Gamer brasileiro prefere o celular, mas o “motivo” não é o que você esperava

A recém-lançada Pesquisa Game Brasil (PGB), o maior levantamento de dados do setor em 2022, mostra dados sobre o consumo de jogos eletrônicos em nosso país.

De acordo com a pesquisa, a plataforma favorita do gamer brasileiro continua sendo o smartphone, mas o real “motivo” talvez não seja devido a praticidade dos dispositivos móveis.

Segundo os dados, 48,3% dos entrevistados preferem jogar no celular. O público feminino é maioria quando o assunto são games mobile, elas representam 60,4%, segundo a pesquisa.

Publicidade

Sabe aquelas propagandas estranhas de games mobile? Elas funcionam! De acordo com a pesquisa, 53,6% já baixaram um jogo após ver um anúncio. Para 48% do público, os streamers e youtubers fazem parte na decisão de baixar um game de celular.

Outros dados interessantes da pesquisa:

  • 49% do público já sabe o que são NFTs.
  • 63% já viram informações sobre metaverso.

 

Classes sociais impactam na escolha da plataforma favorita

A PGB 2022 mostrou um dado muito curioso, que passou despercebido por muita gente: a relação entre a classe social e a plataforma escolhida para jogar.

De acordo com os dados mostrados na pesquisa, a classe social pode impactar diretamente na escolha do jogador pela plataforma favorita.

Por exemplo, nas classes C1 e C2, a maioria do público tem como plataforma favorita, os smartphones.

Nas classes A e B1, o smartphone é citado como favorito por apenas 9,7% do público.

O ponto de equilíbrio é a classe B2.

Para efeito de entendimento do infográfico acima, vamos usar os dados do IBGE  :

  • Classe A (acima de 20 salários mínimos),
  • Classe B (de 10 a 20 salários mínimos),
  • Classe C (de 4 a 10 salários mínimos),
  • Classe D (de 2 a 4 salários mínimos),
  • Classe E (recebe até 2 salários mínimos).

Note que é a renda familiar mensal, e não a renda de cada jogador.

Está pensando o mesmo que eu? Nas classes mais altas, as pessoas tem condições financeiras de comprar consoles e computadores de última geração, enquanto nas classes mais baixas, as pessoas tem o smartphone como único dispositivo avançado pelo qual podem pagar.

A PGB 2022 entrevistou 13.051 pessoas no Brasil (em todos os estados) entre os dias 11/02 e 07/03.

Fonte: PGB 2022

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News