AetherSX2: atualização “dobra” velocidade do emulador de PS2 para Android

O emulador de PlayStation 2 para Android, o AetherSX2 ganhou uma nova atualização que adicionou a opção “Skip Presenting duplicate frames”. Essa opção possibilita até dobrar a velocidade de emulação dos jogos em alguns casos.

Como o João Batista explica muito bem no vídeo abaixo. Não é tão simples assim.

Publicidade

Para quem não entendeu, alguns jogos do PlayStation 2 que são setados para rodar a 30 FPS (ou com framerate monitorado pelo sistema) rodam abaixo disso no sistema original. Jogos com Shadow of the Colossus podem chegar a 19 frames por segundo em algumas cenas. Para aparentar maior fluidez, o sistema duplica alguns frames. Isso causa uma carga de trabalho extra no PS2 e consequentemente, essa técnica é replicada pelo emulador.

O que a opção “Skip Presenting duplicate frames” faz é reverter isso. Como é um frame repetido, o emulador simplesmente deixa de mostrá-lo. Aliviando o processador e GPU.

Isso tudo a gente não está tirando da “nossa cabeça”. Veja a explicação do próprio desenvolvedor do AetherSX2:

“Isso não é salto de quadro. Não funcionará em todos os jogos, mas em jogos onde a taxa de quadros interna pode ser detectada e executado a 30fps, ele irá pular a exibição de todos os outros quadros, o que normalmente seria uma duplicata.

Isso dá à GPU do seu smartphone mais tempo para renderizar o quadro e o torna menos sujeito a manobras de gerenciamento de energia causadas pela alternância entre quadros leves / pesados.

Basicamente, você deseja ativar essa opção para obter um melhor desempenho. Deve ser seguro, em jogos que são 60fps internamente ou são incompatíveis com meu cálculo de taxa de quadros interna, ele apresentará todos os quadros de qualquer maneira.”

Segundo o desenvolvedor é seguro deixar essa opção ligada pois ela não causa conflito com jogos que são setados a 60FPS pelo sistema.

A opção está localizada no menu de configurações do emulador. Acesse a opção “Graphics” e depois em “Skip Presenting duplicate frames”. Basta ativar a opção e pronto. No vídeo acima, você encontra um tutorial explicado passo a passo.

Combinada com as funções de “Undercloking”, o “Skip Presenting duplicate frames” deixa os jogos muito mais leves de se rodar no AetherSX2.

Vai funcionar em todos os jogos? Não. Mas é bom deixar a opção ativada para quando um jogo tiver o monitoramento de quadros a 30FPS ativo. Assim, ela vai entrar em funcionamento.

Confira mais dicas de configuração no nosso Guia Definitivo do Emulador AetherSX2.

>> Guia Completo de configuração do AetherSX2 <<<

 

Confira também o grupo brasileiro do emulador no Facebook:

https://www.facebook.com/groups/968360423890828

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News