Melhores Jogos de console / PC que foram portados para Android e iOS

Conheça 15 jogos de PC ou consoles que foram parar nos celulares. Games de PlayStation 4, Xbox e Nintendo Switch que foram parar no Android e iOS.

A plataforma mobile é sólida quando o assunto é games de sucesso, mas boa parte dos jogos realmente bons são proveniente dos ports, e para quem não está familiarizado com o termo – ports é quando um jogo é lançado para uma determinada plataforma e depois lançada para outra totalmente diferente.

Não temos do que reclamar no mobile. Existe uma infinidade de jogos portados dos consoles e PC’s para Android ou iOS. A questão é que nem sempre eles ficam famosos pois em grande parte são jogos premium (pagos).

Publicidade

 

Conteúdo em vídeo:

BloodStained

 

Koji Igarashi é um nome famoso na indústria dos videogames, e não é por menos. O cara foi o produtor de Castlevania Symphony of the Night, ele revolucionou a indústria dos jogos com seu “metroidvania”. Ele está de volta dessa vez sem a Konami para trazer o seu próprio castlevania… esse é BloodStained.

Um metroidvania incrível, teve um lançamento conturbado nos celulares, e não é pra menos, um game completo sendo portado para o mobile, mas depois de vários updates ele está incrível. É curioso o fato do jogo estar até mais bonito nos celulares do que no próprio Nintendo Switch. Erga suas espadas, preparem o seu chicote e ajude Mirian a lutar contra o mal que assola seu mundo.

BloodStained na App Store (iOS)

BloodStained na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

Star Wars Knights of The Old Pepublic

Há muito tempo, em uma galáxia muito, muito distante… era lançado um RPG incrível nesse universo amado por uma legião que é o Star Wars.

Em Knights of the Old Republic vivenciamos um pouco do passado, estamos a 4 mil anos antes do império, e os Jedi estão perecendo contra os Sith. Você é um poderoso usuário da força, o “escolhido”, mas nesse maravilhoso game é você quem dita seu futuro.

Cabe ao jogador escolher os caminhos para o lado dos JEDI, ou sucumbir ao lado negro da força. KOTOR como é conhecido é um game famoso pois foi dele tirados os moldes para Mass Effect, é um jogo gigantesco e cheio de escolhas então se prepare para muita leitura.

KOTOR na App Store (iOS)

KOTOR na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português (via gambiarra) | Offline

 

Dead Cells

Os jogos indie ganharam um destaque gigante depois de Limbo. Ele foi a porta de entrada para uma enxurrada de bons títulos, cada um inovando em uma coisa, e esse aqui não é diferente.

Dead Cells é um jogo que costumam ser chamado de metroidvania, mas eu acho que tá mais para um plataforma ação com rogue like. Nesse jogo, você é um experimento que falha e ganha um corpo.

Seu personagem é jogado em num mapa procedural, onde você precisa derrotar inimigs, adquirir itens melhores, e ai você morre…. E COMEÇA TUDO DE NOVO, ou seja esqueça as armas que pegou, esqueça os upgrades que adquiriu, comece de novo, e de novo, até você ser bom o bastante para passar todos desafios e chefes do jogo.

Dead Cells é um sucesso nos mobile e não era pra menos, mais uma conversão perfeita a nível console, que deixa o Nintendo Switch no chinelo, vale a pena cada minuto desse jogo.

Dead Cells na App Store (iOS)

Dead Cells na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

Company of Heroes

Um dos gêneros que andam em baixa no mundo dos games é dos RTS (Real Time Strategy – Estratégia em Tempo Real), tudo graças a uma infinidade ded jogos de estratégia e gacha. E pensar que no passado era um tipo de jogo que todo mundo adorava.

Mas ainda bem que recebemos Company of Heroes, esse RTS sobre a Segunda Guerra que possui gráficos belíssimos e uma ótima jogabilidade. Um ponto negativo do game é ele ser bem pesado, não é qualquer smartphone que vai aguentar rodar essa belezinha aqui não. Além disso ele é um jogo caro. Contudo, esse é um dos games que todo fã de estratégia precisa conhecer.

Company of Heroes na App Store (iOS)

Company of Heroes na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

Bully

Esse jogo aqui meio que dispensa comentários.

Bully é um queridinho da época do Playstation 2, e não é pra menos, um jogo bonito, divertido, que tem um enredo legal e uma jogabilidade excelente.

