Apple apresenta Metal 3, jogos de PC podem chegar mais fácil ao iPad

A Apple apresentou nesta segunda-feira (6), durante o evento WWDC 2022 keynote, uma grande atualização na tecnologia Metal. Metal 3 recebeu o recurso MetalFX, um kit da API para desenvolvedores que vai permitir que jogos de consoles e PC sejam portados de forma mais fácil para o MacOS e iPadOS.

Para comentar a novidade, a Apple chamou os desenvolvedores de Resident Evil 8 Village e No Man Sky. Como é de se imaginar, os devs rasgaram elogios para a nova versão da API.

Vídeo e apresentação (já pausado no momento em que é apresentado RE8 Village no Macbook Air).

Publicidade

 

 

 

 

 

Na apresentação, Masaru Ijuin, diretor de desenvolvimento pesquisa da Capcom, relata que RE8 Village roda em 4K@60FPS no Mac Studio e 1080p no Mac Air.

A parte curiosa dessa novidade é que ela pode chegar também aos iPads com M1, como o iPad Pro e iPad Air M1.

Experiências de jogo imersivas

O poder do silício da Apple permite que cada novo Mac execute jogos AAA com facilidade, incluindo títulos futuros como GRID Legends da EA e Resident Evil Village da Capcom. E como o silício da Apple também alimenta o iPad, os desenvolvedores de jogos podem levar seus jogos AAA para ainda mais usuários, como No Man’s Sky da Hello Games, que chegará ao Mac e ao iPad ainda este ano.

Metal 3, a versão mais recente do software que potencializa a experiência de jogo nas plataformas da Apple, apresenta novos recursos que levam a experiência de jogo no Mac a novos patamares e liberam todo o potencial do silício da Apple nos próximos anos. O MetalFX Upscaling permite que os desenvolvedores renderizem rapidamente cenas complexas usando quadros menos intensivos em computação e, em seguida, apliquem dimensionamento de resolução e anti-aliasing temporal. O resultado é um desempenho acelerado que oferece aos jogadores uma sensação mais responsiva e gráficos impressionantes. Os desenvolvedores de jogos também se beneficiam de uma nova API de carregamento rápido de recursos que minimiza o tempo de espera, fornecendo um caminho mais direto do armazenamento para a GPU, para que os jogos possam acessar facilmente texturas e geometrias de alta qualidade necessárias para criar mundos expansivos para uma jogabilidade realista e imersiva.

A Apple também anunciou novidades para o Game Center, que vão facilitar partidas multiplayer com a possibilidade até de compartilhar um jogo pago multiplayer momentaneamente. A nova versão do Game Center vai chegar ao iOS 16 e iPad OS 16 ainda este ano.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News