DuckStation: emulador do PS1 para Android gratuito e sem anúncios

A emulação de jogos do PlayStation 1 é algo que, no Android, não é mais segredo para ninguém. Mas são poucos os emuladores gratuitos e sem anúncios ou propagandas. O DuckStation pode não ser o melhor, mas possui diversos ajustam que permitem deixar os gráficos semelhantes a emuladores mais caros.

Lançado há poucos dias na Google Play, esse emulador já é bastante conhecido pela galera do PC. Ele é um projeto lá do site Github que tem como principal destaque ser Open Source, ou seja, um emulador de código fonte aberto e que não visa te entupir com anúncios.

Segundo o desenvolvedor, o objetivo é ser o emulador mais leve, sem anúncios e rápido tanto no PC quando no Android.

Publicidade

O emulador tem funcionamento idêntico ao de diversos outros emuladores de PlayStation 1. Basta colocar a BIOS, baixar os jogos e jogar. Porém há algumas configurações que melhoram muito a experiência e você verá elas aqui.

Dicas 1: corrigindo o erro de “Falha ao obter caminho…”

Erro comum para quem tem Xiaomi. (Foto: Reprodução)

Esse erro acontece quando você não habilita a opção do emulador poder “enxergar” os arquivos internos do Android.

Para corrigir, abra o emulador e toque no botão “+”. Depois toque nos três pontinhos na parte superior da tela e escolha “Mostrar armazenamento interno”.

Esse tipo de erro não acontece com todo mundo, mas aconteceu comigo. Apenas quando fiz isso, foi possível escolher a pasta “/storage/emulared/0/Download” ou “armazenamento compartilhado/download” que é onde eu guardo todos os downloads padrões do Android.

Dicas 2: Melhorando os gráficos

Na configuração padrão, o DuckStation não impressiona. O gráfico virará exatamente como na era do PS1, meio “feio” para os padrões atuais. Apliquei alguns ajustes que permitem deixar ele com um resultado muito próximo ao do PSXe e o ePSXe openGL Plugin.

Configurações que melhora muito os gráficos. (Foto: Reprodução)

Em configurações, acesse a aba “Melhorias”. Coloque a “Escala de Resolução” em 2X (2048×1024) e Filtro Anti-serrilhado (MSAA) em 2X. Isso vai variar conforme a tela e poder de processamento do seu smartphone.

Habilite também a “Correção Geométrica” e habilite todas as opções abaixo dela.

Com isso, isso, você já tem um ganho absurdo em qualidade. O game irá deixar as texturas dos polígonos muito limpas e esses polígonos ficarão sem serrilhado.

Também é possível brincar mais e deixar a “Escala de Resolução” em 8X mas aí já vai depender do seu smartphone.

Aviso:

E antes que você pergunte, eu não uso hack de Widescreen, eu sempre jogo no formato de tela em que o jogo foi feito e sempre habilito algo para travar os frames na mesma quantidade de frames, ou parecida com a do console da época.

Conclusão

O DuckStation é uma das opções mais justas e sinceras para quem procura um emulador gratuito e livre de anúncios. Ele pode ser inferior ao ePSXe, mas entrega boa parte dos recursos do rival sem precisar que o usuário pague alguma coisa.

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora:  Stenzek
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 2.3
Idioma: Português   |  Tamanho: 15 MB

Leia também:

Os Melhores Jogos de PlayStation (PS1) para Android (emulador)

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News