Melhores Jogos para Celular – Mobile Gamer Awards 2020

O ano de 2020 foi marcado por momentos complicados na história moderna da humanidade. E isso se refletiu também nos games. Contudo, o mercado de jogos de celular não se deixou abater e nos presenteou com lançamentos de qualidade.

O top mais aguardado de 2020 pelos amantes de jogos de Android e iOS. Confira os Melhores Jogos para Celular.

Neste ano, infelizmente, não vamos ter o top em formato de vídeo, mas fiquem ligados que haverá muitas novidades no canal em 2021. No ano que se inicia, o foco será 100% no canal!

Publicidade

Confira também os anos anteriores com os melhores jogos para celular de cada ano!

– Melhor jogo de AÇÃO para celular em 2020

Começamos nossa lista com o pé direito. Nesse ano, tivemos lançamentos de grandes títulos do gênero Ação. Bloodstained, Castlevania, Dead Cells e The Pathless, mas um jogo se sobressaiu por “não pegar na mão” do jogador, e sim, literalmente bater nela.

Pascal’s Wager é um jogo “Souls Like” que traz para os celulares aquela sensação deliciosa de morrer no mesmo chefe milhares de vezes e nunca se irritar. Ele foi o primeiro “Action RPG” mobile a realmente desafiar o jogador de maneira justa.

O game chegou no começo do ano e se manteve como nossa escolha de melhor jogo de ação. Pascal’s Wager entrega desafio na medida. O jogador vai precisar adquirir habilidade e estudar muito bem os caminhos e inimigos do game.

A história do game é muito bacana e combina bem com a temática sombria. Pascal’s Wager não é muito longo, mas com as DLCs adicionais pode chegar em torno de 20 horas. Vale cada centavo.

– Melhor jogo para celular de CORRIDA em 2020

O lançamento de Mario Kart Tour foi um completo desastre. Um dos piores em termos de aceitação. O jogo vinha com um sistema de monetização agressivo, formato de tela engessado e comandos enfadonhos.

Ao longo de 2020, Mario Kart Tour melhorou muito, foi adicionado o modo multiplayer e o game ganhou possibilidade de jogar em modo paisagem (com o celular deitado).

Com isso, Mario Kart Tour voltou a ser um título tão interessante que conquistou o troféu de melhor game de corrida de 2020. Afinal, essas atualizações salvaram o game. Literalmente um relançamento.

Baixe Pascal’s Wager  na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Desenvolvedora:  Giant Games
 Jogo Offline* / Compras embutidas: DLC
Requer Android 5.0 / iOS 9.0
Tamanho do download 1.57 GB

– Melhor jogo de TIRO para celular de 2020

Foi fácil escolher o “Melhor Jogo de Tiro” de 2020. Foram pouquíssimos lançamentos de qualidade nesse subgênero. Embora alguns títulos lançados tivessem boa qualidade visual, sempre decepcionavam em uma ou outra mecânica, sem falar que muitos lançamentos foram extremamente amadores.

Nesse ano, brilhou Omega Legends. O Battle Royale da IGG. Embora tenha tido um início ruim, o game da Skyunion foi adquirido pela IGG e virou um hit promissor. O grande atrativo são os personagens criativos e cheios de estilo. O jogo leva a fórmula dos “hero shooters” para o modo BR. A estética parecida com Fortnite ajudou também, mas foi o fato do game ser muito leve, que fez muita gente se interessar por Omega Legends.

Baixe Omega Legends  na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Desenvolvedora: IGG
Jogo Online / Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4 ou superior
Idioma: Português | Tamanho: 453 MB

– Melhor Jogo de AVENTURA para Android e iOS de 2020

No quesito jogo de aventura, brilhou de forma resplandecente Forgotton Anne da Hitcents. A história gira em torno de uma garota que vive no mundo das coisas esquecidas. Existe um regime naquele mundo e ela trabalha para um senhor que cuida dela desde a garota era muito pequena.

Mas então a gente começa a se perguntar: “não seria a garota também alguém que foi esquecido? ”. O jogo é todo em português e possui uma arte belíssima. Uma verdadeira obra prima dos games.

O melhor de tudo? O Forgotton Anne está disponível no Google Play Pass.

Baixe Forgotton Anne  na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Desenvolvedora: Hitcents
Jogo Offline  / Contém compras embutidas: Não
Requer Android 7.0 / iOS 10.0
Idioma: Português  | Tamanho: 1.6 GB

– Melhor jogo de ESTRATÉGIA para celular de 2020

O ano de 2020 foi muito diferente do habitual para quem curte jogos de estratégia. Foram lançados vários jogos bons nesse estilo, mas muitos passaram batido pelo grande público por serem jogos pagos.

