Cuidado com o golpe de roubo de páginas no Facebook

Este é um alerta para todos os produtores de conteúdo. Tem se tornado popular um golpe para roubar páginas do Facebook através do sistema de anúncios da plataforma. Entenda como ele funciona e veja como se proteger.

Este é o mesmo golpe que foi realizado na página oficial do Facebook do Maradona.

Apenas para deixar claro, não estou falando de roubo de conta nem de hackeamento de conta. Neste golpe, sua conta fica intacta, os golpistas roubam apenas a página, tomando controle total sobre ela.

Publicidade

Para os apressadinhos:

  • Como é o golpe: golpistas oferecem dinheiro para divulgar marcas famosas na sua página no Facebook
  • Eles oferecem um link para acesso a uma conta de anúncios
  • Depois pedem que você os autorize como administradores da sua página
  • Então eles te” chutam” da sua própria página

 

Como é o golpe?

O golpe consiste em pedir acesso à parte administrativa do site, através da plataforma de anúncios do Facebook.

Os golpistas geralmente entram em contato por e-mail, com uma mensagem mais ou menos assim:

 

Olá, gostaríamos de pagar por colocar nosso conteúdo em sua página do facebook.! Pagamos 7.000$ por semana Nossas marcas são Nestlé, Nike, Puma e Nissan, deixe-me saber se você está interessado?

 

A mensagem do golpe geralmente está escrita assim, em português com erros de pontuação mesmo, ou em inglês.

Sempre é oferecido uma grande quantia em dinheiro e promessas de anúncios de marcas famosas.

Depois, eles te enviam um e-mail te dando acesso a conta de anúncios deles na plataforma.

É aqui que o golpe vai enganar muita gente, pois o e-mail é enviado através da plataforma do Facebook e chega como um e-mail do próprio Facebook.

Ao clicar em “Get Started” ou “Começar”, caso o e-mail chegue em português, você terá acesso a uma conta de anúncios do Facebook de outra pessoa, muito provavelmente o golpista.

Golpe usa plataforma do Facebook para espalhar e-mail.

A partir daí, eles vão entrar em contato várias vezes para te instruir em como fazer anúncios na plataforma.

Você deve estar pensando, bom, até aqui, tudo bem, não me parece um golpe.

Mas é aqui que as coisas se complicam.

Eles vão pedir para você realizar algumas ações bem complicadas dentro da plataforma de anúncios, e na impossibilidade de realizar tais tarefas, vão sugerir que é melhor você permitir o acesso de administrador da sua página no Facebook para eles, como forma de agilizar o acesso.

O golpe é realizado neste momento

Ao permitir o acesso de administrador na sua página do Facebook, você está dando permissão para que os golpistas possam fazer qualquer coisa na página, inclusive remover outros administradores.

E é isso que geralmente acontece. Eles removem os criadores da página e podem fazer qualquer coisa com a página no Facebook, inclusive mudar totalmente a url e dados da página.

Veja no vídeo abaixo o relato de uma pessoa que teve sua pagina roubada e as telas de como o golpe prossegue:

 

Como se proteger

Para se proteger desse golpe é muito simples, basta não clicar em nenhum e-mail do Facebook para ter acesso às contas de anúncios (Contas Business).

Se você clicou em “Get Started” ou “Começar” em alguns desses e-mails, não precisa entrar em pânico.

Para ter acesso a sua conta, eles precisam primeiro ter acesso a parte de administração, que é um processo até um pouco longo (como é possível ver no vídeo acima). Basta que você não prossiga com a negociação.

É muito importante que você não conceda esse acesso de administrador, pois poderá perder sim acesso a sua página no Facebook.

Se você recebeu um e-mail parecido com uma proposta tentadora para anúncios em sua página no Facebook, entre em contato imediatamente com a plataforma Facebook e denuncie.

 

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News