Drastic: emulador do Nintendo DS para Android ficou gratuito

O Drastic, um dos melhores emuladores do Nintendo DS para Android acaba de ficar gratuito para todos baixarem. Mas a “promoção” do emulador foi de forma “meio forçada”, já que o Drastic foi removido da Google Play.

Lançado na loja de aplicativo da Google em 2013, esse emulador do Nintendo DS parecia imune a qualquer tipo de tentativa de derrubá-lo. O app chegou acumular mais de um milhão de downloads na loja, todos pagos.

A treta é gigantesca, então aqui vai um resumo.

Publicidade

DraStic Removido da Google Play

O DraStic foi removido da Google Play ontem (21), deixando vários usuários que pagaram pelo aplicativo sem ter acesso ao emulador.

Um imitador do desenvolvedor oficial do aplicativo, apareceu no Reddit se passando pelo criador do DraStic. Ele explicou por alto a remoção do emulador da Google Play e disponibilizou uma versão gratuita para galera baixar enquanto “ele resolvia” o problema na Play Store.

Hoje, 22, Exophase (espfusion), o desenvolvedor verdadeiro veio a público  no Reddit esclarecer a remoção do emulador.

Segundo Exophase, a Google solicitou a remoção do emulador da loja de aplicativos Google Play. Dentre os problemas estava a “descrição curta” do DraStic.

Ainda segundo o desenvolvedor, se por algum motivo o aplicativo do DraStic não reaparecer na Google Play, ele será lançado na loja apenas no próximo update, que é quando o novo sistema de gerenciamento de arquivos será implementado para se adequar ao Android 11 e 12.

Veja a tradução do tópico no Reddit:

Olá, como muitos de vocês provavelmente sabem, sou o principal desenvolvedor do aplicativo. Só agora estou ouvindo sobre o que aconteceu, é claro que essas coisas sempre têm que acontecer em um longo fim de semana aleatório. Não que isso seja muita desculpa, eu sei. Vou tentar ir direto ao ponto:

  1. O Google removeu o aplicativo porque a “descrição curta” do aplicativo era idêntica ao nome do aplicativo, o que eu acho que não, mesmo que a “descrição longa” tenha sido preenchida
  2. É um problema temporário que deve desaparecer quando corrigido, ou assim dizem. Portanto, supondo que não haja mais problemas, isso não deve significar uma nova listagem de aplicativos …
  3. Se, por qualquer motivo, não vendêssemos uma nova listagem, ela seria gratuita. O que planejamos fazer em breve de qualquer maneira. Estou esperando uma atualização para o código de manipulação de arquivos que está quase pronto (não estou desenvolvendo eu mesmo, mas estou bastante confiante de que está próximo)
  4. Há muito tempo temos um problema ao atualizar a descrição do aplicativo porque o Google em algum momento decidiu ser muito antagônico em relação aos nossos termos de descrição, rejeitando as descrições sem nos dizer o porquê. Então, eu não queria tentar atualizar a descrição até que tivéssemos que fazer com uma nova versão, porque isso pode levar várias iterações (com cada uma tendo horas de tempo de resposta) antes mesmo de obtermos algo permitido.
  5. Eu tentei fazer uma nova atualização de descrição agora na tentativa de corrigir as coisas. Talvez isso resulte em recadastramento ou talvez eu tenha que continuar consertando as coisas. Não há como saber ainda. Teremos que ver.

Eu não tenho ideia de quem estava fazendo essa representação muito elaborada e convincente de mim, mas é muito interessante que alguém estivesse pronto para fazer isso assim que isso aconteceu. O problema de rejeição do aplicativo pode ter sido facilmente detectado automaticamente, mas também pode ser porque foi relatado e que este é mais um esforço direcionado de agentes maliciosos que tentam mexer com o emulador para que possam vendê-lo.

Embora eu não tenha “aprovado oficialmente” o download do APK de outro lugar, não me incomoda se as pessoas o fizerem. Acho que vá em frente, se quiser.

EDIT: Como todos notaram que o fórum está morto, mas o Discord está… bem, principalmente não está morto. Este link deve funcionar > https://discord.gg/atMnUMN

Leia também:

DraStic é o melhor emulador de Nintendo DS para Android

25 Melhores Jogos para o DraStic (Emulador do Nintendo DS)

Melhores Emuladores para jogar games de console no Android

 

DraStic de graça? Sim!

O emulador DraStic custava em torno de R$ 25 reais agora está disponível de graça.

Mas calma que como tudo no mundo da emulação, isso também foi motivo de treta.

O desenvolvedor já havia demonstrado planos de disponibilizar o aplicativo do emulador gratuitamente na Google Play. O plano era adequar o DraStic às licenças de software livre como a GNU.

Foi então que outra pessoa, disponibilizou um APK gratuito do DraStic. Essa não é a nova versão do emulador, e sim uma versão de 2020.

Segundo o próprio dev, ele não tem a menor ideia de quem fez essa versão, mas depois de analisar, ele chegou a conclusão de que está tudo bem. Essa versão pode ficar como “a oficial” até que eles lançarem a versão atualizada com suporte a Android 11 e 12.

Não demorou, é claro, para o APK do Drastic ser espalhado na internet e agora temos mais um emulador de qualidade 100% de graça.

Vale lembrar mais uma vez que essa não é a versão atualizada do emulador. Assim que o desenvolvedor oficial disponibilizar ela, vamos atualizar a matéria.

APK do Site oficial

APK (LINK DIRETO)

Fonte: Reddit

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News