Review: Apex Legends Mobile é o melhor Battle Royale da atualidade

A dublagem de Apex Legends Mobile foi uma surpresa muito bem-vinda para os fãs de jogos de celular.

A versão mobile de um dos Battle Royale mais empolgantes da atualidade impressiona pela qualidade muito acima da média, suporte a controles Bluetooth e servidores estáveis.

Para quem não conhece, Apex é baseado na movimentação e engine de Titanfall, uma franquia da Respawn Entertainment, que nunca teve o sucesso merecido nos consoles, mas que soube encontrar seu lugar ao sol no mundo dos Battle Royale.

Este review é sobre o port, a conversão do game de PC e consoles para mobile.

Publicidade

Como foi a chegada de Apex Legends Mobile nas lojas de aplicativos

Apex Legends Mobile saltou direto para a primeira posição do jogo mais baixado da semana na loja de aplicativos do Google (pelo menos na Google Play do Brasil).

O aguardado jogo de tiro chegou com um trabalho de áudio primoroso. Apex Mobile está todo dublado em português do Brasil.  Uma dublagem que com certeza faz falta na versão para consoles.

Além de demonstrar que os fãs do gênero estão sedentos por um novo jogo de tiro, a marca alcançada é mérito do talentoso estúdio Lightspeed Studio (Lightspeed & Quantum Studios).

O que Apex Legends Mobile oferece:

  • Combates no estilo Battle Royale para até 60 jogadores
  • 9 lendas (personagens) para escolher. Outras 11 serão adicionadas mais tarde ao game.
  • O game conta com dublagem em português do Brasil.
  • Suporte a controles de videogame (Xbox e PlayStation).
  • Tiroteio com grande variedade de movimentação.
  • Novo personagem Fade, que é exclusivo da versão Mobile.

Um “port” mobile impressionante

Apex Legends Mobile não é um port. O game foi recriado do zero pelo Lightspeed Studio com supervisão da Respawn Entertainment. Sim, o mesmo estúdio que fez o PUBG Mobile.

Por recriado, entenda que cada byte foi compilado do zero para rodar em smartphones e dispositivos com chipset ARM.

Em seus primeiros testes beta, Apex Legends se mostrava um pouco travado e cheio de bugs. Mas o lançamento mostrou que tudo era apenas cautela do Lightspeed Studio.

Apex Legends Mobile com qualidade gráfica no máximo — Foto: Reprodução

Um trabalho digno de ser chamado de “bruxaria”. É incrível o talento desses estúdios da Tencent. Parece que eles ficam competindo entre si para ver quem traz mais “milagres” no celular.

Os estúdios da Tencent, como o Lightspeed e Timi, são responsáveis pelos principais games multiplayer online no mobile como: Apex, PUBG, League of Legends, Call of Duty Mobile, Pokémon Unite e muitos outros.

Apex Legends Mobile está muito bem otimizado e roda com maestria em smartphones intermediários e top de linha. Até mesmo celulares antigos ainda é possível rodar o game a 30fps.

 

Fade: personagem exclusivo

Fade é um personagem exclusivo da versão mobile de Apex Legends — Foto: Divulgação/EA

Talvez a maior(ou única) diferença em relação a versão de PC e consoles e o personagem exclusivo Fade.

Fade, também conhecido como Phasing Punisher, é um lutador altamente móvel que aumenta seu próprio potencial de movimento enquanto diminui o dos inimigos. Ele também é excelente em prevenir situações de terceiros e isolar companheiros de equipe e inimigos para ajudar os primeiros e destruir os últimos.

Por enquanto, o Fade será exclusivo do Apex Legends Mobile e não aparecerá nas versões de console ou PC do Apex. Atualmente, não há planos para trazer Fade para PC e console, de acordo com a Respawn Entertainment, principalmente devido à sua natureza específica para dispositivos móveis. Fade, no entanto, foi amplamente equilibrado com as lendas existentes para evitar que ele seja “quebrado”.

