Vita3K: emulador do PS Vita para Android dá “sinal de vida”

Assim como aconteceu com a emulação de PlayStation 2 e Nintendo Switch, cujo progressos podemos acompanhar aqui e aqui, a evolução do emulador do PS Vita está começando.

Mas antes que você pule de alegria, fica o aviso de que o desenvolvimento do emulador ainda está em um estágio muito inicial do seu desenvolvimento. Não espera rodar games no Android, pelo menos não neste ano.

Vita3K APK: baixe agora o emulador do PS Vita para Android

O desenvolvedor desconhecido de nickname Macdu apresentou a screenshot do emulador renderizando na API Vulkan.

Publicidade

A Renderização da API Vulkan (bem, pelo menos para a interface)  e leitura de assets do Android está pronta. Agora eu vou implementar uma maneira de abrir os dialog de arquivos como NFDe que não funcionam no Android.

É importante ressaltar que a imagem acima não é do emulador rodando em um dispositivo Android, mas sim em um debugger de compilador executando instruções x86. Em outras palavras, ainda não é o emulador rodando no celular.

Caso você esteja se perguntando, o desenvolvedor desse emulador é o mesmo do Vita3K de PC.

Ainda segundo o desenvolvedor, foi apenas um teste, mas ele vai reescrever o código para compilar na arquitetura ARM que é a arquitetura dos processadores de smartphones e tablets.

Por enquanto é apenas isso. Vale lembrar que não há nenhum emulador de PS Vita para Android funcional até o momento. Não acredite em APKs por aí, pois em sua maioria podem até serem vírus.

Quer acompanhar o projeto de perto? Você pode seguir o desenvolvedor e acompanhar o desenvolvimento do emulador através do Discord do Vita3K.

Confira também a versão de PC que já está apresentando bastante resultados. O site oficial do emulador Vita3K tem até versão em português.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News