Games como Kingdom Two Crowns, The Bonfire 2, Company of Heroes e Bad North: Jotunn Edition embalaram o ano com suas narrativas profundas, mescladas ao gameplay onde é preciso usar uns dois neurônios a mais.

Mas foi o lançamento surpresa de XCOM 2 que fez todos os jogadores ficarem de queixo caído. A sequência do aclamado game foi portada de surpresa para o iOS. O jogo é mesmo lançado para PC e Xbox One, mas sofreu sérias mudanças visuais. A versão para Android ficou para 2021.

Baixe XCOM 2  na  App Store (iOS).

Desenvolvedora: Feral Interactive Ltd
Jogo Offline  / Contém compras embutidas: Não
Requer iOS 13
Idioma: Inglês  | Tamanho:  8.5 GB

 

– Melhor jogo de PUZZLE / Quebra-cabeça de 2020

O gênero puzzle e o mobile têm uma certa afinidade. Nada melhor do que um jogo que você pode pausar a qualquer momento e não ter nenhum impacto negativo.

Em 2020, recebemos em nossos celulares jogos de puzzle excelentes como The Almost Gone, Donut County e Layton: Unwound Future HD. Mas o jogo que nos chamou mais atenção foi The Gardens Between.

Em The Gardens Between, dois jovens vivem o drama de uma mudança que irá separá-los. No jogo, revivemos as lembranças deles. O desafio é solucionar os enigmas, conseguir atravessar a fase e achar a saída.

A mecânica principal envolve manipular o tempo e objetos para que tudo se encaixe e os personagens consigam chegar ao final da fase.

Ao mesmo tempo que o jogador faz isso, termina compreendendo o que aquela lembrança dignifica para o garoto e a garota. Genial!

Baixe The Gardens Between na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Desenvolvedora: The Voxel Agents
Jogo Offline  / Contém compras embutidas: Não
Requer Android 7.0 / iOS 11.0
Idioma: Português  | Tamanho: 600 MB

– Melhor RPG para celular de 2020

Publicidade

A escolha de melhor RPG para Android e iOS de 2020 foi um tanto difícil. De um lado, tínhamos o excelente RPG offline Star Wars Kotor II, e do outro, o ótimo, porém gacha, Genshin Impact.

No final, venceu o Genshi Impact. O jogo da miHoYo trouxe muita inovação para os celulares e estabeleceu um novo patamar no gênero. Na realidade, foi mais sobre trazer o gênero RPG online de volta para suas raízes. Sem modo automático e outras facilidades que tornavam os jogos de gênero apenas “assistíveis”, Genshi Impact estabeleceu um novo patamar.

Agora existe o antes e o depois de Genshin Impact. Uma prova disso é o lançamento de outros RPGs que era muito “hypados”, mas que agora, os fãs do gênero raramente se interessam (estou falando de você A3). Depois de Genshin Impact ficou comum a procura por jogos parecidos com ele; games verdadeiramente de mundo aberto, com boa história e muitas horas de gameplay.

Apesar de possuir um ponto negativo, o “gacha”, Genshin Impact permite jogar muito e evoluir os personagens gratuitos sem gastar nenhum centavo. Tudo que o jogador precisa fazer é administrar bem os seus recursos e não se iludir com personagens bonitinhos.

Baixe Genshin Impact na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

Desenvolvedora:  miHoYo | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.0 /  iOS 9.0
Idioma: Português | Tamanho: 6 GB

 

– Melhor Jogo de LUTA para celular de 2020

Em um dos gêneros que mais gosto, o de jogos de luta, esse ano foi muito estranho. Começamos o ano bem animados com o suposto lançamento de Metal Revolution, mas do nada, o game foi removido da Google Play. O que era alegria virou tristeza ao saber que o jogo da Tencent “flopou”.

Depois tivemos os lançamentos de jogos de Street Fighter. Mas olha a ironia: nenhum deles era jogo de luta. Street Fighter no mobile em 2020 foi parar nos gêneros RPG/Gacha e Card Game.

Quem ama sair na porrada virtual, pode curtir games como Vita Fighters, Dj-Row e Dual Souls. Mas o jogo que realmente deu aquele “ultra combo” no gênero foi HeroVersus. O jogo de luta foi lançado em beta na Google Play no finalzinho de 2019.

Bastante inspirado em Street Fighter V, HeroVersus busca emular a diversão do game da CAPCOM, e adapta a jogabilidade às telas touch. Mas nada de deslizar para cá ou para lá. Em HeroVersus, os controles foram muito bem adaptados, entregando uma jogabilidade digna e competitiva.

Baixe HeroVersus na Google Play (Android).

