Novo Windows 11 tem emulador Android integrado… Fim do Bluestacks?

A Microsoft anunciou hoje (24), o Windows 11, a próxima versão do sistema operacional mais usado nos computadores e PCs. Dentre as novidades que chamaram atenção está o emulador integrado que vai permitir ao sistema rodar aplicativos Android nativamente.

Sim! O Windows 11 virá com um emulador embutido dentro do sistema. Com isso, muitos apps irão rodar nativamente, sem precisar de nenhum outro emulador. Na apresentação, realizada hoje, foi demonstrado o aplicativo Tik Tok rodando direto do sistema. Além disso, a Microsoft mostrou que a Amazon App Store (com aplicativos Android) estará presente dentro da Microsoft Store.

A notícia pega de surpresa empresas de emuladores que oferecem como principal diferencial a possibilidade de rodar aplicativos e jogos Android.

Publicidade

Imagens da apresentação:

Imagem da loja de aplicativos com apps do Android integrados (Foto: Reprodução).
Tik Tok rodando nativamente no Windows 11 (Foto: Reprodução)

Óbvio que a Integração com Android não será completa, mas já é uma boa iniciativa da Microsoft. O que resta saber agora é qual o nível de integração com o Android.

A Microsoft está usando a tecnologia Intel’s Bridge para trazer os aplicativos Android para o Windows. A Tecnologia Intel Bridge é um pós-compilador de tempo de execução que permite que os aplicativos sejam executados nativamente em dispositivos baseados em x86, incluindo a execução desses aplicativos no Windows.

Loja de aplicativos da Microsoft terá dentro dela a Amazon AppStore com diversos aplicativos Android (Foto: Reprodução)

Traduzindo: essa tecnologia da Intel consegue pegar instruções feitas para outros processadores e interpretar para a linguagem dos processadores x86 (padrão dos PC e Notebooks) com isso, fica fácil criar um emulador que leia essas instruções, sem precisar de virtualização de máquina (algo que consome bastante recursos).

Ao trazer aplicativos Android para o Windows 11, a Microsoft imita o suporte nativo da Apple a aplicativos iOS nos Macs baseados em chips M. Isso permite aos usuários desfrutar de vários tipos de software na mesma tela. Enquanto isso, será interessante ver se os aplicativos Android serão capazes de funcionar no Windows em plataformas ARM.

Com informações de TomsHardware.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News