Jogos NFT: Crypto Burgers é hackeado “ao vivo” e perde toda sua liquidez

O jogo com NFT Crypto Burgers nem foi lançado direito e já sofreu um grande ataque hacker que o fez perder todo a sua liquidez. Nesta madrugada o game sofre vários ataques de “flash loan” e perdeu US$ 770 mil dólares, cerca de 4 milhões de reais em poucos minutos.

 

Segundo a empresa de segurança e auditoria de códigos de criptomoedas, a Certik, o ataque foi causado devido a uma vulnerabilidade no contrato inteligente que permitia que token fosse “queimado” em qualquer conta.

Ainda segundo o Certik, esse tipo de falha permite que invasores façam ataques de “flash loan”, um tipo de ataque que utiliza empréstimo instantâneo. Em termos simples, o ataque buga o sistema da criptomoeda e o atacante recebe o valor integral do empréstimo sem ter que pagar nada em troca. Muitos projetos de jogos NFT estão sofrendo ataques parecidos.

“[Flash loan] vem sendo usado para fins danosos a muitos aplicativos descentralizados, extraindo grandes quantias de seus cofres de forma quase instantânea, sendo relativamente vantajoso para o atacante, pois muitas vezes não requerem grandes quantias de capital e deixam poucos rastros.”

Site: CriptoFacil

A falha literalmente destruiu o projeto do Crypto Burgers, pois nesses casos, todo o dinheiro guardado para “pool de recompensas inicial” foi roubado e espalhado em diversas carteiras digitais.

A recuperação do projeto, nesses casos é muito difícil, mas os desenvolvedores prometeram que não vão abandonar o Crypto Burgers. Segundo eles, será feito uma nova criptomoeda para o jogo, e ao mesmo tempo, eles vão tentar recuperar o valor perdido rastreando a carteira que os hackers usaram para rouba os fundos.

Ao vivo

O streamer brasileiro Fernando “SonecaroX” Bertini, que faz algumas transmissões ao vivo sobre jogos de crypto e NFT na Twitch, viu o hacking ao vivo. Veja a reação dele no vídeo abaixo.

https://www.twitch.tv/sonecarox/clip/InventiveCreativePineappleKappaRoss-Vh21AsLuSzvobW89

Veja a explicação na sequência:  https://www.twitch.tv/videos/1266150169?t=04h09m48s

Cautela absoluta no cenário atual

O mercado atual de games NFT tem chamado atenção não só do público em geral, mas também dos hackers. O caso acima é emblemático, pois deixa bem claro o cenário de muita euforia. É preciso bastante cautela. O recomendado é tentar jogar apenas projetos que estejam consolidados, e mesmo nesses, não há garantia nenhuma de retorno.

Com informações de PortaldoBitcoin.

 

AVISO LEGAL: Tudo o que está escrito nesse artigo NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE INVESTIMENTO. Não sou consultor financeiro nem pretendo ser. Estou apenas compartilhando meu conhecimento e opiniões sobre Jogos Crypto / NFTs ou qualquer coisa relacionada a este universo.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]