Sonic Mania ganha port em APK para Android

O mundo dos ports de versões não oficiais de jogos está realmente surpreendendo. Depois de Fallout 2, foi a vez de Sonic Mania receber um port não oficial para Android.

O port de Sonic Mania, veio exatamente algumas horas depois que um usuário fez um port do mesmo jogo para PlayStation Vita. Parece que as semelhanças entre processadores da arquitetura ARM, usados em portáteis e smartphones é tão grande, que o port para Android foi revelado em pouco tempo.

Aviso: não se trata de jogo feito por fã, o port interpreta dados diretamente da versão oficial do game para PC. Por isso, você terá que possuir a versão de PC de Sonic Mania para conseguir jogar no Android.

Publicidade

 

Como foi o processo de port de Sonic Mania

Sonic Mania, na realidade, foi decompilado, o autor da façanha que fez engenharia reversa no game é o mesmo que fez o processo em jogos como The Legend of Zelda Ocarina of Time e Mario 64.

Vale lembrar que decompilar um jogo não significa pirataria, já que para jogar em outras plataformas, você ainda vai precisar do jogo original.

 

Como jogar Sonic Mania no Android

Para ter Sonic Mania no Android, você vai precisar dos arquivos originais do game em sua versão de PC. Sonic Mania está disponível em lojas como Steam.

O processo vai exigir um computador com Android Studio para que você consiga decompilar e “recompilar” o jogo em um formato que o RSDK consiga ler.

Clone o repositório e instale as dependências listadas abaixo

Certifique-se de que os links simbólicos em [root]/android/app/jni estejam corretos:

RSDKv5 -> raiz do repositório RSDKv5

Jogo -> root do repositório Mania (ou qualquer outro jogo que você esteja compilando)

Links simbólicos extras podem ser adicionados para coisas como mods, pois os mods não usam os arquivos locais para lógica. Apenas certifique-se de que haja um arquivo Android.mk na raiz deles.

(para adicionar links simbólicos, use o seguinte:)

Windows: mklink /D “nome do link simbólico” “[caminho]”

Linux: ln -s “nome-do-link simbólico” “[caminho]”

Abra [root]/android/ no Android Studio, instale o NDK e tudo o que ele pedir e compile.

O diretório de trabalho estará em [sdcard root]/RSDK/v5. Observe que os shaders GL são necessários ou você obterá uma tela preta. Veja o README dos shaders para mais detalhes.

Ao final desse processo será gerado o arquivo “Data.rsdk” que é justamente os arquivos de dados decompilados do jogo Sonic Mania.

Após isso, basta jogar o arquivo na pasta RSDK e executar o aplicativo do mesmo.

Vale lembrar que esse jogo decompilado funciona melhor em smartphones com processador da linha Snapdragon. Em alguns celulares a tela ficará preta e até o momento, não há nada que se possa fazer.

Mas caso você veja o logo da SEGA é sinal que o jogo funcionou.

Esse port de Sonic Mania, possui suporte a controles touch na tela, que você configura logo na primeira utilização. Contudo, ele possui suporte também a controles Bluetooth e USB, que eu considero a melhor forma de jogar esse tipo de game.

Link do projeto do port: https://github.com/Rubberduckycooly/RSDKv5-Decompilation

Link do RSDK + Mania APK

Veja um vídeo do jogo rodando no Android:

https://www.youtube.com/watch?v=ZIFkJvWrRpc

 

Leia também:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News