Os 25 Melhores RPG para Celular 2022

Grandes histórias e aventuras emocionantes esperam por você em uma lista especial com os 25 melhores jogos de RPG para jogar no celular.

Preparamos um artigo especial com os melhores jogos de RPG para Android e iOS. Ideal para quem comprou um novo smartphone recentemente e procura os melhores games do gênero em 2022.

Nota: são os melhores RPG para jogar em 2022, e não os “de” 2022. Ok?

Publicidade

Aqui você vai saber quais são pagos, quais são gratuitos e quais são offline.

 

Melhores RPG para Android e iOS 2022

Trials of Mana

 

Um clássico do Super Nintendo que nunca chegou ao ocidente por vias tradicionais, Trials of Mana foi lançado para consoles modernos como um remake incrível em 3D em 2020.

Esse game raramente é mencionado por Youtubers e sites, porém, é o melhor jogo de RPG para jogar no celular. Diferente de outros RPGs offline, Trials of Mana tem combates com ação em tempo real. Gráficos excelentes, 6 personagens iniciais e um fator replay impressionante. São várias histórias que se conectam em uma jornada emocionante.

Trials of Mana na APP STORE (IOS)

Trials of Mana na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Inglês | Offline

 

Genshin Impact

 

Esqueça as críticas dos haters, Genshin Impact é disparado o melhor RPG gratuito para jogar em 2022. Um gigantesco mundo aberto de verdade, com gráficos dignos de console e uma história toda em português.

Com jogabilidade inspirada em The Legend of Zelda: Breath of the Wild, Genshin surpreende com uma exploração única e uma jornada envolvente. Escolha seu personagem e conheça o mundo imersivo de Teyvat.

Aviso: quem critica Genshin Impact, é porque gostaria de ter todos os personagens no máximo. Isso é completamente irrelevante para aproveitar o game. É possível jogar até chegar no momento atual da história, quase 2 anos de conteúdo, sem pagar nada.

Genshin Impact na APP STORE (IOS)

Genshin Impact na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Online

 

Pascal’s Wager

 

Quem gosta de se desafiar e encarar um RPG difícil, nossa recomendação não poderia ser outra: Pascal’s Wager. Nesse RPG de ação offline com temática gótica, o jogador vai encarar um verdadeiro “Dark Souls Mobile”.

Perfeito para os fãs de Dark Souls e Elden Ring, Pascal’s Wager entrega uma aventura cheia de desafios com direito a tradução para o português e suporte a controles. O jogo é em sua maior parte do tempo offline, mas ele exige internet para iniciar.

Pascal’s Wager na APP STORE (IOS)

Pascal’s Wager na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Seven Knights 2

 

Nós sabemos que existe sim o público que gosta de RPG com automático. A grande maioria é um lixo completo, mas dentre eles, há alguns jogos bons, como Seven Knights 2.

O que se salva aqui é a história muito bem contada com personagens bacanas e um enredo envolvente. Os gráficos são impressionantes e algumas cenas são dignas de um filme. Vale o download pela história e personagens marcantes.

Seven Knights 2 na APP STORE (IOS)

Seven Knights 2 na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Online

 

DevilutionX (Diablo 1)

 

DevilutionX é um port criado por fãs que possibilita jogar Diablo 1 de PC no celular. Esqueça Diablo Immortal e microtransações, esse aqui é um RPG offline.

Isso mesmo, o primeiro Diablo pode ser jogado no celular Android com comandos muito bem adaptados para as telas touch. Um dos melhores RPG de todos os tempos na palma da mão.

Esse game dispensa apresentações não é mesmo. Mas se você quer um bom motivo para jogar, mesmo sem conhecer, saiba que ele é um Dungeon Crawler todo em português, com uma ambientação sombria e inesquecível.

Vale lembrar que você vai precisar dos arquivos da versão de PC, e copiar eles para o celular.

