AetherSX2: emulador de PS2 para Android ganha data de lançamento

Um dos assuntos mais quentes na cena de emulação é o emulador de PlayStation 2 para Android AetherSX2. Anunciado no meio do mês de novembro, o AetherSX2 vai ser lançado na Google Play no dia 4 de dezembro. A informação foi divulgada pelo próprio desenvolvedor através do Discord.

O lançamento será na forma de um teste beta / lançamento antecipado. Cercado de mistério, este emulador para PlayStation 2 têm surpreendido a comunidade gamer. Alguns Youtubers que tiveram acesso antecipado ao emulador estão surpresos com a capacidade do mesmo.

Para testar o emulador em primeira mão, será preciso se inscrever através do Discord do desenvolvedor. Link para se inscrever aqui.

Para evitar golpes, pedimos que evitem instalar APKs que não sejam direto do site do projeto, Google Play o do Discord do desenvolvedor.

No final do artigo, você encontra os links de Discord e Reddit.

Tudo sobre o AetherSX2

O AetherSX2 é um emulador para Android que é baseado em parte no PCSX2, o melhor emulador de PlayStation para PC. Ao trazer a base do PCSX2 para os processadores ARM, o desenvolvedor Tahlreth garantiu duas coisas fantásticas: a gratuitidade plena do emulador e a compatibilidade com muitos games.

Publicidade

De acordo com um post feito pelos desenvolvedores do PCSX2, eles tiveram uma boa conversa com o desenvolvedor do AetherSX2, e este último por sua vez, foi bastante receptivo para utilizar as licenças LGPLv3.

Para quem não sabe, um dos grandes problemas na emulação de PlayStation 2 no Android, é o copiar o código fonte e colocá-lo em um aplicativo pago e não citar os desenvolvedores originais. Algo que não é permitido pelas licenças de software livre.

Felizmente não foi o que aconteceu com o AetherSX2. O desenvolvedor concordou em utilizar licenças de software livre e com isso garantir que o emulador será de graça para qualquer um baixar (Obs: pode ser que haja uma versão “apoia-se” paga na Google Play, mas você sempre pode baixar a versão grátis no Github).

Ainda de acordo com a postagem, os desenvolvedores do emulador de PC ficaram surpresos com o AetherSX2. Nas palavras deles: “ele funciona melhor do que a maioria de nós esperava! “.

Ao rodar diversos games com facilidade em aparelhos relativamente antigos  como Galaxy S9 ou Pocophone F1 (com processador Snapdragon 845 ou superior), o AetherSX2 promete cumprir tudo que o DamonPS2 prometeu e nunca cumpriu: emulação de PlayStation 2 no Android sem hacks e gambiarras estranhas.

Mas ainda é cedo para afirmar que a emulação de PS2 no Android está “destravada”, como podemos afirmar hoje em dia com PSP e Game Cube. Isso é algo que só poderemos afirmar com o tempo. Assim que o emulador sair, vamos fazer uma bateria pesada de testes.

Até lá, veja jogos rodando no emulador AetherSX2 em um POCO F3 (Snapdragon 870):

Confiram também o canal do João Batista (narrador do nosso canal). Ele vai trazer muito conteúdo sobre este novo emulador de PS2 para Android.

 

LINK DO REDDIT: https://www.reddit.com/user/Tahlreth/

LINK DO GRUPO DO DEV NO DISCORD: https://discord.gg/JZ7BkeEdrJ

Link do projeto: https://github.com/Tahlreth/tahlreth.github.io/blob/main/index.md

 

Fonte: PCSX2.net

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News