Lenovo Legion Phone Duel: o smartphone focado no gamer / streamer chega ao Brasil

A Lenovo acaba de lançar no Brasil o Legion Phone Duel, um smartphone gamer que tem foco em um público ainda mais específico, quem curte jogar e realizar transmissões ao vivo. O aparelho chega em nosso país com configurações robustas, preço elevado, mas “ainda” com processador Snapdragon 865+.

Lenovo Legion Duel chega ao Brasil. (Foto: Divulgação)

Falamos sobre o Legion Duel em julho do ano passado, quando o aparelho foi revelado pela própria Lenovo na China. De lá pra cá, nada mudou. Este é o lançamento do aparelho em território nacional. Acontece que o lançamento do aparelho na Europa e outros países demorou um pouco, o Legion Phone Duel começou a ser vendido apenas em outubro do ano passado. Hoje (24) é o lançamento do primeiro celular gamer da marca no Brasil.

Feito para “Streamar”

O grande diferencial do Legion Duel frente aos concorrentes é que ele funciona como uma solução completa para quem quer realizar transmissões ao vivo dos seus jogos favoritos. A câmera frontal é pop-up e está posicionada na lateral do aparelho. À primeira vista isso é completamente bizarro, mas faz todo sentido para quem vai jogar com o celular na posição horizontal.

Outro fator “gamer” que o celular possui são os botões hápticos. São dois botões capacitivos posicionados na parte lateral do aparelho que funcionam como “gatilhos” para jogos de tiro.

Publicidade
Lenovo Legion Phone Duel (Foto: Reprodução / Weibo)

A parte da bateria é outra inovação que a Lenovo fez para garantir alto desempenho ao realizar transmissões de longa duração. A bateria do smartphone é dividida em duas parte de 2.500 mAh (5.000 mAh no total). Por que disso?

Carregado e Potente

Apesar de conter o Snapdragon 865+, o Legion Duel, assim como outros smartphones com esse processador, tem poder de sobra pra rodos jogos pesados e realizar transmissões a 60fps tranquilamente. Em alguns casos, é possível até fazer transmissões a 60fps e jogar a 120fps, já que o smartphone possui tela com taxa de atualização de 144Hz.

A memória RAM e armazenamento interno são ultravelozes também e evitam as famosas “travadinhas” que muita gente percebe ao jogar games online. A versão brasileira do Legion Phone Duel vem com 12 GB de RAM LPDDR5, 256 GB de armazenamento interno com UFS 3.1 e Android 10 (com atualização garantida para Android 11).

Lenovo Legion Duel chega ao Brasil. (Foto: Divulgação)

Veja as configurações do Lenovo Legion Duel:

  • Tela de 6,59 polegadas com proporção 19,5:9 e resolução Full HD+ (2340x1080p)
  • Painel de tecnologia AMOLED com certificação HDR10+
  • Taxa de atualização de 144 Hz e taxa de amostragem de 240 Hz
  • Plataforma Snapdragon 865 Plus com 5G
  • Processador de oito núcleos com frequência de até 3.1 GHz e GPU Adreno 650
  • 8GB, 12 GB e 16 GB de memória RAM LPDDR5
  • 256 GB e 512 GB de armazenamento UFS 3.1
  • Câmera frontal retrátil de 20 MP posicionada na lateral
  • Duas câmeras traseiras
  • Sensor principal de 64 MP
  • Sensor de 16 MP com lente grande-angular
  • Bateria de 5.000 mAh (duas de 2.500 mAh) com suporte para carregamento rápido de até 90W
  • Alto-falantes estéreo AWINIC 88264
  • Duas portas USB-C (suporte a transmissão de vídeo)
  • Android 10 com interface Legion OS
  • Dimensões de 169.17 x 78.48 x 9.9 mm
  • Peso de 239 gramas

Snapdragon 888 vs Snapdragon 865+

Quem é gamer das “antigas” sabe que testes de benchmark não costumam ser muito confiáveis. Esses testes geralmente estressam a CPU e GPU por poucos minutos. E como nós passamos muitas horas jogando, o que percebemos é que um smartphone que é poderoso nos primeiros 10 minutos, costuma começar a mostrar sinais de “cansaço” depois de 30 ou 40 minutos jogando.

É por isso que o Lenovo Legion Duel ainda é equipado com o processador Snapdragon 865+ (O mesmo do ASUS ROG Phone 3). Embora o Snapdragon 888 seja o processador mais atual, depois de longas sessões de jogatina, o 888 “derruba” a performance e fica com um desempenho similar ao 865+.

Duvida? Veja esse vídeo comparativo do canal PBKReviews. No teste em loop do 3DMark (Wild Life) com mais de uma hora de duração, tanto o Snapdragon 888 como Exynos 2100 baixaram a performance para algo parecido com o desempenho de um Snapdragon 865+.  O 865+ manteve a performance constante durante todo o teste.

Não queremos dizer com isso que o Snapdragon 888 e Exynos 2100 são ruins, alias, isso é normal da maioria dos processadores de smartphones. Eles são criados para pequenos momentos de pico de atividade. Ninguém vai passar duas horas filmando em 8K ou executando benchmarks à toa.

O processador Snapdragon 865+ , e qualquer um da série “plus”, foram criado para alto desempenho em jogos, por isso ele mantém sua performance por períodos longos, pois a Qualcomm sabe que o gamer vai querer essa performance e estabilidade.

Preço e disponibilidade

Lenovo Legion Phone Duel estará disponível a partir de 24 de fevereiro no Brasil, nos canais próprios da Motorola, Lenovo, Magazine Luiza e operadora Vivo, com preço sugerido de R$ 7.199 em duas cores: Vengeance Red e Blazing Blue.

O preço obviamente é um problema. Caro demais para a realidade do nosso Brasil. Além disso, o aparelho custa o dobro do preço das versões vendidas no Aliexpress.

Porém, esse é o preço de lançamento e isso é algo que o fã de games de celular tem que ter sempre em mente. Comprar smartphone no lançamento é “furada”, sempre vale mais a pena esperar alguma promoção.

Aparelho compatível com a tecnologia 5G. No Brasil, funcionará na futura frequência da tecnologia 5G que ainda será leiloada e implementada no País.

²A capacidade indicada corresponde à memória total (bruta) não formatada. A capacidade de armazenamento interna disponível para o usuário é menor.

LENOVO e LENOVO LEGION são marcas de Lenovo. DIRAC é uma marca registrada de  Dirac Research AB.ANDROID, YOUTUBE, PLAYGROUND and GOOGLE PLAY são marcas de Google LLC. TWITCH é uma marca de Twitch Interactive, Inc.  Wi-Fi é uma marca de Wi-Fi Alliance. Qualcomm e SNAPDRAGON são marcas de Qualcomm Incorporated, registradas nos Estados Unidos e em outros países. SNAPDRAGON ELITE GAMING é uma marca de Qualcomm Incorporated. Qualcomm Snapdragon e Qualcomm Snapdragon Elite Gaming são produtos de Qualcomm Technologies, Inc. e/ou suas subsidiárias.Todas as outras marcas são propriedade de seus respectivos titulares.©2020, Lenovo Group Limited.

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News