Top 10 Melhores Jogos de RPG Android e iOS 2020 (online e offline)

Veja os games de RPGs para Android e iOS que mais se destacaram no ano de 2020.

Os gamers mobile transformaram o gênero RPG em basicamente dois os tipos: online e offline.

Enquanto os RPG online foram maioria em 2020, os offline surpreenderam com experiências consistentes e imersivas. Confira os melhores jogos de RPG para Android e iOS de 2020.

Publicidade

– Dragon Raja

Parece que foi a um milhão de anos, mas Dragon Raja foi lançado globalmente no Android e iOS apenas em março de 2020.

O jogo teve um hype gigantesco, devido aos seus gráficos com efeitos impressionantes como Depth of field.

Produzido pela Tencent, Dragon Raja chegou ao ocidente pela Archosaur Games.

Passado o hype, o jogo segurou seu público cativo, devido ao foco no enredo. Contudo, tivemos jogos bem melhores nesse aspecto em 2020.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  Archosaur Games
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.0 /  iOS 8.0
Idioma: Inglês  |  Tamanho: 2 GB (reserve pelo menos 4GB)

– Another Eden

Nos anos 90, games de RPG se caracterizaram no Super Nintendo e Mega Drive como jogos japoneses com personagens com cabelos coloridos e espetados. Nascia a li o subgênero “JRPG” (Japanese RPG).

Pode não parecer, mas Another Eden é fruto dessa época. O jogo foi criado por Masato Kato que foi produtor de games como Chrono Trigger, Chrono Cross e Xenogear.

Another Eden foi lançado em 2019, mas as parcerias ao longo de 2020, todas com jogos dos anos 90 e 2000, fazem de Another Eden um game perfeito para quem cresceu nos anos 90 e curtia games como Final Fantasy VI ou Chrono Trigger.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  WFS, Inc.
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.1  / iOS 10.0
Idioma: Inglês  |  Tamanho: 2 GB

– Heroes War: Counterattack

A Com2Us é uma empresa que entende muito bem do “riscado” quando o assunto são games de RPG gratuitos e Online. A produtora de Skylanders e Summoners Wars lançou um novo jogo em 2020 que chamou atenção de quem curte esse tipo de jogo: RPG online com visual de anime.

Heroes War: Counterattack é um RPG baseado em turnos que se passa em um mundo pós-apocalíptico que agora está repleto de zumbis. O vírus Z estava adormecido sob as geleiras, mas devido ao aquecimento global, foi lançado no mundo mais uma vez. A humanidade tentou criar uma vacina, mas já era tarde demais.

Pense no Heroes War: Counterattack como um Summoners Wars mais para o público adolescente, cheio de “Waifu”s e “Husbandos”, o jogo tem personagens muito estilizados e prontos para encantar a garotada.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  Com2uS Corp.
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.2  / iOS 10.0
Idioma: Inglês  |  Tamanho: 2 GB

– Guardian Tales

Guardian Tales foi uma das melhores surpresas de 2020. O jogo de RPG que parece bobinho se mostra um das porcarias mais viciantes de se jogar no celular.

Guardian Tales é uma encantadora aventura com aquele ar de jogo aventuresco dos JRPGs antigos.

Diferente do Another Eden, Guardian Tales possui combates de ação e legendas em português.

Ainda é um gacha bem safadinho, mas é possível jogar muito e curtir a história sem gastar nenhum centavo.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  Kakao Games Corp.
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4  / iOS 11.0
Idioma: Português  |  Tamanho: 200 MB

– A3 Still Alive

A3 Still Alive desenbarcou no saturado mundo dos MMORPG e RPGs online.

A jogabilidade e ambientação lembram muito a de jogos como Black Desert Mobile e tenho a impressão que a ideia aqui era fazer um jogo nesse estilo para quem não tem um celular muito potente.

De novidade mesmo, a Netmarble trouxe um modo Battle Royale.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  Netmarble
Publicidade: Sim | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.1 /  iOS 13.0
Idioma: Português | Tamanho: 3 GB

– Titan Quest

Sim, este jogo é bem antigo, de 2016, mas ele está disponível no Play Pass e eu sinceramente não consigo parar de jogá-lo.

Titan Quest é um RPG estilo Diablo que é absolutamente viciante. O gameplay é muito simples e focado na ação. Você começa ajudando uma aldeia e matando algumas bestas. A história gira em torno da Mitologia Grega.

Quando você pisca o olho, se passaram 3 horas e você não quer parar.

Publicidade

Titan Quest ficou excelente nos celulares e hoje é um jogo super leve que roda literalmente em qualquer celular.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora: DotEmu
Publicidade: Não| Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 5.0 / iOS 6.0
Idioma: Inglês | Tamanho:1.3 GB

– The Seven Deadly Sins: Grand Cross

Misto de cardgame e RPG, The Seven Deadly Sins: Grand Cross traz uma narrativa empolgante baseada no popular anime.