DevilutionX na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Offline

 

Monster Hunter Stories

 

Monster Hunter Stories não é exatamente um RPG novo no Android e iOS, mas ele chegou nos serviços Google Play Pass e Apple Arcade. Se você assina qualquer um desses dois serviços, podem jogar esse game de graça.

Monster Hunter Stories é um spin-off da franquia principal, ele foi lançado originalmente para Nintendo 3DS. A versão para celular possui gráficos e jogabilidade melhor. Diferente de outros jogos da franquia, aqui o lance é domar monstros e lutar ao lado deles. Os combates são em turnos, mas a exploração e liberdade é um dos pontos altos de Stories. Jogo offline!

Monster Hunter Stories na APP STORE (IOS)

Monster Hunter Stories na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Inglês | Offline

 

The Swords of Ditto

 

The Swords of Ditto é um roguelite para Android e iOS em que o jogador deve se aventurar em dungeons para derrotar o rei Mormo. A cada partida (ou “run”) você joga com um novo herói que guarda as habilidades do anterior.

Um RPG que não foi muito bem nos consoles, mas que caiu como uma luva no mobile. Jogabilidade viciante e gráficos muito fofinhos e bonitos. O game parece um desenho animado da Cartoon Network, e ainda por cima está em português e é offline.

Swords of Ditto na APP STORE (IOS)

Swords of Ditto na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Black Desert Mobile

 

Para quem gosta de RPG online, ou melhor dizendo, MMORPG, Black Desert Mobile é quase uma experiência obrigatória.

O game da Pearl Abyss ainda é um dos jogos essenciais do gênero. Todo traduzido para o português e que ainda recebe conteúdos constantemente.

Esse é um dos poucos MMO que sinto vontade de jogar, por isso coloquei ele na lista.

Black Desert Mobile na APP STORE (IOS)

Black Desert Mobile na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Online

 

Evoland 1 e 2

 

A história dos videogames contada do ponto de vista de uma narrativa de RPG. Assim pode ser descrito Evoland 1 e 2.

Nesses dois RPG offline, a jogabilidade evolui conforme você avança na história. Os gráficos também mostram essa evolução. O começo do jogo parece gráfico do GameBoy e depois já fica com visual 3D e tudo mais. Uma experiência gamística curiosa e muito divertida.

Evoland na APP STORE (IOS)

Evoland na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Inglês | Offline

 

Chaos Rings : 1, Omega, II, III

 

Uma das franquias mais amadas pelos verdadeiros gamers de celular. Quem é das antigas vai lembrar desse “Final Fantasy” que a Square Enix lançou com exclusividade para o mobile (apesar de ter saído para PSP também).

Chaos Rings é uma franquia de RPG nostálgica que conta a história de uma entidade de extinção que vem para aterrorizar a humanidade. Porém, ela dá uma última chance para os humanos. Em um jogo de vida ou morte, é possível selecionar dois humanos que terão como missão salvar a nossa espécie.

São 4 jogos com uma história emocionante. Os produtores dessa franquia são os mesmos de games como Kingdom Hearts e Valkyrie Profile.

 

Knights of Pen and Paper 1 e 2

 

Knights of Pen and Paper é um RPG offline muito divertido e altamente recomendado para quem assiste séries como Stranger Things, ou conhece RPGs de mesa como Dungeon & Dragons.

Crie seus personagens e embarque em aventuras narradas por um mestre de RPG. O game mescla temática de fantasia medieval com piadas do cotidiano. São dois jogos muito engraçados com personagens como um Motoboy bardo e uma gótica maga.

Knights of Pen and Paper na APP STORE (IOS)

Knights of Pen and Paper na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Stardew Valley

 

Outro RPG offline indie que todo mundo conhece. Stardew Valley é uma mistura de jogo de fazendinha e RPG que vai surpreender até os mais céticos.

Ao receber uma fazenda de herança, seu personagem parte para cuidar do local. É preciso fazer várias atividades. No começo, você vai pensar que se trata de um fazendinha simples, mas é possível encarar dungeons e até casar no game.

