Sonic 30 anos: relembre os jogos para celular do mascote da SEGA

Sonic the Hedgehog, o ouriço mais famoso do mundo dos games, está comemorando seu aniversário de 30 anos nesta quarta-feira (23).

Nosso amigo azul está fazendo 30 anos! Confira os jogos dele no celular (Foto: Reprodução)

A data marca o lançamento do primeiro jogo do personagem no saudoso console Mega Drive.

O mascote veloz da SEGA fez dos celulares sua segunda casa a partir de 2001. Confira todos os jogos de Sonic que já foram lançados nos celulares (são 65 jogos!!!).

– Sonic the Hedgehog (2001 – Sonic Cafe)

Publicidade

A história do Sonic nos celulares começa bem cedo, praticamente junto com a história dos primeiros jogos coloridos para celulares. Em 2001, surgiu o primeiro port de Sonic the Hedgehog para celulares japoneses. O game era oferecido como parte do serviço Sonic Cafe. Feito pelo próprio Sonic Team, esse “pseudo port” era bem curtinho e mais se assemelhava a minigames com o personagem.

– Sonic Golf / Speed / Billiards / Bowling e mais (2002 a 2005)

Em 2002, o serviço Sonic Cafe continuava a todo vapor. O serviço liberou diversos jogos para os usuários de celulares i-mode 504/505/700/FOMA/900/901/902/903 com sistema Brew, muito populares no Japão.

Foram lançados diversos mini games como Sonic Golf, Speed, Sonic Fishing, Sonic Billiards, Nakayoshi Chao!, Sonic Bowling, Eggman no Kazuate Panic!, Sonic no Jirai Sagashi Game, Sonic Racing Shift Up, Sonic Golf C-Mode Cup e muitos outros.

Ao todo o Sonic Cafe ofereceu cerca de 37 jogos para celular com o personagem, mas apenas dois deles se destacaram e foram parar também no ocidente. O port do Sonic original, do Mega Drive e Sonic Jump.

– SonicN  / Sonic Advanced N-Gage e Java (2003)

SonicN é uma port do Sonic Advance para o primeiro smartphone gamer da história, o Nokia N-Gage. O port  foi lançado em outubro de 2003 nos Estados Unidos, Europa e Austrália como um dos títulos de lançamento para dispositivos até então.

O game é uma versão idêntica a Sonic Advance do Game Boy Advance, mas a tela cortada nas laterais incomodou alguns, como eu na época. Sim, a foto acima é o do meu saudoso N-Gage que já não liga mais.

Também foi lançada uma versão para celulares Java em 2008.

Para a época, Sonic Advance era um produto completamente original. O jogo tinha muitos personagens selecionáveis e uma gameplay diferente, um pouco mais lenta. Isso fez com que o game dividisse opiniões, mas no geral, SonicN é outro excelente jogo da franquia.

– Sonic the Hedgehog Mobile (2005)

Nos celulares comuns, mais populares, a saga do Sonic começa com um port do primeiro jogo, o clássico Sonic the Hedgehog . O game foi publicado pela SEGA Mobile mas foi desenvolvido do zero pela iFone (ironia).

Devido às limitações da época, o game foi dividido em duas partes Sonic the Hedgehog Part 1 e Sonic the Hedgehog Part 2. O primeiro jogo oferecia as 3 primeiras fases e o segundo as últimas fases. O jogador precisava comprar os dois games para enfim, conseguir zerar Sonic no celular.

A versão mobile lembrava muito o do Mega Drive, mas por conta das limitações da plataforma Java várias coisas foram retiradas como os estágios bônus, sprites reduzidos e pequenos animais que saíam das cápsulas do Dr. Eggman.

– Sonic Jump (2005 no Japão, 2007 no resto do mundo)

Sonic Jump, um dos jogos mobile mais icônicos do ouriço.

Ainda em 2005 foi lançado no Japão o game mobile mais icônico do Sonic até então. Sonic Jump foi feito exclusivamente para celulares e trazia uma aventura diferente. Sonic agora tinha que saltar em alta velocidade para alcançar seus inimigos e salvar os animais.. Uma jogabilidade totalmente diferente dos outros jogos de Sonic até então, rolamento vertical.

