Vita3K: emulador do PSVita para Android, data de lançamento e requisitos mínimos

Como você já deve saber, Vita3K for Android, o emulador de PlayStation Vita para Android será lançado em breve. Neste artigo, você verá os requisitos mínimos para jogar e quando será o lançamento desse novo emulador que promete repetir o sucesso do AetherSX2 no mundo mobile.

Vita3K APK: baixe agora o emulador do PS Vita para Android

O que é o Vita3K?

O Vita3K é um emulador de PlayStation Vita para PC. A versão para Android terá o mesmo nome e está sendo portado para o sistema mobile pelo desenvolvedor Macdu. O Vita3K é um emulador em estágio de desenvolvimento muito avançado e que já conta com uma grande biblioteca de jogos compatíveis (veja aqui).

 

Publicidade

Data de lançamento do Vita3K

O Vita3K para Android será lançado neste domingo (12). A informação é do próprio desenvolvedor do projeto, um programador chamado Macdu. Não parece que o emulador será lançado na Play Store ainda, fãs de emulação podem esperar um link de APK que será distribuído pelo Discord ou pelo site oficial do Vita3k, o Vita3k.org.

 

Requisitos mínimos para jogar no emulador Vita3k

O desenvolvedor delineou os requisitos mínimos para executar a porta Android, incluindo arquitetura Arm64, suporte para Vulkan 1.0 e um sistema operacional Android 7.0 ou superior.

Requisitos mínimos emulador Vita3K:

  • Processador ARM64 de 64bits
  • GPU com Vulkan 1.0
  • Android 7.0 ou superior

Nenhuma informação foi fornecida sobre chipset, armazenamento e especificações de RAM. O desenvolvedor informa que os dispositivos que atendem apenas aos requisitos mínimos podem ser capazes apenas de reproduzir jogos 2D básicos e títulos homebrew. Durante o desenvolvimento, foi utilizado um Poco F3 com processador Snapdragon 870.

Além disso, o desenvolvedor observou que a porta Android oferece suporte a drivers personalizados em dispositivos Snapdragon, com a série Adreno 600 ou superior capaz de utilizar o driver gráfico Turnip de código aberto para melhorar o desempenho.

 

Emulação do PS Vita, o próximo passo da emulação de jogos no mobile

O Android tem sido palco de avanços importantes na emulação. Hoje em dia, o sistema operacional presente em celulares, tablets e TV Boxes, virou um dos preferidos dos programadores de emulador.

Em 2013, o mundo mobile vou tomado por uma tempestade chamada PPSSPP, o emulador do primeiro portátil da Sony, o PSP, possuía uma qualidade tão alta, que ele era compatível até com smartphones de entrada. Hoje em dia, literalmente qualquer smartphone consegue emular jogos do PSP.

No final de 2021, o Android recebeu o emulador do PlayStation 2, um console muito querido no Brasil. O emulador virou um dos principais assuntos da internet em 2022, graças a avanços constantes na qualidade da emulação. Hoje em dia, um smartphone top de linha, e até intermediários, conseguem emular facilmente o antigo videogame da Sony.

O mesmo espera-se do Vita3K. A versão para PC já está disponível há um tempo, e a versão para Android vai tornar possível trazer de volta à vita, ops, vida, a biblioteca perdida de um dos portáteis mais amados pelos gamers.

 

Conteúdo em vídeo:

 

Leia também:

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News

Deixe um comentário