Neste “GTA de escola”, você é Jimmy, um baixinho, sardento e esquisito que simplesmente não leva desaforo pra casa. Ele foi largado na academia bullworks por ser a única escola que aceita desajustados como ele.

Jimmy então se junta a Gary e Pete para unir a escola contra os valentões. Uma campanha bem legal com um bom tempo de duração, Bully é um port fantastico que roda na maioria dos celulares, sem dúvidas uma das melhores conversões de jogos pra console no mobile até hoje.

Aviso: o jogo não está abrindo no Android 11. Mas a versão “piratinha” está. Doido né?

Bully na App Store (iOS)

Bully na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Inglês | Offline

 

XCOM (1 e 2)

Humanos sempre imaginam seres extraterrestres como inimigos, e nesse jogo não é diferente. Estamos no futuro e a Terra foi invadida por aliens , então você jogador é responsável por uma organização chamada XCOM que tem como objetivo defender a Terra desses ataques.

XCOM é um jogo tático, como um tabuleiro. Você precisa posicionar seus soldados e lutar contra as forças inimigas. Um game aclamadíssimo e sua versão mobile não faz feio, sendo fiel ao material original, uma replica exata de um jogo lançado pra PS3/Xbox360.

XCOM na App Store (iOS)

XCOM na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Inglês | Offline

 

GRID Autosport

GRID Autosport é um absurdo quando se falamos de evolução gráfica mobile, é um dos ports mais fiéis e bem feitos de um jogo de consoles transportado para os celulares.

Um jogo de corrida com gráficos lindíssimos, jogabilidade excelente, e claro, premium! E nesse aqui nem adianta procurar “APK” para ele, se quiser jogar essa maravilha vai ter que comprar. Então corra contra seus oponentes, conquiste as copas, adquira novos veículos nesse que é de longe um dos jogos mais bonitos mobile.

GRID na App Store (iOS)

GRID na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

This War of Mine

Sempre que jogamos games de guerra estamos do lado do “heróis”, com aspas mesmo. Somos sempre o super-soldado que vai salvar o dia, mas conflitos armados não são apenas isso, existe também o lado dos civis que estão no meio do combate. É exatamente o que vemos em This War of Mine.

Nesse jogo estamos controlado os civis, as pessoas que ninguém se lembra e que sofrem por conta dessa imbecilidade que são as guerras, aqui somos um grupos de civis (que geralmente são aleatórios).

Eles se juntam para sobreviver à guerra. Na parte do dia você organiza a sua “casa”, faz comida, dorme cuida de ferimentos, procura itens pela casa, e gerencia as ações dos seus personagens. À noite, você pode escolher um personagem para sair em busca de suprimentos, armas, comida, materiais. Mas se prepare isso é a guerra e nela você vai ver coisas desagradáveis e histórias tristes.

Publicidade

War of Mine na App Store (iOS)

War of Mine na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

The World End With You: SoloRemix

Esse jogo aqui é uma pérola escondida e guardada a sete chaves no mobile. Ninguém falava dele até o anuncio do 2 (que sairá por enquanto apenas pra consoles), mas o Joãozin aqui tinha esse game no coração desde a sua versão original lançada pra Nintendo DS.

Em The World End With You controlamos Neku, um garoto que descobre logo no começo que está contra sua vontade num jogo que simplesmente decide quem vive e quem morre. Com uma gameplay diferente que usa bem o touch screen, esse é um jogo de aventura com elementos de RPG impressionante. Não vou falar muito dele por que não quero dar spoiler, mas esse game merece um cantinho especial no armazenamento do seu celular. Jogaço!

TWEWY na App Store (iOS)

TWEWY na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Inglês | Offline

 

Minecraft

É curioso quando uma versão mobile de um jogo fica tão boa que ela acaba se tornando a versão principal. Foi exatamente o que aconteceu com Minecraft.

Todo mundo conhece ou já viu esse jogo, e a versão mobile é espetacular, e foi ela que aposnteou a versão Java nos PCs. Um caso curioso, onde uma versão fez o caminho inverso e não apenas isso, dominou o jogo e agora é a versão principal de Minecraft.

Esse jogo vez ou outra entra em promoção. Eu paguei mizeros R$ 0,40 nele, quarenta centavos num jogo que proporciona MUITAS horas de gameplay.

Minecraft na App Store (iOS)

Minecraft na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

ARK

Ark é um jogo de sobrevivência que não só mostrou o que o mobile era capaz, mas é até hoje servido como benchmark para testar a potência de um celular.

