As Melhores TV BOX ANDROID para XCLOUD e GEFORCE NOW

Confira as melhores TV Box Android para jogar jogos na nuvem como XCloud e Geforce Now.

Com a chegada dos serviços de jogos na nuvem (cloud gaming) no Brasil, no final do ano passado, muitos jogadores ligaram os pontos e pensaram: “ué, e as TV Box Android? Seria como ter um Xbox Series X pagando muito pouco”.

Quando funciona, a gambiarra parece bruxaria e vai fazer qualquer um pensar que você comprou um Xbox ou tem um PC Gamer escondido em algum lugar atrás da TV.

A questão é, vai funcionar? Sim, mas depende de muitos fatores.

Cloud gaming + TV Box Android é o fim dos consoles?

Para quem chegou agora no mundo dos games e não sabe como funciona essa “gambiarra” é algo assim:

Diagrama de como seria o funcionamento do Xbox Cloud Gaming.

Graças a internet de alta velocidade e os serviços de jogos na nuvem como Xcloud e Geforce Now, é possível enviar a imagem e som de um jogo rodando na instância de um servidor a milhares de quilômetros de distância direto para para a tela do celular ou TV Box. Da mesma forma, a tecnologia consegue enviar os comandos do seu controle instantaneamente e a impressão é que o jogo está rodando localmente.

Quando funciona, o cloud gaming é algo que impressiona qualquer pessoa. Afinal, é um sonho comprar um dispositivo na faixa de R$ 300 a R$ 400 reais + um controle Bluetooth e ter jogos do Xbox ou PC Gamer instantaneamente.

A questão é essa, quando funciona. Não falta relatos de pessoas que falam que a imagem congela ou “tela preta”, durante a execução dos aplicativos de jogos na nuvem na TV. Isso acontece por um simples fato: não há suporte oficial para TV Boxes.

Não é toda TV Android que funciona com Xcloud ou Geforce Now

Quem já sofreu com travamentos e tela congelada, sabe que não é toda TV Box que funciona com os serviços de cloud gaming.

Como você verá aqui, não adianta procurar por especificações, apenas testando na prática para saber se é compatível ou não.

Pensando nisso, selecionamos as melhores TV Box da atualidade que funcionam com Geforce Now e Xcloud.

As TV Box mostradas aqui são as que têm a melhor compatibilidade no momento da edição deste artigo.

No fim do artigo, você verá algumas configurações que podem rodar ainda em baixa resolução. Também colocamos no final uma lista TV Box compatíveis segundo os leitores e relatos no grupo Xcloud Brasil no Facebook.

Vale lembrar que oficialmente nenhuma TV Box Android ou TV Stick é compatível com os serviços XCloud e Geforce Now. A Microsoft está até preparando um dispositivo próprio no formato “stick” que será lançado em breve.

As Melhores TV Box para jogar Xcloud e Geforce Now

Mi TV Box S 4K

https://youtu.be/FfpsipE-NjY

 

A melhor TV Box da atualidade para XCloud e Geforce Now é a Mi TV Box S 4K.

Curiosamente essa TV Box vem com Android 8.1 customizado para parecer com o Google TV (com atualização para Android 9). Ela possui boa compatibilidade com serviços de streaming de vídeo e roda Xcloud e Geforce Now com uma facilidade absurda. Parece até um smartphone rodando, de tão “leve” que ele consegue executar os aplicativos.

Não vá atrás de outras versões mais antigas pensando em economizar, se for comprar, compre logo essa, pois é a que tem melhor compatibilidade.

As TV Box antigas da Xiaomi até conseguem rodar, mas ficam com a imagem ruim ou “travando” depois de alguns minutos jogando.

Onde comprar Mi TV Box S 4K barata

 

Mi TV Stick 4K

 

Lançada em fevereiro deste ano, o Mi TV Stick 4K é a opção de quem procura um dispositivo mais discreto.

No formato “Stick” ou “pendrive”, como muitos gostam de chamar, o Mi TV Stick 4K é uma versão melhorada do antigo Mi TV Stick que possuía apenas 1 GB de RAM.

Com 2GB de RAM, a nova versão consegue rodar serviços como Xcloud e Geforce Now com maior facilidade.

No resto, as configurações e interface são bastante parecidas com a da Mi TV Box S 4K. Mas vale lembrar que a TV Box da Xiaomi terá uma performance melhor.

Onde comprar Mi TV Stick 4K

 

Amazon Fire TV Stick 4K

 

Amazon Fire TV Stick é um dos dispositivos “não Android” com suporte a Xbox Cloud Gaming e Geforce Now. O sistema dele é o Fire OS que é baseado no Android, logo, todos os jogos e aplicativos vão funcionar, além é claro, dos jogos na nuvem.

Bastante potente, a Amazon Fire TV Stick 4K é a melhor opção para quem busca comprar em uma loja física ou na Amazon do Brasil.

Atenção: ao executar o Xbox, aplicativo do Xcloud, ele vai apresentar alguns erros informando que não possui “Google Play” e etc. Mas é só clicar em ok, que o aplicativo roda sem problemas.

A recomendação de compra é para a versão 4K, que já é uma versão atualizada. Caso você tenha a versão antiga, ela funciona também.

Onde comprar Amazon Fire TV Stick 4K

 

Realme stick 4k

https://www.youtube.com/watch?v=p0RpRvfCMDk

 

Concorrente direta da Xiaomi, a Realme não perde tempo. Os caras já lançam um Realme TV Stick 4K muito parecido com o Mi Stick 4K.

O hardware e interface são idênticos. Logo, não há diferença nenhuma na performance dos jogos via cloud gaming.

Caso não encontre a Mi Stick 4K, pode levar a Realme que a experiência vai ser literalmente a mesma.

Onde comprar Realme TV Stick 4K

 

Antigas TV Box

 

Existem muitas TV Box antigas no mercado com processadores como Amlogic S905W, Amlogic s905x3, S912 e muitos outros

O funcionamento vai depender de cada caso.

Em alguns vai ser necessário resetar a Box para as configurações de fábrica. Em outros é preciso atualizar o firmware, um processo chato e demorado.

Para quem já possui TV Boxes antigas, aqui estão alguns procedimentos que você pode realizar:

  1. Se for usar Xcloud, tente usar o navegador Edge da Microsoft.
  2. Caso não funcione, resete sua TV Box para as configurações de fábrica.
  3. Caso isso também não funcione, tente acessar as configurações de desenvolvedor e ative a função forçar a renderização 2D pela GPU. Essa opção fica ativa apenas ao ativar a “depuração USB”.

TV Box compatíveis com Xcloud (segundo relatos)

  • Sunvell T95 MAX
  • BTV BX B10
  • MXQ pro 4k 5G
  • Mecool KM2

Como você viu nesse artigo, é curioso pois a compatibilidade com cloud gaming é bastante aleatória. Essa compatibilidade não depende apenas do hardware, mas também do software. Existem muitas TV Boxes com hardware potente, mas com firmwares ruins que impedem a execução do Xcloud, até mesmo via navegador.

Leia também:

Melhores videogames portáteis de 2022

Os Melhores Controles para Celular de 2022

Melhores videogames portáteis antigos (PSP, 3DS, GBA) 2022

 

Leia também:

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]