Stardew Valley na APP STORE (IOS)

Stardew Valley na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Guardian Tales

 

Com uma mistura de ação, RPG, puzzles e aventura, Guardian Tales é um RPG grátis com referências a The Legend of Zelda que vale muito a pena dar uma chance.

Essa salada de gêneros se traduz em um jogo que pega emprestado várias jogabilidades dos antigos games da era 16 bits. Ideal para quem possui um smartphone que não roda jogos pesados.

Publicidade

Guardian Tales na APP STORE (IOS)

Guardian Tales na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Online

 

Fantasian

 

Fantasian é um RPG offline desenvolvido para iOS por ninguém menos que Hironobu Sakaguchi, o criador de Final Fantasy. No game, controlamos Leo, um jovem em um mundo desconhecido. Após perder as memórias ele encontra aliados e inimigos em um RPG pra lá de diferente.

Fantasian é um dos games do gênero mais diferentes e que chama atenção de muitos jogadores, que queriam esse jogo no PC ou nos consoles. Infelizmente ele é exclusivo do iOS, Mas quem tem iPhone pode curtir esse jogo incrível apenas assinando a Apple Arcade.

Fantasian na APP STORE (IOS)

Tipo:  Pago | Idioma: Inglês | Offline

 

Moonlighter

 

Moonlighter é um RPG com elementos de Roguelike que foi relançado no mobile. Ele virou um jogo da Netflix Games e está disponível apenas para os assinantes do serviço.

No game, você controla um vendedor que se cansou de apenas ficar em sua loja vendendo coisas. Dessa vez, ele também vai partir em grandes aventuras. O jogo está em português.

Moonlighter na APP STORE (IOS)

Moonlighter na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Offline

 

Dragon Quest Builders

 

Dragon Quest Builders é outro game que quebra as convenções dos RPG tradicionais. Com uma mistura inusitada entre Minecraft e Dragon Quest, esse RPG aposta em uma aventura que vai encantar quem gosta de construir coisas.

Seu personagem é o construtor que tem a missão de reconstruir o mundo de Dragon Quest. A história se passa no final ruim do primeiro jogo, quando é dada a opção de se unir ao vilão.

Dragon Quest Builders na APP STORE (IOS)

Dragon Quest Builders na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Final Fantasy XV Pocket Edition

 

Final Fantasy XV Pocket Edition foi lançado em 2018 e ainda é encarado de forma cética pelos fãs da franquia. O game contem toda a história do FF XV, mas no mobile, ela é contada com um visual mais fofinho.

 

FF XV Pocket Edition na APP STORE (IOS)

FF XV Pocket Edition na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Português | Offline

 

THE LAST REMNANT Remastered

 

Outro RPG que, quando entrar em promoção, você deve comprar com certeza é The Last Remnant. Uma conversão perfeita do jogo de Xbox 360 e Playstation 4 para os celulares.

Com gráficos 3D muito bonitos e feito na Unreal Engine, esse RPG possui uma história sobre dois irmãos que se separam no meio de uma guerra. O game é de autoria da Square Enix e tem visual e história cinematográficos. Um verdadeiro game de consoles na palma da mão.

Remnant na APP STORE (IOS)

Remnant na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Inglês | Offline

 

STAR WARS KOTOR 1 e 2

 

Postamos muitos RPG japoneses, mas aqui tem espaço para o melhor dos RPG ocidentais também. Especialmente os produzidos pelas talentosas BioWare e Obsidian.

Esses dois RPG incríveis contam a história de Star Wars 4 mil anos antes, no passado. Os games tem gráficos bonitos em 3D e são “RPG Raiz” com muitos diálogos e opções para interação com os personagens.

Tanto em Star Wars: Knights of the Old Republic 1 ou 2, você pode escolher entre ser um Jedi ou um Sith. Os games dão escolha total para o jogador.

STAR WARS KOTOR 1 e 2 estão em inglês, mas é possível aplicar um patch de tradução para o português. apenas copiando um arquivo. Muito simples.

