Emulador de PlayStation 2 recebe melhorias para GPU Mali

AetherSX2, o melhor emulador de PlayStation 2 para Android acaba de ficar melhor ainda. O desenvolvedor do aplicativo preparou uma atualização de número 1.2 que melhora o desempenho do emulador em celulares com processador Exynos e MediaTek que possuem  GPU Mali.

A atualização é uma excelente notícia para os donos de celulares intermediários da Samsung, Infinix e muitos outros.

A nova versão do emulador ainda não está disponível na Google Play. Para baixá-la é preciso acessar o site oficial do emulador e baixar diretamente o APK.

Publicidade

A versão 1.2-2632, traz grandes melhores para os smartphones que utilizam processadores Exynos, que são muito populares no Brasil graças a presença da Samsung em nosso país.

É uma excelente notícia para quem tinha um smartphone intermediário e premium da Samsung, comprado no Brasil, e estava tendo problemas com o AetherSX2.

Veja o que mudou na nova atualização do AetherSX2:

Adicionada opções de escala fracionária.

Anteriormente, o upscaling era limitado apenas a escalas inteiras (por exemplo, 1x, 2x, 3x e assim por diante). Agora, você pode configurar multiplicadores de upscale em incrementos de 0,25x, portanto, 1,25x, 1,5x, 1,75x e assim por diante estão disponíveis!

Por favor, tenha em mente que isso pode introduzir falhas gráficas nos jogos, que não estão presentes em escalas inteiras. Por isso, recomendamos usar escalas inteiras sempre que possível, mas para jogos/dispositivos onde, por exemplo, 3x é muito intenso, mas ainda há espaço suficiente, ir para 2,5x pode ser um bom compromisso.

Se você editar manualmente o arquivo ini de configurações do jogo, poderá escolher qualquer multiplicador de upscale, não apenas incrementos de 0,25x. Mas faça isso por sua conta e risco, pode quebrar horrivelmente 🙂

Elimine cópias redundantes no cache de textura.

Essa mudança melhora principalmente o desempenho ao fazer o upscaling e, em dispositivos móveis, vamos ainda mais longe usando a busca de framebuffer/profundidade onde ela é suportada.

No geral, temos um pequeno aumento no desempenho, além dos ajustes de upscaling do mês passado.

Corrige framebuffer muito pequeno em alguns jogos (por exemplo, Test Drive).

Também relacionado ao GS, em vez de os framebuffers sempre terem um tamanho fixo, agora usamos heurística para rastrear o tamanho do alvo com base em como o jogo é desenhado. Isso corrigiu alguns problemas de longa data, como o Test Drive renderizando apenas metade da tela, mas também corrigiu a regressão em que alguns jogos PAL tiveram um problema semelhante com as alterações do mês passado.

Mova a apresentação encadeada para as opções de gráficos.

Ao investigar o desempenho no Pixel 6, descobrimos que em alguns jogos, como os listados abaixo, o desempenho foi muito abaixo do esperado, apesar de nenhum recurso estar na utilização máxima. Acontece que o driver está bloqueando em algum lugar no processo de envio, reduzindo significativamente as taxas de quadros em comparação com o que deveria ser possível.

Embora ainda não tenhamos definido exatamente onde esses travamentos estão acontecendo (pode ser no espaço do usuário ou no kernel), ativar a apresentação encadeada pode até dobrar as taxas de quadros em alguns jogos, não bloqueando o encadeamento GS ao enviar comandos para a GPU.

Tenha em mente que esta opção pode resultar em um ritmo de quadro pior, mas entre um ritmo de quadro um pouco pior e não manter a velocidade máxima, obviamente o primeiro é a melhor opção. Não há necessidade de habilitar esta opção em GPUs Adreno. Não vimos nenhuma evidência para sugerir que é mais rápido aqui. Também não fará diferença se você estiver com gargalos de EE ou VU, como geralmente acontece em dispositivos mais fracos.

Adicione a configuração do controlador por jogo.

Os perfis de entrada eram o método anterior para configurar a configuração por jogo, o que permitia algum nível de personalização, mas ainda era abaixo do ideal quando se tratava de experiência e simplicidade do usuário. Agora adicionamos a configuração do controlador (incluindo a tela sensível ao toque) à configuração por jogo, e ela pode ser facilmente ativada/desativada com as configurações do jogo.

Isso também corrige o multitap que não persiste corretamente por jogo. Manteremos a opção de perfil de entrada no futuro próximo, mas você pode facilmente converter para configuração por jogo ativando a alternância por jogo e selecionando “Carregar perfil” para copiar as configurações. A configuração por jogo terá precedência sobre os perfis.

Adicione a opção tocar para segurar para os botões da tela sensível ao toque.

