Egg NS 2.1.1: como está o emulador de Switch para Android um ano depois

Egg NS emulator, conhecido também como Emulador do Nintendo Switch para Android, tem sido bastante comentado desde o seu lançamento. O emulador está em constante evolução, mas ainda há polêmicas e informações equivocadas sobre ele. Veja como ele está um ano depois.

Emulador envolto em polêmicas

Desde o seu lançamento, o Egg NS tem sido um dos assuntos mais comentados na esfera de gamers de celular. Afinal, um emulador que consegue reproduzir jogos do Nintendo Switch no smartphone é algo bastante impressionante.

Publicidade

Uma das principais polêmicas envolvendo o emulador é a necessidade da compra de controle Joystick Gamesir X2 Type-c. Mas essa não é apenas a única polêmica.

Jogos famosos ainda não funcionam direito

O João Batista, nosso narrador, adquiriu um controle desse para review e ficou impressionado com a qualidade da emulação. A capacidade de compilar shaders do emulador é absurda, tudo é feito de maneira muito rápida. Porém, depois de algumas horas jogando, ele percebeu que nem tudo é perfeito.

Mesmo após um ano do seu lançamento, e mesmo com a atualização 2.1.1, o emulador apresenta problemas em vários jogos famosos. São poucos os games que rodam completamente, em outras palavras, games que você conseguirá jogar do começo ao fim sem problemas.

Em suma, as atualizações mais recentes trouxeram compatibilidade e melhorias para os smartphones menos potentes, mas essas melhorias são em jogos indie. Os games que a galera mais procura, continuam “jogáveis” (com muitas aspas mesmo), apenas em aparelhos topo de linha.

Por conta disso, muitos usuários se decepcionam, pois, compram o controle Gamesir X2 esperando uma emulação “jogável” em games famosos. Mas o que acontece é que esses jogos rodam bem por poucos minutos.

Além de precisar de um smartphone potente, com pelo menos um processador Snapdragon 855, sendo o ideal o topo atual, o 888, o Egg NS fecha, do nada, em muitos jogos.

Muitos jogos fecham (forced close) sem motivo aparente.

 

Então se você pensa que vai comprar o controle e conferir games como The Legend of Zelda: Breath to the Wild, Super Mario Odyssey, The Legend of Zelda: Skyward Sword e muitos outros da Nintendo, na íntegra, pode tirar o “cavalinho da chuva”. Esses games rodam bem — por alguns minutos — depois eles fecham ou chegam em uma parte que não emula de jeito nenhum.

Apenas quem tiver Snapdragon 888 é que vai poder curtir games como Mario Kart 8 ou Super Mario 3D World + Bowser’s Fury. Os “Zeldas”? Até na versão 2.1.1, eles são jogáveis por alguns minutos, e é aí que entra a falta de ética dos Youtubers. Muitos editam os vídeos mostrando somente as partes jogáveis e esquecem de te falar que o emulador “crasha” muito nesses jogos.

A desenvolvedora do emulador não deixa claro quais são os jogos compatíveis (de verdade). A lista dos jogos suportados não é atualizada há um ano.

EGG NS 2.1.1 e o seu desenvolvimento

A versão mais recente do emulador de Switch para Android trouxe muitas melhorias, é verdade, inclusive o suporte a Versões mais antigas do Android, inclusive a 9. Porém, vale ressaltar sempre que é preciso ter processador de ponta para rodar os jogos.

O desenvolvimento desse emulador é uma das coisas mais obscuras da atual cena de emulação. Algo que lembra bastante o emulador de DamonPS2.

O EGG NS usa código aberto do emulador Yuzu. Para quem não conhece, o Yuzu é um emulador de Switch que foi desenvolvido pela mesma equipe do Citra (Nintendo DS).

Ao que parece, o pessoal do NXTeam Studios adaptou o código do Yuzu para o Android e colocar nele a necessidade de um controle específico. Isso parece ser verdade, pois basta sair uma atualização o Yuzu que a mesma novidade chega ao Egg NS.

Lista dos jogos mais compatíveis do Egg NS.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News