Kakele: popular MMORPG para mobile quer virar o “Tibia NFT”

Kakele é um MMORPG para PC e mobile desenvolvido na Viva Games e que ficou conhecido por ser muito parecido com Tibia. O jogo já é um relativo sucesso nos celulares, e recentemente a empresa revelou que vai incorporar uma criptomoeda e itens NFT, isso vai permitir aos jogadores ganhar dinheiro ao fazer missões no game.

Kakele tem chamado atenção dos jogadores pelo fato de que ele é um jogo que vai ter NFT, mas é gratuito para começar a jogar.

O que é o Kakele

Kakele é um MMORPG com visual 2D em pixel art que se assemelha ao visual de um popular jogo do gênero chamado Tibia. Os jogadores criam um personagem e podem sair em aventuras com outros amigos caçando monstros e cumprindo missões. No entando, o PvP (jogador vs jogador) é um dos grandes atrativos do jogo. Os jogadores podem derrotar outros a qualquer momento do game.

A produtora do game conta com desenvolvedores brasileiros, apesar do seu endereço na Google Play e App Store constar na Califórnia (EUA).

Trailer do jogo:

Como jogar Kakele

No game, os jogadores criam seu personagem e partem em aventuras em um mundo aberto e massivo. Há cinco classes para escolher: Caçador, Mago, Guerreiro, Alquimista e Furioso.

Cada classe, como você já deve imaginar, possui funções. Por exemplo, caçador e mago são mais focados em dano, enquanto Guerreiro e Alquimista são suportes e o Furioso é uma classe especial mista.

Assim como em qualquer RPG, os Magos e Alquimistas são poderosos, mas possuem pouca vida, enquanto Caçador e Guerreiros são mais fortes para ataques mais de perto e podem sofrer mais danos.

Game irá incorporar uma moeda já criada. Tem risco?

Diferente de outros games como Blade 2 que será recriado como um jogo NFT, Kakele irá incorporar uma criptomoeda já existente, a Nano (XNO).

Quando o NFT será lançado no Kakele

Por enquanto, ainda não é possível ganhar dinheiro no game, pois não é possível sacar. A implementação dos pagamentos em nano será lançada  março e abril de 2022, na versão 4.0 do jogo.

Quando isso acontecer, será possível trocar o gold do jogo por Nano. Isso irá acontecer por conta de uma “pool” de liquidez centralizada.

Play2Earn e NFT

A incorporação de uma criptomoeda no Kakele não será à toda. Os jogadores poderão trocar gold por Nano e depois converter essa Nano em outras criptomoedas, Stable Coins e até sacar o valor em real.

O game possui um Market e muito provalvemente esse mercado começará a comercalizar itens NFT que os jogadores decidam vender. A economia será controlada pelos próprios jogadores e seguindo a leia da “oferta e demanda”.

Com a adição de NFT e uma criptomoeda, Kakele torna legal aquele lance que sempre aconteceu em jogos de MMO que é a venda de itens do jogo, fora do jogo.

Que rede da blockchain o Kakele irá usar

Uma das principais dúvidas dos jogadores é qual rede um jogo NFT vai usar. O Kalele irá utilizar a Binance Smart Chain (BSC), uma das redes mais populares para jogos NFT. Ela é mais barata que a rede Etherium (ETH). A BSC é a rede de uma das Exchange mais conhecidas do mercado, que é a Binance.

É confiável? É! Mas…

Kakele já está em pleno funcionamento há 2 anos. A versão mobile chegou recentemente. O game goza de muita popularidade e é bem avaliado nas lojas de aplicativos. Inclusive, ele está disponível também na Steam, o que mostra a seriedade do projeto (não é qualquer jogo NFT que é listado na Steam.

Não vamos entrar no mérito se “vale o investimento” ou se “dá muito dinheiro”, a questão principal é se o projeto é confiável. Sim ele é. Os desenvolvedores são públicos e bastante conhecidos na comunidade. Já se vai render algum dinheiro, isso só o tempo dirá. Mas  é um jogo gratuito para começar.

SITE OFICIAL

STEAM (PC)

APP STORE (IOS)

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora:  ViVa Games
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4  / iOS 13
Idioma: Português   |  Tamanho: 100 MB

AVISO LEGAL: Tudo o que está escrito nesse artigo NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO. Não sou consultor financeiro nem pretendo ser. Estou apenas compartilhando meu conhecimento e opiniões sobre Jogos Crypto / NFTs ou qualquer coisa relacionada a este universo.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News