Às vezes, jogar jogos destinados a um controle manual em uma tela sensível ao toque pode ser bastante estranho. Especialmente segurando os botões do gatilho. Nesta atualização, adicionamos um modo “tocar para segurar” para os botões na tela. Acessível através da guia da tela sensível ao toque das configurações do controle durante o jogo, você pode escolher quais botões operarão no modo tocar para segurar. Ao pressionar o botão e soltar o dedo, o botão permanecerá pressionado até que você toque novamente.

Adicione a capacidade de vincular várias fontes a um único ponto de vinculação do controlador.

Embora o sistema de vinculação do controlador suporte a vinculação de várias fontes (por exemplo, botão de volume e um controlador externo) ao mesmo ponto de acionamento/bind (por exemplo, botão quadrado), a interface do usuário não fornece nenhum mecanismo para o usuário realmente criar essa vinculação. Agora você pode vincular qualquer número de fontes a um ponto de vinculação do controlador. Por padrão, tocar na ligação apenas alterará/atualizará a única fonte, mas pressionando longamente, você pode adicionar uma segunda fonte.

Isso também pode ser útil se você tiver vários controladores externos e não quiser trocar configurações/perfis toda vez que mudar para um controlador diferente.

Adicione um aviso quando configurações não seguras estiverem sendo usadas.

Uma das reclamações mais comuns que vemos é “por que o X está quebrado no jogo Y, como posso corrigi-lo? quais configurações?”. Na maioria das vezes, é causado pelo uso de configurações inseguras e, apesar do aviso, se você selecionar o perfil rápido, ninguém parece lê-lo e/ou definir manualmente as opções de underclock. Se você sabe o que está fazendo e está preparado para que as coisas quebrem para obter um melhor desempenho do seu dispositivo, tudo bem, mas parece que uma boa porcentagem de usuários pensa que só porque existe uma opção, é seguro.

Portanto, adicionamos uma mensagem de aviso que será exibida na inicialização se alguma das configurações inseguras que geralmente quebram o jogo for usada. Isso inclui alterar a taxa de ciclo de 0/0, configurar o upscaling abaixo de 1x, usar áudio de mixagem assíncrono, qualquer uma das opções de grampo/arredondamento, etc.

Reconhecemos que isso pode ser irritante para alguns usuários, que estão preparados para arriscar os jogos quebrarem para um melhor desempenho. Assim, você pode desativar as mensagens na guia Sistema em Configurações, “Avisar sobre configurações não seguras”. Mas não reclame quando as coisas quebrarem 🙂

Adicionar novo menu de estado de salvamento.

Os menus de estado de salvar/carregar eram perfeitamente funcionais antes, embora um pouco feios. Nós os substituímos por uma caixa de diálogo de tela cheia, onde as capturas de tela são realmente visíveis.

Mude para o tema de componentes de material.

Alteramos o tema AppCompat para o tema Material, que fez algumas pequenas alterações na aparência do aplicativo. O tema escuro em particular, em nossa opinião, parece muito melhor agora.

Além disso, o azul combina com o logotipo 🙂

Corrige a desativação do upscaling bilinear nas opções avançadas.

Alteração muito simples aqui, a opção estava usando a chave de configuração incorreta, resultando em alteração sem efeito.

Corrige a reinicialização da atividade quando o modo escuro é alterado.

Isso estava acontecendo em alguns dispositivos quando o modo claro/escuro foi alterado, o que pode ser acionado automaticamente com base na hora do dia. Infelizmente, como o estado do sistema é muito maior do que podemos salvar no fluxo de trabalho normal do Android, isso significa que o sistema emulado foi efetivamente reinicializado. As alterações de tema agora devem persistir na atividade, embora se você tivesse o menu de pausa aberto, talvez seja necessário reabri-lo após a alteração do tema para que tenha efeito.

Adicione a opção de escala OSD nas opções avançadas.

Agora você pode aumentar o tamanho da exibição na tela (FPS/contadores de desempenho, bem como mensagens pop-up). Isso pode ser útil em dispositivos em que o dimensionamento baseado em resolução padrão é insuficiente.

Adicionar opção de latência de áudio.

Para dispositivos que são fortes o suficiente para ter menor latência de áudio, agora você pode reduzir o tamanho do buffer de destino na guia Áudio nas configurações. Isso pode ser benéfico para jogos de ritmo.

 

A grande novidade para os usuários com celular Samsung (GPU Mali)

Embora as melhorias do AetherSX2 sejam boas para todos os smartphones, elas são melhores ainda para quem possui smartphone da Samsung com processador Exynos e GPU Mali.

A opção que melhora bastante a performance é a “Threaded Presentation”. Ao deixar essa opção ativa há um ganho de até 50%.

Usuários que possuem outros processadores com GPU Mali também foram beneficiados com a mais recente atualização.

Por exemplo quem possui smartphone com processador MediaTek Helio também pode comemorar.

 

Leia também:

AetherSX2: atualização “dobra” velocidade do emulador de PS2 para Android

AetherSX2: veja como configurar o emulador de PS2 para Android

AetherSX2: Tutorial Completo – o guia definitivo de como configurar

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News