Caro jogador mobile: o auge dos jogos de tiro já passou

Por que o Warzone Mobile ainda não foi lançado?

A Riot Games está escondendo o Valorant Mobile?

Por que o Apex Legends Mobile fracassou?

Sausage Man não era para ter se tornado um grande sucesso?

Publicidade

O fã de jogos de tiro em celulares vive uma crise existencial.

Ele espera que grandes jogos apareçam para destronar o Free Fire.

O problema é que tais jogos já surgiram e nenhum conseguiu tirar o Free Fire do topo por muito tempo.

E mesmo se isso acontecer, o auge dos jogos de tiro no celular parece que já passou.

Warzone Mobile muito provavelmente não fará o sucesso esperado.

Todo mundo está com medo de lançar seus jogos?

O quê? Acha que já não foram lançados jogos de tiro bons o suficiente no mobile?

COD Mobile, PUBG, Fortnite, Arena Breakout, Farlight 84, T3 Arena, Shadowgun Legends, Modern Combat Versus, Standoff 2, a lista é imensa.

A quantidade de lançamentos de qualidade fez com que esse nicho ficasse bastante segmentado (e saturado).

Os jogadores estão espalhados em vários jogos excelentes que eles têm como seus favoritos.

Isso torna cada vez mais difícil surgir um “game para todos dominar”.

Não estamos mais em 2016.

O ano é 2023, mas há quem ainda pense que estamos lá atrás, quando o Battle Royale nem existia no mobile e jogos de tiro ainda eram novidade na plataforma.

Entre 2017 e 2018, o PUBG Mobile despontava, mas foi o Free Fire que decolou, principalmente no Brasil, devido à sua ampla compatibilidade com celulares fracos com processador Exynos.

Depois do PUBG Mobile, surgiram diversos outros Battle Royales e jogos multiplayer versus que foram atraindo jogadores cada um para o seu tipo de jogabilidade.

Nos celulares, já temos até jogos no estilo Escape from Tarkov, um subgênero super “nichado”, focado no gerenciamento de recursos e tão complicado que assusta jogadores profissionais.

A questão é que muitos jogadores estão tão habituados aos seus jogos que não querem abandoná-los para experimentar outros jogos nos quais inicialmente não serão tão bons quanto nos seus favoritos.

 

Jogos muito bem feitos como Apex Legends estão fracassando por não conseguir atrair jogadores suficientes.

 

Eles não largam nem mesmo se a experiência for boa. Nem se ela for excelente.

Os jogadores de Free Fire não têm a mínima vontade de experimentar outro jogo onde não dá para “subir capa”.

Jogar sem “slide” é quase inaceitável para jogadores de Apex, COD e assim por diante.

Falando em Apex, o próprio caso de Apex Legends Mobile serve de exemplo. Um game bem feito e mais acessível que Warzone Mobile, e mesmo assim fracassou.

Nesse cenário, o Warzone Mobile está por um fio.

O tão esperado “grande jogo” ainda será lançado no final do ano pela Activision. O Warzone Mobile já está em sua terceira temporada e sem uma data de lançamento concreta. Isso assusta.

Publicidade

A pior parte é perceber que até agora tivemos apenas testes em pequenas áreas e com número de jogadores limitados.

O Warzone Mobile trará partidas “full players” com 150 jogadores? Até agora, não.

Tem cara e jeito de que pode ser cancelado a qualquer momento.

Aviso: Não estou questionando a potência dos celulares atuais ou a qualidade do jogo. A questão é se ele terá a quantidade de jogadores e rentabilidade que a Activision espera. Se não tiver, eles cancelam o jogo, simples assim.

 

Hype Absurdo – Lançamento e “morte” duas semanas depois

Veja o passo a passo e me diga se já não viu esse filme antes:

  1. Antes do lançamento há um hype absurdo para “te vender o jogo”. Muitos youtubers afirmam que será o maior lançamento da terra, o jogo que vai destruir as barreiras da realidade contemporânea, botar o PS5 no chinelo (sim, rola esse tipo de coisa no Youtube).
  2. Daí quando o jogo é lançado nas lojas de aplicativos, e ele é menos da metade do que todo mundo esperava.
  3. Após duas semanas e de ser considerado o “jogo do momento”, o game cai no esquecimento.

Muitos lançamentos de games de tiro no mobile são bons, até incríveis, como Farlight 84, mas o hype é tão absurdo que ele destruiu a expectativa do jogador que sai frustrado depois de algumas horas jogando.

E por frustrado, não quer dizer que o jogador esperava apenas se divertir. Boa parte dos jogadores esperam que o jogo vire um “emprego”.

 

No Brasil, espera-se que o jogo “vire renda”

O modo como os jogadores dizem que um jogo “vai valer a pena” no Brasil é diferente do que em outros países.

Por aqui, espera-se que se repita o que aconteceu em 2018, quando vários streamers despontaram rapidamente e em questão de meses alcançavam milhões de seguidores e conseguiram independência financeira em menos de um ano.

Por aqui, por conta do exemplo do Free Fire, que ajudou a mudar a vida de diversos youtubers e streamers, muitos esperam que apareça um jogo que literalmente faça qualquer um ganhar dinheiro transmitindo ao vivo.

NÃO VAI ROLAR.

Não vai existir mais esse jogo que se torne uma febre tão grande a ponto de fazer todo mundo esquecer o Free Fire.

Talvez o Valorant Mobile cause um “hype” levemente parecido, contudo, com certeza ele terá uma limitação: a compatibilidade.

Apenas para contextualizar com outros gêneros de jogos, já existem títulos que superam com folga o jogo da Garena e são jogados inclusive no mobile.

Jogos como Genshin Impact e Roblox faturam muito mais do que o Free Fire. O problema é que tais jogos não têm um hype absurdo no Brasil.

 

Conclusão

É fácil concluir que o nicho de jogos de tiro no mobile está saturado.

São tantos jogos, tantos títulos que trazem a experiência de jogos competitivos no mobile, que simplesmente não há jogadores suficientes para todos.

Warzone Mobile, Rainbow Six Mobile e The Division tiveram vários testes até animadores, mas o “burburinho” em torno desses jogos me deixou mais preocupado do que animado.

Como dito acima, não estou questionando a qualidade dos jogos, mas sim se eles atrairão a quantidade de jogadores que os estúdios esperam. É aquilo, para ter sucesso, eles precisam “se pagar”. Caso contrário, esses jogos podem morrer em questão de meses.

Dificilmente surgirá um jogo de tiro com uma campanha com a qualidade que pelo menos remeta ao Modern Combat 5 ou tão bom e compatível como o COD Mobile.

E olha que nem mencionei serviços como o Xbox Game Pass e o Geforce Now, que oferecem jogos de tiro de qualidade infinitamente superior na palma da mão.

Para mim, o apogeu dos jogos de tiro no celular já aconteceu. Agora é ladeira abaixo!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News