Melhores videogames portáteis antigos (PSP, 3DS, GBA) 2022

Veja os melhores videogames portáteis antigos à venda no Aliexpress. Nintendo 3DS, Sony PSP, GBA e muitos outros consoles dos anos 2000.

Por que comprar um console portátil em 2022?

A procura por consoles portáteis está em alta e promete explodir em 2023, motivada em grande parte pela nostalgia, mas também pelo fato de que muitos jogadores estão cansados de jogos free to play com compras abusivas.

Uma boa parcela dos jogadores têm preferido um portátil para ser o “sidekick” (ajudante) do seu celular. Com isso, é possível o smartphone apenas para redes sociais e navegação web.

Mas, e se você pudesse comprar o console original ao invés de emulá-lo em um portátil? Nesse artigo, separamos os melhores videogames portáteis para comprar no Aliexpress.

Publicidade

Os consoles que vamos mostrar nesse artigo são todos revisados e com três meses de garantia.

Existia uma magia em torno dos videogames portáteis como o Game Boy por exemplo, com telas diferenciadas, essas pequenas maravilhas transbordam nostalgia, mesmo para quem nunca viveu a época.

Como são peças limitadas, é bom garantir logo o seu.

 

Sony PSP 2000, 3000 e PSP GO

Modelos de PSP 2000 e 3000 ainda rendem muita diversão e são os preferidos dos retrogamers.

Embora seja perfeitamente possível emular o PSP no celular Android,  jogar no console original tem uma magia a mais.

No Aliexpress, é possível achar modelos à disposição como: PSP série 2000, 3000 e o PSP GO. Vamos falar brevemente sobre eles.

Lançado em setembro de 2007, o PSP 2000 é a primeira revisão do famoso portátil da Sony.

O PSP 2000 é o modelo conhecido pelo fácil desbloqueio e versatilidade. O sucesso do PSP entre colecionadores e pessoas que procuram retrogames,  se deve a sua pegada excelente e controles robustos. É um portátil muito durável.

Uma das vantagens do modelo PSP 2000 frente a versão 1000 (original) é a maior quantidade de memória RAM (64 MB), o dobro do console original. Essa RAM extra facilita o trabalho de emuladores de outros sistemas antigos como Mega Drive, SNES, Arcade e etc.

O modelo 3000, foi lançado ainda no mesmo ano de 2007 e trouxe uma tela melhor, além de ter scanlines (linhas que simulam tvs de CRT). Se você é fã de retrojogos, com certeza vai ficar mais encantado ao ver o modelo 3000 em ação.

Criticado no passado, o PSP GO chama atenção pelo tamanho e facilidade de uso.

Já o PSP GO é mais recomendado para aficionados que procuram um console portátil e pequeno. O formato pode não agradar quem tem mãos grandes. Sobre o slide, não precisa ter medo, ele é bastante durável.

O PSP 2000, 3000 e GO podem ser encontrados na faixa dos R$ 430 a R$ 530 reais.

 

Onde comprar?

 

Nintendo 3DS e 3DS XL

Mas se tem um console portátil antigo que faz total sentido adquirir e dar um descanso ao celular é o Nintendo 3DS ou 3DS XL.

O conceito de duas telas pode até ser copiado por emuladores como o Citra , mas apenas pegando o 3DS em mãos é que ele faz sentido.

Na minha opinião pessoal, eu acho o Nintendo 3DS muito pequeno. As telas são minúsculas e eu recomendo ele apenas para quem quer realmente esse portátil na coleção.

Já o 3DS XL faz muito mais sentido para os dias atuais. A tela de 4.88 polegadas parece muito mais que a de 3.5 do modelo original.

Como se trata de um modelo mais recente, fabricado até 2016. Ainda é possível encontrar 3DS XL no Aliexpress em estado praticamente de novo.

Esse é um videogame que casa muito bem com uma mochila. Além do suporte nativo a jogos do GBA até o 3DS. o XL ainda pode ser desbloqueado para rodar outros sistemas.

Além disso, o efeito 3D sem os óculos ainda é um truque muito interessante que impressiona até hoje.

Publicidade

Onde comprar?

 

Veja também:

Vale a pena comprar o controle GameSir X3? Veja o review.

 

 

Game Boy Advance

O Game Boy Advance tem uma aura especial que transpira jogos retrô. Apesar de ser um console 32bits, esse portátil era focado em jogos 2D e possui uma biblioteca com excelentes títulos da série Mega Man, Mario e Zelda.

Onde comprar?

 

PS Vita

O PS Vita foi um console lançado pela Sony e que fracassou como sucessor do PSP. Nascido em uma era em que os smartphones de segunda geração (era iPhone) já demonstravam seu potencial em games, o PS Vita penou para ganhar popularidade.

Com maior poder de processamento, o PS Vita é ideal para quem quer rodar os jogos do PSP, PS Vita e emular muita coisa.

A parte ruim é que como é um console mais raro, ele costuma ser mais caro que o normal. Talvez compense mais comprar na sua região no Brasil mesmo.

Onde comprar?

 

 

Minhas impressões

Bônus: e esse é o meu xodozinho. Não é exatamente um console portátil, mas foi um smartphone que sempre quis ter de novo. O primeiro eu comprei apenas em 2010, quando o  Nokia N-Gage já era um “portátil retrô”, imagine agora, quase 20 anos depois do seu lançamento original em 2003.

A versão que comprei no Aliexpress foi a QD, remanufaturado e funcionando perfeitamente. Chegou já faz algum tempo e tenho usado bastante ele para jogar games em Java antigos, além de jogos da N-Gage e games em Symbian também.

Onde comprar?

 

Veja também:

As Melhores TV BOX ANDROID para XCLOUD e GEFORCE NOW

Melhores videogames portáteis de 2022

Os Melhores Controles para Celular de 2022

 

 

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News