Ark é um jogo de sobrevivência futurista que coloca elementos pré-históricos, então não se espante ao dar um rolê por aí e der de cara com um tiranossauro querendo sua carne.

Os gráficos desse jogo é o suprassumo do mobile, e sim, é pesado pra caramba. ARK Mobile até hoje faz celular topo de linha engasgar em alguns momentos.

Um port perfeito do PC para celulares. Tão perfeito que até os bugs vieram junto. kkkk

sentir dificuldade para rodar esse game, um digno port vindo diretamente dos PC’s, e tão bugado quanto a sua versão original 🤣.

ARK na App Store (iOS)

ARK na Google Play (Android)

Tipo:  Grátis  | Idioma: Português | Offline

 

 

GTA SAN ANDREAS

A lista já está chegando no final e vocês já devem estar se perguntando: “tá mais cade oo (oh shit here you go again)”. Óbvio que GTA San Andreas iria estar nessa lista.

Quem lembra dele lá no lançamento custando pra rodar nos PC’s mais tops, eu mesmo tive um PC legal que peguei com um primo e ele sofria pra rodar o jogo com boas taxas de quadros.

Cá estamos hoje, com celulares mais básicos e que rodam ele com tudo no ultra com facilidade.

Em GTA San Andreas, seremos o CJ, membro da gangue de Groove Street e vamos procurar muita confusão com os Ballas. San Andreas Mobile é um jogo recheado de conteúdo com muita coisa para fazer.

Muita gente fala de GTA V para celular, mas San Andreas é literalmente isso, um jogo eterno que ganhou uma sobreviva absurda graças a mods e a comunidade. Hoje em dia o game tem até online e RP.

GTA SA na App Store (iOS)

GTA SA na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português (via gambiarra) | Offline

 

Unruly Heroes

Esse jogo é mais recente e já fiz vídeo dele. Unruly Heroes é um game que tem no seu time, antigos funcionários da Ubisoft. Se você reparou em uma semelhança com Rayman, ela vem daí.

em Unruly Heroes aqui controlamos personagens num enredo que se inspira a Jornada ao Oeste, jornada essa que deu origem a histórias como Dragon Ball.

Unruly é um game de plataforma e ação com alguns puzzles, mas que cativa mesmo nos personagens carismáticos e na gameplay plataforma espetacular. O jogo é pago, mas ele é barato (R$ 10 reais), então quem puder compre pois vale a pena.

Unruly Heroes na App Store (iOS)

Unruly Heroes na Google Play (Android)t

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

Titan Quest

Quando o assunto é RPG isométrico todo mundo se lembra de Diablo, mas um game tão bom, mas esquecido na sua época foi Titan quest, o que dizer dele?

Um RPG isométrico, cheio de classes e itens, mas o diferencial dele é a Lore e o universo. Aqui diferente dos monstros, e demônios de Diablo estamos na mitologia Grega, e essa é de longe uma das melhores mitologias para esse se basear e explorar.

Seu objetivo é evitar que os titãs despertem. Encare uma aventura que começa despretensiosa, apenas salvando camponeses de bestas e depois termina em uma aventura épica passeando por toda a Grécia antiga.

Titan Quest na App Store (iOS)

Titan Quest na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

 

Wonder Boy III: The Dragon’s Trap

E por último nessa lista de ports de console / PC, eu escolhi esse jogo que é a conversão perfeita, Wonderboy the dragon’s trap. Um jogo que é basicamente um “control C, control V” da sua versão “consolizada”.

Neste game, você começa no ponto exato do final do segundo título da franquia, mas aqui ao derrotar o dragão seu personagem é amaldiçoado e vira um lagarto humanoide. Então cabe a ele desbravar 5 mundos para remover essa maldição. Este jogo é um remake perfeito de um clássico de Master System, e que aqui no brasil ficou muito famoso quando a TecToy adaptou o ele com os personagens da Turma da Mônica.

The Dragons Trap na App Store (iOS)

The Dragons Trap na Google Play (Android)

Tipo:  Pago  | Idioma: Português | Offline

Essa é a minha primeira lista de 15 jogos portados de outras plataformas para mobile. Tem muito mais jogo assim na plataforma e gostaria de num futuro fazer outras listas. Aguarde.

Leia também:

MELHORES JOGOS PAGOS DE TODOS OS TEMPOS

Google News