Ao contrário do port do Sonic 1 para Java, Sonic Jump foi desenvolvido diretamente pelo Sonic Team, o estúdio responsável pelos principais jogos da franquia. No Japão, o game surgiu primeiro para os seguintes aparelhos da FOMA: i-mode 505/506/700/FOMA/900/901/902/903.

Em abril de 2007 foi a vez dos celulares Java do ocidente receberem esse excelente jogo. Sonic Jump ainda iria ganhar uma versão para Android e iOS posteriormente, em um remake com gráficos 3D.

– Sonic at the Olympic Games (2008)

Muito bem recebido nos celulares, a franquia Sonic at the Olympic Games seria uma versão de Mario & Sonic at the Olympic Games. O personagem da Nintendo foi vetado da versão mobile.

O game é uma coletânea de mini-jogos de atletismo e outros esportes. O destaque, não poderia ser outro, a presença dos divertidos personagem da SEGA.

– Sonic the Hedgehog (iPod 2007)

Apesar de não ser exatamente um celular, essa é uma curiosidade bem interessante do ano de 2007.

Antes de existir Android e até iPhone, Sonic the Hedgehog, uma conversão perfeita do Mega Drive foi lançada exclusivamente para alguns iPods como iPod de 5ª Geração, Classic e 3ª geração do iPod nano. Atenção, não confundir iPod touch. Eu quis dizer iPods.

O jogo é controlado usando a Click Wheel do iPod para movimentação e o botão central é usado para pular. Como alternativa, há uma segunda configuração de controle em que os jogadores tocam na tela para mover o Sonic. Qualquer um dos esquemas de controle pode tornar o jogo mais desafiador do que era originalmente.

– Sonic Jump 2 (2008)

Sonic Jump 2 seguiu os passos do primeiro jogo e entrega uma aventura que mistura diversão casual com boa história. Dr. Eggman pretende destruir o planeta e, para detê-lo, o jogador, como Sonic, deve pular de plataforma em plataforma, subindo na tela até o topo.

Existem 7 níveis de dificuldade crescente. Com direito a chefões e tudo mais. A novidade neste jogo é um fragmento de Chaos Emerald em cada nível – para coletá-lo, você deve terminar o ato com pelo menos 50 anéis. Um dos melhores jogos do Sonic em Java.

Sonic Unleashed (2009)

Sonic Unleashed é um jogo para celular baseado no game de mesmo nome para consoles. Essa versão para celulares Java era 2D e foi publicada pela Gameloft.

Ao contrário de sua contraparte 3D, a versão móvel de Sonic Unleashed é um jogo de plataforma side-scrolling, com seções subaquáticas que o jogador pode entrar (sem cair em um poço sem fundo) e atravessar, embora os personagens jogáveis eventualmente se afoguem se eles ficam debaixo d’água por muito tempo. Habilidades como o Boost e a manobra de moagem retornam da versão do jogo para console.

Esse é outro jogo do Sonic que foi muito mal recebido nos consoles, mas que encontrou seu público nos celulares.

 

– Sonic the Hedgehog 1 e 2 para iPhone (2009)

Em 2009 era lançado para iPhone, o primeiro jogo do ouriço. Dessa vez, o jogo não havia sido feito de verdade para o iOS. Na realidade, o “game” tratava-se de uma rom rodando no emulador iGenesis.

A parceria da SEGA com o desenvolvedor do iGenesis, Stephen Broumley, voltaria a acontecer em 2010 com o lançamento de Sonic 2 para iPhone e iPad Touch.

Esses ports de Sonic usando emulador chegariam ao Android apenas em 2011.

– Sonic the Hedgehog 4 Episode I (2010)

Lançado primeiro para iOS em 2010 e Android em 2012, Sonic the Hedgehog 4 Episode I é um dos jogos mais controversos do Sonic nos consoles. Muita gente não gostou e nem quer lembrar desse game.

Mas para nós, amantes dos jogos de celular, ver um game do ouriço em 3D pela primeira vez, foi algo impressionante. Sonic 4 no celular, era muito parecido com as versões de Wii, PS3 e Xbox 360.

Sonic the Hedgehog 4 Episode I se passa logo após os eventos de Sonic 3 e Knuckles e ocorre antes dos eventos da próxima parte, chamada “Episódio 2”. Depois que Sonic consegue destruir a estação espacial do Doutor Eggman, ele decide que é hora de fazer uma merecida pausa. Depois de se separar de seus companheiros Tails e Knuckles, Sonic parte para explorar novos territórios sozinho.