SW KOTOR  na APP STORE (IOS)

SW KOTOR  na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Titan Quest

 

Titan Quest é outro RPG de PC que foi parar nos celulares. Com visão isométrica e jogabilidade no estilo “Diablo”, sua missão é ajudar os deuses do Olimpo nas batalhas contra os Titãs. Titan Quest possui combates de ação em tempo real.

O jogo é pago, mas no Android ele está de graça no Google Play Pass. E para quem é assinante do serviço, ainda é possível desbloquear todas as DLCs, o que transforma o game na “Legendary Edition” com campanhas que passam pelas mitologias grega, egípcia e nórdica.

Titan Quest na APP STORE (IOS)

Titan Quest na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Final Fantasy IV: The After Years

 

Vou te explicar em poucas palavras por que FFIV: The After Years é um dos melhores ports de FF para mobile. 1 – é o único FF que foi traduzido oficialmente para o português até a chegada dos “Pixel Remaster”. 2 – é o único que além de explicar melhor a história ainda ganhou uma expansão chamada “The After Years”.

Então, apesar de caro, FFIV: The After Years são quase dois jogos em um. Baseado no remake de FFIV para Nintendo DS, essa versão recebeu gráficos melhores e mais conteúdo, além do inovador Active Time Battle, que deixa os combates mais dinâmicos.

FFIV: TAY na APP STORE (IOS)

FFIV: TAY na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

The World Ends With You

 

Esse é o melhor RPG para celular da Square Enix e o mais barato também. Com uma ambientação mais moderna, The World Ends With You se passa no bairro Shibuya, bem no coração de Tóquio.

Esse RPG foi lançado há muito tempo, mas recebeu uma atualização para funcionar nas versões mais recentes do Android e iOS. Com sistema de batalha profundo e uma mecânica de relacionamento entre os personagens, esse é um RPG que não dá pra descartar.

Twewy na APP STORE (IOS)

Twewy na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Inglês | Offline

 

Battle Chasers: Nightwar

 

Esse game é uma das joias escondidas que poucos falam. Battle Chasers: Nightwar é um RPG offline e com tradução para o português que chama atenção pela sua arte única.

Com batalhas em turnos e a possibilidade de controlar vários personagens, a jogabilidade parece a de um JRPG, mas o visual de quadrinhos norte-americanos não deixa dúvida. Os produtores do game são os mesmos de Darksiders Genesis.

Battle Chasers na APP STORE (IOS)

Battle Chasers na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Pago | Idioma: Português | Offline

 

Nexomon: Extinction

Depois do lançamento nos consoles, a franquia Nexomon retornou aos celulares com Nexomon: Extinction. Como você já deve imaginar, trata-se de um game inspirado em Pokémon.

Mas este é um daqueles exemplos de jogo que se inspira sem copiar. O game conta com enredo original e monstrinhos com visual e ataques bem diferentes dos de Pokémon. São 380 nexomons.

 Nexomon: Extinction na APP STORE (IOS)

 Nexomon: Extinction na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  grátis | Idioma: Português | Offline

 

Anima ARPG

 

Para finalizar, mais um RPG hack’n slash com jogabilidade inspirada em Diablo. O visual também é bem inspirado em Diablo também. Então se você ficou revoltado com os R$ 500 mil dólares para upar o seu personagem, é muito provavelm que Anima vá aplacar sua fome de masmorras e catacumbas.

O melhor de tudo é que além de ser grátis, Anima é offline.

Anima na APP STORE (IOS)

Anima na GOOGLE PLAY (ANDROID)

Tipo:  Grátis | Idioma: Inglês | Offline

 

Jogos bônus

Tower of Fantasy

 

O principal concorrente de Genshin Impact está em vias de ser lançado globalmente. O game está previsto para ser lançado até agosto. Confira tudo sobre Tower of Fantasy aqui.

 

Alguns jogos ficaram de fora, pois já falamos deles em outras listas como esse top com 50 RPGs offline para Android e iOS.

Leia também:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News