O visual é muito bonito e as dublagens estão excelentes.

Além de apresentar as duas primeiras temporadas do anime, o jogo conta com um modo multiplayer co-op interessante.

Gratuito, Grand Cross ainda conta com um diferencial em relação aos concorrentes. Ele é bem mais amigável para quem vai jogar sem gastar nenhum centavo. Você pode assistir anúncios para ganhar “tiros” no jogo.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  Netmarble
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4 / iOS 9.0
Idioma: Português | Tamanho: 254 MB

– Battle Chasers: Nightwar

Battle Chasers: Nightwar é inspirado em uma série de quadrinhos. Como se não bastasse ter essa arte incrivelmente f*da, o jogo ainda é um RPG classudo espetacular.

Monte um grupo de heróis de classes diferentes e encare uma jornada cheia de perigos. Hum, parece enredo de mais um RPG gacha online certo? Errado! Battle Chasers: Nightwar é pago e offline. Não há sequer uma única compra embutida no game.

Lançado originalmente para consoles e PC, Battle Chasers: Nightwar chegou completinho nos celulares e entrega uma jornada recompensadora. Talvez a única coisa que você não goste seja dos combates, em turnos.

O jogo foi originalmente lançado em 2019, mas ele está na lista devido a estar disponível no Google Play Pass.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  HandyGames
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 4.4 / iOS 12.0
Idioma: Português | Tamanho: 1.9 GB

– Star Wars Kotor II

De surpresa, Star Wars: Knights of the Old Republic II – The Sith Lords é lançado no Android e iOS. O game é o mesmo lançado para PCs e Xbox.

Sai a Bioware e entra outro grande nome dos RPGs para produzir The Sith Lords. Dessa vez coube a Obsidian Entertainment produzir o game. Mas calma, se você jogou Kotor I, saiba que a experiência é tão parecida que é possível deixar o jogo em português com o mesmo truque que foi feito no jogo anterior (arquivo de tradução aqui).

Knights of the Old Republic II começa cinco anos após os eventos do primeiro jogo e segue a história de The Exile, um Cavaleiro Jedi que foi exilado da Ordem Jedi. Durante este tempo, a Ordem Jedi foi quase completamente exterminada pelos Sith. O jogo começa com o protagonista acordando da inconsciência em uma instalação de mineração de asteróides. Depois que ele ou ela foge com a ajuda de seus membros do grupo, eles encontram a pessoa que os exilou há dez anos, que envia o protagonista em uma missão para procurar os Jedi restantes para lutar contra os Sith.

Os combates não são de ação em tempo real.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  HandyGames
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 6.0 / iOS 12.0
Idioma: Português? | Tamanho: 4 GB

– Genshin Impact

E é claro que o melhor jogo de RPG de 2020 não poderia ser outro, pelo menos no mobile. Genshin Impact é o jogo de celular mais bonito e mais impressionante tecnicamente que tivemos em 2020. Ele inclusive gerou uma polêmica, pois muitos jogos de RPG que vieram depois de Genshin Impact não conseguiriam seguir o padrão tão alto estabelecido por ele.

Genshin Impact é tão grande que criou um problema para ele mesmo. Muitas pessoas abandonam o título por ele ser grandioso demais. Demora muito para conseguir passar pelo primeiro capítulo e finalmente “abrir” todo a mapa do jogo. Não bastasse isso, a miHoYo lança constantemente atualizações com novas áreas. Não sei como ele vai ficar no futuro, Será que Genshin Impact vai ser o primeiro game a ultrapassar a barreira dos 10 GB no celular?

Um mundo aberto, de verdade mesmo, espera por você neste grande lançamento de 2020. Um game gigantesco, em português que lembra de verdade os antigos os RPGs de mundo aberto do PC.

Mas, diferente de outros jogos, Genshin é um título focado no single player. O modo co-op do jogo é até meio “capado” e serve apenas para você poder jogar com seus amigos. Muitas missões, você ainda terá que realizar solo.

O foco na experiência do jogador é a grande sacada de Genshin Impact. Como não é multiplayer versus (ainda), o game é 100% focado na história e na evolução dos seus personagens.

Sim, eu sei que ele é um gacha bem safadinho, mas vejam só, não é obrigatório ter todos os personagens para aproveitar pelo menos umas 40 horas de aventura.

Então apesar do seu principal defeito, Genshin Impact ainda brilha por conta de suas qualidades. Um RPG magnífico, que estabeleceu com sucesso um novo parâmetro de jogos mobile.

( AndroidiOS)

Desenvolvedora:  miHoYo
Publicidade: Sim | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.0 /  iOS 9.0
Idioma: Português | Tamanho: 6 GB

Leia também:

Top 10 Melhores Jogos de Aventura Android e iOS 2020

 

Top 10 Melhores Jogos de Ação para Android e iOS 2020

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News