Remaster da trilogia clássica de GTA divide fãs na Internet

A essa altura, você já deve ter visto o trailer e imagens Grand Theft Auto: The Trilogy – The Definitive Edition. A remasterização de GTA III, Vice City e San Andreas que a Rockstar vai lançar nos consoles em novembro e no mobile apenas em 2022.

A revelação pegou alguns fãs de surpresa e outros não. Mas a realidade é que muitos jogadores estavam esperando algo muito maior da Rockstar.

 

Publicidade

Os gamers de PC e consoles esperavam um remaster surpreendente, algo no nível de “Resident Evil II” (que na realidade é um Remake).

Desenvolvido pela Grove Street Games, esse remaster foi pensado para funcionar primeiro para mobile e depois portado para consoles e PC. O motivo? Simples, a Grove é a empresa que cuidou dos ports mobile de GTA para Android e iOS.

Qual foi a ideia da Rockstar?

Os três primeiros jogos 3D da franquia, principalmente GTA San Andreas, são games muito queridos pelos jogadores. Para ela (Rockstar), não fazia mais sentido tentar vender eles para a atual geração de consoles e portáteis. O visual além de parecer ultrapassado, ficaria com texturas estouradas ao jogar em TVs de 4K, por exemplo.

Foi pensando nisso que a Rockstar encomendou esse remaster. É importante dizer que remaster é diferente de remake.

Mas isso não significa que não haverá melhorias exclusivas no PC e consoles, como DLSS.

O que muitos fãs esperavam era um remake completo, principalmente de GTA San Andreas, o jogo mais amado da franquia.

Detalhe que passou despercebido: TODOS OS JOGOS ESTARÃO EM PORTUGUÊS

Um detalhe que passou despercebido por muita gente, mas é importante ressaltar que GTA Trilogy – The Definitive Edition chegará aos consoles com legendas em português (PT-BR).

Acredito que de tanto o jogo receber mods, muita gente não sabe que a versão de consoles e mobile nunca foi traduzida oficialmente. Como a coletânea é o mesma que vai chegar aos celulares em 2022, muito provavelmente a versão para mobile será em português também.

Imagens do Remaster

*caso esteja vendo isso via aplicativo ou página resumida, acesse a versão completa do site para ver as imagens e alta resolução.

Fãs ficaram divididos na Internet

Um fã comentou: “É assim que GTA Trilogy não vai se parecer”. As imagens abaixou são do game clássico com o uso pesado de mods.

Outro fã destacou que a coletânea está sim bonita, mas existem mods que a deixam mais bonita.

Além disso, os jogadores que utilizam o PC criticaram o preço de GTA Trilogy, mostrando que até na PlayStation Store, a coletânea está mais barata.

 

Não é querendo defender a Rockstar mas….

Uma rápida olha no trend de notícias do Twitter e qualquer um percebe que a recepção foi mista. Alguns fãs gostaram e outros não gostaram nem do visual e muito menos do preço.

Vale lembrar que a Rockstar também quis manter a identidade visual da franquia, ao invés de ir para uma proposta mais realista. O remaster está sim bonito, mas não deixa de ser um remaster de um jogo com um visual meio cartunesco.

Além disso, é preciso entender alguns custos extras que vem em qualquer versão de GTA. Por exemplo, se a Rockstar decidir manter as icônicas rádios com suas músicas de sucesso, tudo isso tem um custo enorme do ponto de vista de direitos autorais.

Melhorias na jogabilidade

Confira a tradução direto do site da Rockstar com as notas do que mudou em termos de jogabilidade.

Experiência do jogador atualizada * tornando mais fácil do que nunca jogar esses jogos clássicos, incluindo:

Um layout de controlador no estilo GTAV.

Controles aprimorados de tiro e mira, com controles de movimentação aprimorados em GTA: San Andreas.

Rodas de seleção de armas e estações de rádio atualizadas

Minimapas atualizados com navegação aprimorada, permitindo aos jogadores definir pontos de passagem para destinos.

A capacidade de reiniciar imediatamente uma missão com falha. Mais novas conquistas do clube social da Rockstar Games para membros

x

Visuais aprimorados, com gráficos e fidelidade aprimorados em todos os três jogos, incluindo:

Texturas de alta resolução de personagens a armas, veículos a estradas e muito mais para maiores detalhes.

Um sistema de iluminação totalmente reconstruído com sombras e reflexos aprimorados e muito mais.

Melhoria dos efeitos da água e do clima. Detalhes aprimorados em árvores e folhagens.

Distâncias de desenho aumentadas para fornecer um novo nível de profundidade e definição

x

Além de recursos específicos da plataforma, * incluindo:

Suporte de resolução 4K com desempenho de até 60 FPS para sistemas PlayStation 5 e Xbox Series X

Suporte NVIDIA DLSS na versão para PC

Touch, panorâmicas e seleções de menu, bem como giroscópio para Nintendo Switch.

 

E para mobile quando vem?

GTA Trilogy Remaster chega para celulares apenas em 2022. A coletânea muito provavelmente também será um vendida  como um só game pago, offline e com suporte a controles Bluetooth/USB. Mas também podemos esperar versões separadas.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News