Sonic the Hedgehog 4 Episode II e Episode Metal seriam lançados em 2012 para iOS e também para Android.

– Sonic the Hedgehog Spinball (2010)

Sonic the Hedgehog Spinball também deu as caras no iOS em 2010. Assim como o primeiro “port” de Sonic para o iPhone, Spinball trata-se na realidade de um jogo emulado com botões na tela. A versão era exatamente a mesma lançada para Mega Drive em 1993.

Apesar de ter história, Sonic the Hedgehog Spinball era basicamente um jogo com várias fases de Pinball onde Sonic era a bola. O game foi fortemente inspirado pelos estágios Spring Yard Zone e Casino Night Zone, presentes nos dois primeiros jogos do ouriço.

– Sonic & Sega All-Stars Racing (2011)

O game de corrida no estilo “kart” com personagem da SEGA e Sonic foi lançado em 2010 no iOS e no Android em 2013.

Publicidade

Novamente, o mobile recebia um port muito próximo às versões de consoles. Fácil de jogar e com muitos desafios, Sonic & Sega All-Stars Racing é um viciante jogo de corrida que ainda pode ser encontrado no Android por aí, naqueles sites bem “duvidosos”.

Sonic 20th Anniversary (2011)

Sim, teve aplicativo de comemoração dos 20 anos de Sonic no iOS.

Sonic 20th Anniversary era um aplicativo gratuito desenvolvido e publicado pela Sega para dispositivos iOS. Foi lançado para comemorar o 20º aniversário do primeiro jogo Sonic the Hedgehog em 1991. O aplicativo consistia em uma demonstração do Sonic the Hedgehog 4 Episódio I, o minijogo 2D Sonic the Sketchhog e vários papéis de parede.

– Sonic CD (2011)

Em 2011, o Android e iOS recebiam um port de Sonic CD. Esse jogo é tido por muitos como um dos melhores games de toda a franquia. Era a primeira vez que o Android recebia um jogo do ouriço de forma simultânea com o iOS.

Sonic the Hedgehog CD é um port desenvolvido por um fã, Christian Whitehead, também conhecido como “The Taxman”. Ele ficou famoso pela criação de um port de Sonic 1 em wide screen conhecido como Retro Sonic.

Com a “Retro Engine”, que mais tarde seria batizada de “Retro Engine Nexus”, The Taxman lançou Sonic CD para várias plataformas, dentre elas, Android e iOS.

Apresentando alguns dos personagens favoritos dos fãs como Amy Rose e Metal Sonic, Sonic CD tornou-se uma espécie de clássico cult, em parte por causa de seu lançamento no acessório ridiculamente claro, o SEGA CD. Mas o sucesso se deve também pelo seu estilo visual e jogabilidade que se destaca dos outros jogos clássicos da série.

Um dos elementos centrais da jogabilidade em Sonic CD é a mecânica única de viagem no tempo. Para as duas primeiras zonas em cada nível, quatro períodos de tempo diferentes podem ser visitados: o presente, o passado e dois futuros diferentes – bons e maus.

Sempre começando no “presente”, o jogador pode fazer o Sonic pular entre o “passado” e o “futuro” correndo em placas com a descrição “Past” e “Future”. Cada um dos quatro períodos de tempo potenciais serão refletidos na combinação das escolhas. O resultado pode ser visto nas zonas seguintes com mudanças no layout das fases.

– Sonic Jump (2012)

Em 2012, era lançado no Android e iOS, Sonic Jump. Esse é um remake do clássico Sonic Jump dos antigos celulares Java.

O game foi lançado primeiramente pago e depois ficou gratuito por um tempo, mas no fim, voltou a ser pago, quando foi rebatizado de Sonic Jump Pro.

Sonic Jump para Android e iOS ainda hoje pode ser encontrado nas lojas de aplicativos, o game é offline.

– Sonic the Hedgehog 1 e 2 para iOS e Android (2013)

Em 2013, o “Taxman” atacava de novamente com mais um port de Sonic todo retrabalhado na Retro Engine.

