Samsung S23 Ultra apresenta queda de FPS ao rodar Genshin Impact

Samsung S23 Ultra não passa no teste no Genshin Impact? Veja os resultados!

O recém-lançado Galaxy S23 Ultra já está no centro de uma nova polêmica envolvendo Genshin Impact. Será que ele repetiu o vexame do S22 Ultra no teste do Genshin?

 

Resumo:

Publicidade
  • Samsung Galaxy S23 Ultra está apresentado queda na taxa de frames no jogo Genshin Impact.
  • Isso é decepcionante, pois o smartphone foi anunciado como o primeiro a rodar o jogo a 120Hz.
  • A performance do smartphone da Samsung está abaixo de outros smartphones com Snapdragon 8 Gen 2.
  • Problema pode ser pontual e pode ser corrigido com uma atualização futura do aparelho ou do game.

 

Anunciado como rodando Genshin Impact a 120hz, S23 Ultra decepciona nos primeiros testes.

 

O contexto

Como é sabido por todos, a Samsung já foi pega duas vezes maquiando resultados em testes de performance. A primeira vez foi com o Antutu em 2013, e depois como o  Game Optimizing Service (GOS) em 2022.

Nas duas situações, testes com jogos pesados foi o fator que revelou a “maquiagem”, pois em um cenário real, com a pessoa jogando por mais de 20 minutos, muitos dispositivos da Samsung apresentavam queda brusca de performance.

O S22 Ultra passou por isso no ano passado. Segundo youtubers como o Golden Reviewer, o top de linha no lançamento tinha desempenho pior que um POCO F3 no jogo Genshin Impact.

 

O “problema” do S23 Ultra com Genshin Impact

O S23 Ultra, o novo smartphone top de linha da Samsung para 2023 é equipado com o Snapdragon 8 Gen 2, e um sistema de resfriamento muito melhor que o modelo do ano passado. Porém, os primeiros testes mostraram que o S23 Ultra costuma “frear” quando a ação fica muita intensa no Genshin Impact.

Foi o que comentou o youtuber Golden Reviewer,  que é conhecido por fazer testes bastante elaborados com jogos pesados como Genshin Impact. Segundo o youtuber, o S23 Ultra apresenta resultados inconsistentes, com 60 FPS em algumas situações, mas com quedas abaixo dos 40 FPS em outras.

Nos testes do youtuber  Ictfix.net. Genshin Impact rodou muito bem na qualidade gráfica “média”. Mas ao escolher a qualidade “Alta”, houve uma queda significativa na taxa de quadros, com o game chegando aos 46 FPS em algumas situações.

 

A grande questão é o Snapdragon 8 Gen 2 se saiu muito bem no teste do Genshin Impact em outros smartphones,  rodando jogo em praticamente 60 FPS e com boas temperaturas, na casa dos 39ºC, com a configuração gráfica no “Alto”. No Xiaomi 13 Pro foi possível rodar o game até em 4K!

 

Foto: Golden Reviewer / Twitter.

Muita calma nessa hora

Para deixar bem claro, no momento atual, o problema existe. Genshin Impact no S23 Ultra não roda de forma tão consistente como no Xiaomi 13 Pro, Vivo X90 Pro Plus ou Red Magic 8 Pro.

A propaganda sobre o game rodar a 120Hz parece ser mais aquele tipo de gimmick, que em um cenário real, não se concretiza. Por exemplo, esse “problema” pode ter sido causado para o S23 Ultra devido a atualização mais recente do game.

Entretanto, vale lembrar que esse “problema” pode ser apenas temporário. A performance afetada é apenas no jogo Genshin Impact. Em outros jogos, o desempenho do S23 Ultra é dentro do esperado de um smartphone com Snapdragon 8 Gen 2. 

Esse “problema” pode estar relacionado ao gerenciamento de Thermal Throtring que deve estar dando uma “pirada” com a última atualização do Genshin Impact. Conforme é possível notar no teste do Golden Reviewer, as temperaturas estão exageradamente altas, e isso não se justifica, pois o S23 Ultra possui um sistema de resfriamento melhor que a versão anterior.

 

Genshin Impact em 60 FPS é desnecessário

Você deve ter notado que coloquei aspas na palavra problema ao mencionar o caso. Fiz isso, pois não considero isso de forma alguma algo negativo para o smartphone.

Talvez esse problema seja solucionado na semana que vem, com um update, ou talvez nunca seja solucionado. O fato de não rodar Genshin nos 60 FPS não altera em nada o valor desse poderoso smartphone, pois Genshin Impact não é necessariamente um game onde jogar a 30 FPS prejudica a experiência.

Abaixo, você confere o teste do canal NL Tech onde ele roda vários jogos com 60 FPS, inclusive Genshin Impact no começo (com o aparelho frio) e no final, onde ele demonstra W1reckfest no ultra a 120 FPS. Incrível!

 

.

  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News