Videogame dentro do Tesla? Novos Model S e X terão plataforma de jogos com processador e GPU da AMD

Talvez você não se lembre, mas no início deste ano Elon Musk disse que eventualmente seria possível jogar games como “The Witcher” e “Cyberpunk 2077” nos carros elétricos feitos pela Tesla. Aparentemente, o bilionário levou essa questão bastante a sério, e durante a Computex 2021, a AMD (Advanced Micro Devices, Inc), uma fabricante de placas de vídeo e processadores, revelou que será a responsável por tornar a fala de Musk realidade.

Ao que tudo indica, um novo sistema de jogos será implementado nos próximos Model S e Model X, que serão equipados com um processador AMD Ryzen, além de uma GPU (Unidade de Processamento Gráfico) RDNA 2. De acordo com Lisa Su, CEO da AMD, “Já temos um processador AMD Ryzen alimentando o sistema de infoentretenimento nos dois carros, assim como uma discreta placa gráfica RDNA2 preparada para entrar em ação quando forem iniciados grandes jogos, fornecendo um total de 10 teraflops de poder de processamento. Estamos ansiosos para oferecer aos jogadores uma ótima plataforma para jogos AAA (termo que designa jogos com grandes orçamentos)”.

Ainda de acordo com a fabricante de processadores, o videogame presente nos veículos, em teoria, serão tão potentes quanto um PlayStation 5, ficando somente um pouco atrás. E isso faz total sentido, já que o console da Sony também é equipado com GPUs RDNA 2 da AMD, proporcionando 10 teraflops de potência. A CEO também destacou que os gráficos da GPU presente nos veículos só serão ativados quando o título que o usuário estiver jogando exigir “uma tonelada de energia”. Essa tecnologia já é utilizada nos computadores gamers com placas gráficas integradas, e os carros da Tesla adotarão o mesmo modelo, já que nenhum motorista de um veículo elétrico gostaria de reduzir a vida útil das suas baterias para manter uma RDNA 2 de alta potência ativada por longos períodos. Porém, essa novidade deve demorar algum tempo para chegar ao Brasil, além disso, ninguém precisa comprar um Tesla para ter acesso a games divertidos, sendo que o LeoVegas é confiável e conta com um amplo catálogo de jogos especialmente desenvolvidos para o PC e mobile, além de diversos títulos gratuitos.

Poucas informações a respeito

Outros detalhes sobre o sistema que estará presente nos novos carros da Tesla ainda não foram divulgados, mas segundo o famoso vazador de informações Patrick Schur, a plataforma integrada aos veículos teria um chip Radeon 6600M com 28CUs e 1792 unidades de Sombreador, um pouco diferente dos 36CUs e 2304 unidades de sombreador da GPU RDNA 2 que está presente no PS5. E apesar de não serem exatamente as mesmas, a tecnologia é muito semelhante, porém com um número um pouco menor de núcleos na mesma estrutura de GP. Traduzindo: o desempenho do “videogame” presente no Tesla será realmente um pouco menor em comparação ao console fabricado pela Sony.

Ademais, mesmo que os videogames integrados aos veículos tenham componentes da AMD, boa parte da performance final irá depender de qual plataforma de software será utilizada. Em um anúncio recente, a montadora revelou que está à procura de programadores Linux, deixando uma pista de que esta plataforma poderá ser a base do sistema operacional dos consoles. Mas, o Linux nunca foi visto como uma boa opção quando o assunto são jogos, e por conta disso será interessante acompanhar o que a companhia fundada por Musk conseguirá oferecer em relação a experiência gamer de alta qualidade. Para os amantes de tecnologia e principalmente da Tesla, é só aguardar os novos veículos serem entregues e experimentar a novidade.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.