Garena faz diversas mudanças no Free Fire e motivo pode ter sido o Farlight 84

O lançamento de Farlight 84 deu o que falar, principalmente nos escritórios da Garena. A empresa realizou dezenas de mudanças no Free Fire, e algumas delas são muito drásticas para uma simples “comemoração de aniversário”. A atualização OB40 é a maior em anos.

Sim, o Free Fire está comemorando seis anos de vida, e a Garena parece que não está feliz com o estado atual do jogo.

O blog de notícias oficial de Free Fire, nunca esteve tão movimentado. Antes de Farlight 84 aparecer, o Blog era atualizado apenas duas vezes por mês. Só essa semana, foram quatro notícias.

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Free Fire já reconheceu Farlight  84 como rival

Não é segredo para ninguém que a Garena ficou incomodada com o sucesso de Farlight 84, especialmente dentro da fanbase de Free Fire.

Diversos influencers, inclusive patrocinados pela Garena, andaram jogando e comentando o game da concorrência durante o último mês. Afinal, na semana passada, Farlight 84 atingiu o 1º lugar em downloads tanto na Google Play como na App Store.

Talvez por isso, a publicadora do Free Fire preparou uma mega atualização com diversas mudanças que, em partes, são muito parecidas com algumas mecânicas de Farlight 84.

Veja algumas das mudanças que parecem ter sido implementadas por causa de Farlight 84:

  • Pedreiro de Gel

A Garena adotou um novo sistema para as paredes de gel no Free Fire. Esse novo sistema lembra muito o sistema de escudos do Farlight 84.

Agora, os jogadores devem coletar pontos de XP para “upar” suas paredes de Gel. O nível da parede de Gel fica próximo ao nível de vida do personagem (assim como no Farlight).

  • Melhorias no retorno

Antes, quando seu personagem morria, ao ser chamado de volta, ele retornava sem armas e equipamentos.

Agora, tal qual acontece com PUBG Mobile e Farlight 84, quando seu personagem retorna para o combate, ele já volta com colete e uma SMG.

 

Outras melhorias:

Outros ajustes

Para uma experiência mais balanceada do Battle Royale.

“Devido aos vários ajustes feitos na nova versão do Battle Royale, para manter o balanceamento das batalhas e para uma jogabilidade mais engajadora, também introduzimos mudanças ao cenário de batalha.

●    Ajustes de itens:

○    Quebra-Gel: Dano aumentado contra Paredes de Gel para aumentar as chances de contornar a proteção delas.

■       Dano por segundo contra Paredes de Gel aumentado de 150 para 230.

■       Paredes de Gel dentro do alcance não tomarão dano aumentado ao serem atacadas.

■       Aumento de 30% na distância de arremesso.

■       Alcance de dano a outros jogadores reduzido de 10-25 para 5.

○    Na roda de kit médico, troca automaticamente para Super Medicina quando a vida chega em 75 em vez de 50.

●    Ajustes de itens coletáveis:

○    Aumento no número de cogumelos no mapa. Cogumelos amarelos não aparecerão mais.

○    Redução no número de armas nvl. 1 que podem ser melhoradas com distribuição mais espalhada pelo mapa.

○    Remoção de FP de Tratamento e Laser de Tratamento do mapa.

○    Redução do número de Fichas FF na zona azul.

○    Remoção de Paredes de Gel que podem ser coletadas no mapa.

○    Remoção do bipod.

○    Redução de 25% na quantidade de M24 no mapa.

○    Redução de 16% na quantidade de RGS-50 no mapa.

○    As chaves de Barracão agora estão espalhadas pelo mapa de forma mais aleatória.

○    Remoção de Paredes de Gel nos Barracões e substituição delas por 1 Chip Pedreiro.

○    Ajustes no Baú de Batalha:

■       O número Fichas FF necessárias para abrir o Baú foi de 300 para 200.

■       Aumento sutil na probabilidade de queda de Novo Futuro em Baús de Batalha níveis 2 e 3.

■       Agora, há chances de Baús de Batalha conterem Chips Pedreiro

●    Ajustes nas Máquinas de Vendas: Mais itens grátis para você! Teste a nova versão das máquinas de venda!

○    A disponibilidade diária do 2x Inalador foi ajustada de 1 vez a ilimitada com o custo de 100 Fichas FF. 

○    A disponibilidade de 2x kits médicos foi ajustada para 1 Super Medicina.

○    O preço da chave do Barracão aumentou de 600 para 800 Fichas FF.

○       Chip Pedreiro adicionado, limitado a 1 compra por 400 Fichas FF.

○    Itens grátis adicionados: FP de Tratamento (limite: 1), Laser de Tratamento (limite: 1), Katana (limite: 1), Cartucho nvl. 2 (limite: 1), Quebra-Gel (limite: 1).

○    Ajuste de preços nas máquinas de venda dentro de partidas:

■       Aumento no preço de armas no airdrop de 400 para 600 Fichas FF, com limite de compra de 2 por partida.

■       Aumento no preço da M1887 de 400 para 600 Fichas FF, com limite de compra de 2 por partida.

●    Ajuste na velocidade de diminuição da Zona Segura: Dá mais tempo de batalha aos jogadores, permitindo que seja feita uma corrida mais segura em direção à Zona Segura após confrontos.

○    Diminuição do tempo de espera para a segunda zona segura começar a diminuir: 60s → 40s.

○    Diminuição da velocidade de diminuição da segunda Zona Segura: 140s → 170s.

○    Diminuição do tempo de espera para a terceira zona segura começar a diminuir: 50s → 40s.

 

A lista de mudanças é muito grande, você pode ver todas elas no site oficial de Free Fire aqui.

 

É o suficiente para fazer os jogadores voltarem?

Eu sempre costumo dizer que Free Fire possui uma mecânica de tiro única no estilo “ame ou odeie”.

Quem gosta de Free Fire, dificilmente irá para outro jogo por causa dessa mecânica, pois ao experimentar outro game, seria como reaprender a jogar um game de tiro.

No entanto, uma vez que o jogador de Free Fire é “convertido” para outro jogo, é muito difícil que ele volta a jogar, pois é como se um “mundo novo” se abrisse para ele.

Farlight 84 pode não superar o jogo da Garena em popularidade e faturamento, mas o simples fato de um jogo pequeno, sem qualquer tipo de publicidade, ter causado tanto rebuliço no meio dos jogos Battle Royale, é um feito impressionante para o pequeno estúdio Lilith Games.

 

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    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

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