Exynos 2200: novo processador trará “gráficos de PS5” aos celulares

A Samsung acaba de oficializar o aguardado Exynos 2200. O novo SoC (System on Chip) chega para concorrer com o Snapdragon 8 Gen 1 nos smartphones Android e promete trazer “gráficos de console”.

Foi exatamente assim que a Samsung lançou a campanha “Playtime is over” em seu canal oficial no Youtube.

A grande novidade que a Samsung está trazendo para o Exynos 2200 é a possibilidade de gráficos com Ray Tracing, tecnologia utilizada na nova geração de consoles, como o PlayStation 5 e Xbox Series X e S.

Publicidade

Segundo vários tweets de quem já testou o novo processador, a CPU do Exynos 2200 não é muito diferente de Exynos 2100, mas o grande destaque do processador está mesmo na sua GPU. A nova GPU feita em parceria com a AMD possui arquitetura parecida com a RNDA2, a mesma dos consoles da atuação geração.

O Exynos 2200 terá um super core X2 (2.8 GHZ) + 3 núcleos grande A710 (2.52 GHZ) + 4 núcleos pequenos A510 (1.82 GHZ). A GPU Xclipse 920 iria trabalhar a 1.49 GHZ. Esse era o plano, mas segundo rumores o clock da GPU poderá ser bem menor.

Com litografia de 4 nm e GPU Xclipse 920, a Samsung aposenta a Mali no seu top de linha com Exynos e busca ultrapassar ou pelo menos equilibrar um pouco as coisas com a Snapdragon no quesito games.

Em vários testes de Benchmark o Exynos se mostrou promissor, mas como é uma arquitetura nova, tudo vai depender de como os desenvolvedores vão explorar as novas tecnologias disponíveis.

Apesar de oficializar o novo processador com “tecnologia dos consoles”, não vai tudo bem na Samsung não.

Parece que o desenvolvimento do processador demorou mais que o esperado e a empresa vai mesmo lançar o Galaxy S22 Ultra com Snapdragon 8 Gen 1 no Brasil. Mas isso só ficará confirmado mesmo quando o S22 Ultra chegar.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News