Emulador Skyline é ENCERRADO devido a ação judicial da Nintendo

Essa tarde de sábado (6), os fãs de emulação foram pegos com uma triste notícia. O Emulador de Switch para Android, o Skyline, foi encerrado devido a uma ação de DMCA da Nintendo.

A ação mirou exatamente onde era o ponto fraco do Skyline que era o Lockpick RCM, uma parte integrante do projeto que ficava no GitHub e ajudava não só o Skyline, mas outros emuladores a fazer o dumping das chaves de licenças dos jogos.

Com a ação judicial, o emulador será encerrado e não poderá seguir com o seu desenvolvimento adiante.

Publicidade

Veja o comunicado que os desenvolvedores colocaram no Discord:

É com muita tristeza que trazemos esta notícia. Recentemente, a Nintendo emitiu um aviso de remoção DMCA contra Lockpick RCM, que provavelmente entrará em vigor na segunda-feira, Lockpick é uma parte essencial do despejo legal de chaves do Switch. Eles alegam que isso contorna sua proteção contra cópia (TPMs) e, portanto, viola seus direitos autorais. Nos encontramos em uma posição em que estamos potencialmente violando seus direitos autorais ao continuar desenvolvendo nosso projeto, Skyline, despejando chaves de nossos próprios switches.

Depois de muita discussão interna, tomamos a difícil decisão de interromper imediatamente todo o desenvolvimento do Skyline. Entendemos que esta não é a notícia que nossa comunidade queria ouvir e estamos com o coração partido por ter que entregá-la. Os riscos associados a um possível caso legal são altos demais para serem ignorados e não podemos continuar sabendo que podemos estar violando a lei de direitos autorais. Gostaríamos de enfatizar que desconhecíamos totalmente esses possíveis problemas legais antes e acreditávamos plenamente que o despejo de chaves era legal antes deste aviso. Apesar disso, o próprio Skyline é totalmente legal e não retiraremos o repositório (será somente leitura) ou compilações. Além disso, todos os códigos-fonte incompletos para texman e nnvk serão tornados públicos.

Queremos aproveitar esta oportunidade para agradecer à nossa comunidade por seus anos de apoio. O desenvolvimento do Skyline foi uma jornada incrível e somos gratos por todo o apoio que recebemos de nossos usuários. Entendemos que o emulador não está onde queríamos, mas não poderíamos ter chegado tão longe sem sua dedicação e entusiasmo. Esperamos que nossa comunidade entenda a difícil posição em que fomos colocados, agradecemos a todos por tudo que o Skyline foi e desejamos que não tivesse que acabar tão abruptamente… ❤️

Sinceramente,

 

Como foi que a Nintendo derrubou o Skyline?

Vale lembrar  que o código fonte do Skyline é totalmente legal e poderá se tornar um novo emulador no futuro, já que foi dito que o seu código-fonte se tornará público.

A única “área cinzenta” era esse repositório Lockpick RCM que era utilizado pelo Skyline para pegar chaves de licenças de jogos do Nintendo Switch.

A ação judicial mirou exatamente nesse repositório utilizando as leis DMCA e TPM. A DMCA você já deve conhecer, que é a sigla de Digital Millennium Copyright Act,  uma lei dos Estados Unidos da América sobre direito autoral.

Já a TPM,  é uma medida de proteção tecnológica (MPT) que pode ser um dispositivo ou software colocado em material protegido por direitos autorais. No caso, o software, nada mais são que as chaves de licenças dos jogos, como são únicas, foi fácil a Nintendo descobrir que elas foram copiadas de jogos oficiais.

Assim, o repositório estava infringindo uma dessas medidas ao permitir que se fizesses o dumping das licenças, possibilitando que os jogos rodem em sistema que não são da Nintendo.

 

Desenvolvedores do Skyline podem ser processados?

A ação judicial não mirou exatamente o Skyline, mas indicou que os desenvolvedores poderiam ser os próximos a serem processados.

Com isso, o medo tomou conta da equipe e eles decidiram que era melhor encerrar o projeto.

Segundo os desenvolvedores do Skyline, eles realizarão “refund”, ou seja, devolverão o dinheiro de quem assina a versão Edge d Skyline que era uma versão de acesso antecipado.

O desenvolvedores ainda falaram que vão trabalhar em um novo projeto, mas não deixaram claro, sobre o que seria.

 

 

Isso pode afetar o Yuzu, Ryujinx, EGG NS e etc?

Segundo o desenvolvedor do Skyline que postou o encerramento do jogo no Discord, isso pode afetar sim o Yuzu e Ryujinx, esses emuladores podem ser os próximos, pois utilizam tecnologias parecidas para fazer dumping das license keys dos games de Switch.

O desenvolvedor não mencionou com relação ao EGG NS, mas como esse emulador é bem “fora da jurisdição” da Nintendo, tudo indica que ele não será afetado tão cedo.

O que acontece com o Skyline agora?

Os desenvolvedores vão encerrar o seu desenvolvimento, mas a última versão do emulador ainda poderá ser baixada no site oficial e, caso esse seja fechado, ainda poderá ser encontrada na internet.

Site oficial: https://skyline-emu.one/download/

 

Por que o encerramento do Skyline é uma grande perda?

O emulador Skyline era o único emulador de Nintendo Switch para Android totalmente gratuito e offline. O EGG NS, é grátis, mas exige a exibição de anúncios, compra de um controle ou assinatura mensal.

Nos últimos meses, o Skyline demonstrava um grande avanço, chegando a superar o EGG NS em vários jogos.

 

Veja também:

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News