ExaGear já consegue rodar GTA IV e Skyrim no Android

ExaGear, o emulador de Windows para Android , desenvolvido pelo grupo eltechs, recebeu uma “nova atualização” nesta semana. Criado por um membro da comunidade, o update ExaGear V2 na realidade é um mod, que possibilita rodar diversos jogos de PC no Android como GTA IV, Skyrim, Farcray 2 e muitos outros.

Mas antes que você se empolgue demais com a novidade, vale lembrar que o ExaGear é um projeto extinto que foi descontinuado pelo grupo eltechs. Desenvolvido com base no Wine (emulador de Windows para Linux), o ExaGear utilizava uma camada de compatibilidade que traduz instruções x86 para ARM.

O mod criado por um membro da comunidade de emulação se chama Wine 3.0.5 by Hugoos. Ele conseguiu o que parecia impossível, rodar de forma “satisfatória” diversos jogos antigos de PC.

Publicidade

Veja o ExaGear rodando GTA IV:

 

The Elder Scrolls V: Skryim rodando no POCO F3:

 

Para os jogos mais pesados como GTA IV e Skyrim conseguirem rodar, foi preciso a aplicação de vários mods que retiram elementos gráficos dos jogos.  Ao mesmo tempo, isso mostra o empenho da comunidade de emulação que consegue realizar cada vez mais “milagres” a cada dia.

ExaGear já morreu? O que é o ExaGear?

O ExaGear é um emulador de Windows para Android que está mais para uma camada de compatibilidade entre as instruções do processador ARM e os códigos em X86 de aplicações Windows 32 bits.

A versão oficial do ExaGear não existe mais. O emulador, pelo que se sabe até agora, foi comprado pela HUAWEI em 2019. Entretanto, a comunidade continua bem ativa.

O grande problema do ExaGear é que ele não é um projeto totalmente Open Source, parte do projeto envolve licenças com copyright.

Atualmente, o ExaGear conta com várias versões diferentes, onde cada subgrupo da comunidade de emulação, ou um membro apenas, tenta trazer mais compatibilidade de aplicações e jogos.

Não existe uma configuração única, e o setup para deixar um jogo compatível é bastante complexo.

Mas caso você se interesse pelo assunto. Abaixo estão os canais mais “oficiais” do ExaGear no momento.

 

Leia também:

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News