Desenvolvedora:  miHoYo | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.0 /  iOS 9.0
Idioma: Português | Tamanho: 6 GB

 

– Melhores GRÁFICOS em um jogo para celular de 2020

Mundo aberto de verdade.

Genshin Impact não é o game que demanda mais processamento, mas ele é o que melhor entrega um resultado vibrante em termos visuais. O RPG online é muito bonito até mesmo na configuração de vídeo baixa.

O mundo aberto de Teyvat, combinado com uma escala perfeita entre gráficos e jogabilidade, resultam em um jogo imersivo. O melhor “gráfico” em videogames é o gráfico que é idêntico a visual que o artista queria passar.

Não precisa ser realista, precisa ser coerente com a arte que o estúdio quis criar. No caso de Genshin Impact, como todas as cenas não interativas são reproduzidas pela engine do jogo, o título ganha ainda mais pontos por entregar um resultado respeitável.

Baixe Genshin Impact na Google Play (Android) ou App Store (iOS).

– Jogo MAIS AGUARDADO de 2021

Todos sabemos o quanto 2020 foi difícil, mas poucas empresas tiveram que repensar seus planos tanto quando a Riot Games. Previsto para chegar como um lançamento “pleno e global” em 2020, League of Legends: Wild Rift precisou ser adiado em um nível “Cyberpunk 2077 de ser”.

Muitos jogadores ficaram revoltados, mas depois do desastre chamado “lançamento de Cyberpunk 2077”, acredito que muitos hão de concordar que é melhor adiar. Diferente do jogo da CD Projekt RED, a versão mobile do LoL é aquele tipo de jogo que precisa de uma janela de lançamento perfeita. Do contrário, pode ser que game faça um sucesso abaixo do esperado e perca audiência para o seu principal concorrente. O que seria um tremendo vexame.

Mas tal qual a surpresa de Genshin Impact, Wild Rift pode significar um novo padrão dos jogos mobile. O padrão em que você pode jogar o game do momento em qualquer lugar. Está certo que Fortnite já faz isso há anos, mas com outro nome de peso, pode ser que finalmente entre na cabeça de muitos bitolados que o mobile chegou para ficar.

 

 

– MELHOR JOGO PARA CELULAR de 2020

É preciso saber reconhecer qual foi a melhor experiência gamística de 2020. Aquele jogo que entregou o quê se propôs e não irritou ninguém (pelo menos não do jeito errado).

Nos games de celular, a dificuldade sempre foi encarada como algo a ser diminuído para que o jogador não largue o jogo. Perdeu muitas em um game competitivo? Veja o algoritmo te mandar para jogadores menos experientes. Está jogando um game offline? Perceba como a dificuldade é muito mais moderada que em jogos de outras plataformas.

Recentemente estava jogando Horizon Chase Turbo no PS4 e percebi como o jogo é muito mais difícil que a versão mobile. E isso apenas par citar um exemplo.

Na história moderna dos games, uma franquia se sobressaiu por não ter medo de provocar o jogador. Essa franquia se chama Dark Souls.

O jogo que escolhemos como melhor de 2020, bebe diretamente da fonte dos clássicos da FromSoftware. Atmosfera sombria, Lore cheia de mistérios, arte belíssima e uma jogabilidade que pune severamente quem é fã de “esmagar o botão”.

Depois de muitos “Dark Souls Mobile”, Pascal’s Wager, da TipsWorks, entrega uma experiência digna aos fãs de “Souls Like”. Um game que simplesmente não se quer parar até derrotar o último chefe.

Do design dos combates, passando pelas fases e backtracking, tudo é muito bem arquitetado em Pascal’s Wager. Talvez os gráficos deixem um pouco a desejar, mas o visual claramente foi sacrificado um pouco em nome da compatibilidade.

De todos os jogos lançados em 2020, caso Pascal’s Wager fosse adiado ou cancelado, eu iria sentir muita falta. Jogo indispensável para quem é fã do gênero e para quem quer conhecer também, pois há um modo “mais fácil” (não na última parte).

E aqui se encerra o nosso top com os melhores jogos para celular de 2020. Em 2021, vamos dar uma atenção especial ao canal. Nos vemos em 2021.

Leia também:

Top 10 Melhores Jogos de Aventura Android e iOS 2020

melhores-jogos-aventura-android-ios-2020-1-1024x576 Top 10 Melhores Jogos de RPG Android e iOS 2020 (online e offline)

 

Top 10 Melhores Jogos de Ação para Android e iOS 2020

 

melhores-jogos-acao-2020-android-ios-1024x576 Top 10 Melhores Jogos de RPG Android e iOS 2020 (online e offline)

Os PIORES jogos para Android de 2020

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News