Assim como aconteceu com Sonic CD, Sonic the Hedgehog 1 chegou aos smartphones com gráficos e comandos retrabalhados para ficarem melhor adaptados a jogatina mobile. Além disso, essa versão possui suporte nativo a controles físicos ou Bluetooth.

Ambos os jogos ainda podem ser encontrados nas lojas de aplicativos e ganharam o subtítulo “Classic”.

– Sonic Dash (2013)

Talvez pelo fato da jogabilidade de games como Subway Surfers terem se tornado muito populares no celular, Sonic Dash é a franquia mais bem sucedida de Sonic nos celulares.

O esquema é simples: Sonic corre automaticamente e cabe ao jogador apenas desviar dos obstáculos. Na época, o game trazia como novidade a batalha com chefes, algo que diversos outros jogos desse gênero copiaram.

Além de Sonic Dash, também foram lançados Sonic Dash 2: Sonic Boom e Sonic Forces: Speed Battle.

– Sonic Jump Fever (2014)

Depois do sucesso / insucesso de Sonic Jump –  jogo que aparentemente tinha um bom potencial de ser free to play –  mas não deu muito certo, a SEGA resolveu lançar Sonic Jump Fever.

Sonic Jump Fever segue os mesmos princípios de Sonic Jump, um game de plataforma vertical que buscava ser a sequência do primeiro jogo.

O grande problema de Sonic Jump Fever era ser um jogo free to play com compras embutidas e contadores de energia. O game foi muito mal avaliado pela crítica e fãs. Apenas um ano depois, a SEGA resolveu tirar ele das lojas de aplicativos.

– Sonic & All-Stars Racing Transformed (2014)

Sonic & All-Stars Racing Transformed também ganhou uma versão para celulares em 2014. O game de corrida traz carros que podiam ser transformados em barcos ou aviões.

Diferente de outros jogos de karts que buscam ser fáceis, Racing Transformed tinha uma dificuldade um pouco maior e talvez por isso não tenha agradado muito o público. Especialmente nos celulares, onde a dificuldade é aumentada por conta dos controles touch que podem incomodar alguns jogadores.

Racing Transformed também era bastante “pesado” para os celulares da época, o game rodava bem apenas em dispositivos top de linha.

– Sonic Runners (2015)

Semelhante a Sonic Dash, Sonic Runners é um jogo de corrida infinita. Mas dessa vez no padrão clássico de “rolamento lateral”.

Também foi outro jogo free to play que não foi bem aceito pelo público. A SEGA removeu ele das lojas de aplicativo um ano depois.

Mas não era o fim da ideia de Sonic Runners,  que iria voltar como Sonic Runners Adventure em 2017, um jogo pago e offline. Aí sim hein!

– Sonic Racing (2019)

Lançado em 2019, junto com o serviço Apple Arcade, destinado a dispositivos com iOS como iPhone e iPads, Sonic Racing é uma versão simplificada do jogo para consoles, Team Sonic Racing.

O game é a sequência de Sonic & All-Stars Racing Transformed, jogo de corrida de carros com os personagens de Sonic. Dessa vez, outros personagens da SEGA ficaram de fora. Por enquanto, a versão mobile é exclusiva do iOS.

– Sonic nos Jogos Olímpicos de Tóquio (2020)

E finalizamos com mais um jogo em que a SEGA apostou no conteúdo premium, mostrando que Sonic vive um dilema nos celulares, sem saber se agrada o público que busca jogos free to play, ou os fãs que querem jogos premium e offline.

A versão 2020 de Sonic nos Jogos Olímpicos surpreendeu muitos jogadores pela qualidade e pelo preço. Apesar de ser gratuito para baixar e testar, o game é pago. Depois das 10 primeiras fases é preciso pagar para continuar a jornada atlética do herói azul.

Assim como o primeiro jogo de olimpíadas de Sonic, Tóquio 2020 traz diversos desafios com esportes que estarão presentes no evento.

—-

Independente do estilo de jogo adotado. Sonic sempre teve uma presença marcante nos celulares. Com ports oficiais e muitos jogos exclusivos da plataforma mobile, o ouriço azul tem lugar garantido nos celulares celulares e na memória de quem acompanhou ao longo desses 30 anos!

 

Feliz aniversário Sonic!

 

Com informações de: https://info.sonicretro.org

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News