Vaga de emprego sugere jogos do PlayStation nos celulares… e daí?

Eu gostaria muito de estar empolgado com essa notícia que saiu dia 9 de abril e que se tornou viral só agora.

A notícia para quem não sabe é essa aqui.

Não postei a notícia pois, sinceramente, não me empolgou (e olha que sou Sonysta!).

Publicidade

Eu sei que muita gente cria um hype gigantesco nisso, mas não vejo como a Sony pode lançar jogos relevantes, nativos para Android e iOS, sem eles serem premium.

Sim, apesar de muita gente ter nostalgia e do aparelho Xperia Play ter sido incrível, a verdade é que a Sony gerenciou muito mal a coisa.

Talvez seja o gosto amargo do fracasso gigantesco que foi aquela empreitada com Xperia Play, o fato é que eu fiquei com ranço de como a Sony trata o mobile.

A vaga ofertada deixa bem claro que é para desenvolvimento de novos jogos. Então, não se trata de um serviço de streaming de jogos (como o PlayStation Now) ou port de jogos antigos.

Segundo a notícia, e a fonte, a tal vaga, será para o gerenciamento de títulos com um “roadmap” de lançamentos para daqui a 3 anos e até 5 anos.

Então não são jogos que estão em desenvolvimento nesse exato momento e serão lançados mês que vem. São games que vão demorar muito pra chegar.  Talvez até demorar demais.

Sony (Re)chegando atrasada no mobile

Na minha opinião, até lá, daqui a 3 anos, os serviços de jogos por streaming estarão fortemente consolidados no Brasil e no mundo.

O Brasil é o cenário perfeito para serviços de streaming de games. A oferta de internet em nosso país nunca foi tão grande e consoles nunca estiveram tão caros e escassos.

A própria Sony possui um serviço de streaming em outros países do mundo. É bizarro ela não investir mais forte nesse setor.

Parece que a Sony quer seguir o modelo da “Nintendo”, que é lançar jogos “meia-boca” no mobile, apenas para aproveitar as IPs e chamar as pessoas para jogar nos seus consoles.

Por outro lado, empresas como Microsoft e Nvidia estão investindo muito mais sério no mobile.

O Project xCloud da Microsoft é um serviço que já está em testes no Brasil e que oferece uma experiência incrível de gameplay.

E vamos combinar, daqui a 3 anos, quando esse jogos da Sony chegarem, xCloud e Geforce Now já estarão a todo vapor no Brasil.

Não faz sentido a Sony apostar em um serviço de Game Pass (potencialmente streaming também) e deixar a parte mobile separada sem poder aproveitar os jogos de consoles.

Mas e você? O que acha? Deixe um comentário.

Leia também:

Project xCloud: tudo que você precisa saber

CES 2014: PlayStation Now trará jogos do PS3 e PS VITA ao Android

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News