samsung. Em 2004, caiu para 7.2%. Em 2005, caiu para 5.6%, ficando atrás também da LG e da Sony Ericsson.

Siemens Mobile
Siemens Mobile

A Siemens Mobile acumulou grandes prejuízos e quedas nas vendas nesse período. Em junho de 2005, a empresa taiwanesa BenQ concordou em adquirir a Siemens Mobile da Siemens AG. A BenQ também obteve o direito exclusivo de usar a marca Siemens nos seus celulares por cinco anos.

Antes de transferir a subsidiária de celulares para a BenQ, a Siemens investiu 250 milhões de euros e reduziu ativos no valor de 100 milhões de euros. A Siemens também adquiriu uma participação de 2.5% na BenQ por 50 milhões de euros. A BenQ lançou celulares sob a marca BenQ-Siemens, a partir da sua unidade alemã. Em 2006, a unidade alemã da BenQ entrou em falência.

Legado e ressurreição

A Siemens Mobile foi uma das pioneiras da telefonia móvel, trazendo inovações e design para os seus celulares. A empresa deixou um legado de produtos que marcaram época e fizeram parte da vida de muitas pessoas. Os últimos celulares com a marca Siemens, o AL21, o A31 e o AF51, foram lançados em novembro de 2005.

Siemens Mobile
Siemens Mobile

Diferente do que parece, a empresa não está totalmente “morta”, apenas perdeu todo o poder que teve um dia. A Siemens retomou a produção de celulares sob a marca Gigaset, que é uma subsidiária da Siemens AG. A Gigaset produz celulares com sistema operacional Android e foco no mercado europeu.

Google News