 

– Repleto de configurações gráficas

A versão mobile de Apex Legends faz o gamer de celular pensar que está jogando em um PC. São tantas configurações visuais que qualquer um pode ficar perdido.

Apex Mobile permite modificar campo de visão, ajustar a quantidade de detalhes visuais e até ativar uma espécie de “DLSS”, que permite que o jogo baixe a qualidade visual para manter o framerate.

Testamos Apex Legends Mobile é um POCO F3 e game se comportou muito bem. Colocamos a configuração no máximo e apesar do smartphone esquentar muito, ele conseguiu reproduzir todo o visual que o jogo apresentou.

Apex Legends Mobile possui diversos assustes gráficos — Foto: Reprodução

Já no Samsung S10 Lite, por incrível que pareça, mesmo possuindo um processador dito inferior, o jogo rodou até melhor e não esquentou tanto como no POCO F3.

Testamos o game também em um iPhone 8 Plus, um aparelho já bem antigo da Apple. De forma surpreendente, ele rodou o Apex muito bem.

Mas há alguns truques aqui.

Publicidade

Em conversas com outros jogadores, percebemos que além dos ajustes feitos nas configurações, o game parece criar sua própria configuração interna.

Em outras palavras, vai acontecer de você configurar o jogo com a qualidade visual “alta” e notar que há menos detalhes que a mesma configuração em um top de linha.

Por isso, mesmo com hardware potente, Apex Legends Mobile pode parecer “feio” em alguns celulares. Conforme o jogo receber atualizações, isso pode melhorar.

Apex Legends Mobile com qualidade gráfica no máximo no POCO F3 — Foto: Reprodução

Adaptação para os celulares

O novo jogo da EA para mobile conta com alguns ajustes para ficar melhor adaptado a realidade das telas touchscreen.

Existe a opção de tiro automático, mas de cara, já fica evidente que essa é uma das piores escolhas que o jogador deve fazer.

Diferente de Fortnite e COD Mobile, onde o tiro automático é bem útil para novatos, essa opção no Apex Mobile é muito nerfada.

Não espere ter bons resultados usando tiro automático.

Os comandos e botões são muito bem representados na tela e em pouco tempo é possível se acostumar com o modo de tiro manual.

Já na questão de câmera em terceira pessoa. Diferente de outros games como PUBG e Fortnite, aqui eu tenho a mesma impressão que eu tenho ao jogar COD Mobile. Pode ser interessante para quem gosta, mas achei o jogo fe

A quantidade de botões na tela vai ser grande, por isso, o game fica melhor adaptado em telas 20:9 ou 21:9.

Mas se você não gosta de jogar tocando na tela, ou tem dedos muito grandes, há outra opção: jogar com um controle de videogame.

No vídeo abaixo, você confere o game rodando com as configurações ExtremeHD no POCO F3.

 

Suporte a controles Bluetooth

Apex Legends Mobile conta com suporte a controles Bluetooth. Porém, não é todo controle que será aceito pelo jogo.

Em nossos testes, Apex Mobile funcionou com controles Dualshock 4 (PS4) e controle do Xbox One e Series X. Pode ser que ele funcione também com o controle do PlayStation 5, o Dualsense.

 

Chegando da melhor forma possível

Apex Legends Mobile possui modos em primeira e terceira pessoa — Foto: Divulgação/EA

Não há como reclamar da chegada de Apex Legends no mobile. O game da EA está na sua melhor forma e chega os celulares lotado de conteúdo.

Esse game é sem sombra de dúvida o melhor Battle Royale da atualidade nos celulares. A união perfeita entre visuais impressionantes, jogabilidade frenética e partidas rápidas.

Há ainda alguns ajustes a se fazer, principalmente na versão para Android. Em alguns top de linha é possível sentir “engasgos” ao descer no mapa, e o suporte a controle poderia ser melhor ampliado.

O Lightspeed Studio sobe mais uma vez a barra da qualidade nos jogos mobile. Depois de Apex Legends Mobile, os fãs de games de tiro vão ficar cada vez mais exigentes.

 

Nota: 9/10

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News