iPhone 12 está sofrendo de Thermal Throttling em games? Testes mostram que sim!

Quando o iPhone 12 foi lançado, testes sintéticos mostraram o quão poderoso é o novo processador da Apple, o A14 Bionic. O novo celular da Maçã arrebenta os Android nos testes de Benchmarks. Mas tem uma pegadinha aí. 😉

Quando as pessoas receberam suas unidades e foram jogar alguns games, perceberam que algo não estava certo. Um exemplo foi o Youtuber do Canal TechTablets que percebeu “engasgos” em jogos pesados como Genshin Impact.

Ao realizar alguns testes de stress mais longos, ficou evidente que o novo smartphone da Apple, assim como os antigos, sofre de um severo caso de “Thermal Throttling“.

Publicidade

Vídeo do canal TechTablets com teste entre: iPhone 12 Pro Vs Mi 10T Pro Vs Mi 10 Ultra Vs Poco F2 Pro.

Mas o que é o Thermal Throttling? É uma limitação de processamento causada por superaquecimento. Quando o processador esquenta perto ou além dos limites de sua capacidade operacional, ele baixa a frequência/clock durante alguns segundos, a fim de controlar a temperatura. Com isso, o desempenho do processador é afetado e baixa momentaneamente. Mas o Thermal Throttling pode durar muito mais, caso você esteja jogando um game pesado, por exemplo.

Qual é a jogada então?

A pergunta ficaria melhor assim: “qual não é a jogada”. O iPhone 12, assim como o 11, detonam tudo e todos smartphones em testes de benchmark. Mas apenas em testes curtos. Em testes de stress como o 3DMark WildLife Stress Test, que dura cerca de 20 minutos e mede especialmente a GPU em testes gráficos 3D (ou seja, em games), fica claro que os iPhones capam o desempenho das GPUs logo após os primeiros minutos.

Problema afeta também o iPhone 11. Na direita, temos o OnePlus 8.

A imagem acima, do site hothardware.com, mostra também o iPhone 11 (na esquerda) passando pelo mesmo problema. Veja como o OnePlus 8 (na direita) mantém o desempenho ao longo de todo o teste (que dura cerca de 20 minutos). No iPhone 11, o desempenho cai após o primeiro loop. No fim do teste, todos os iPhones ficam com desempenho parecido com os smartphones Android com Snapdragon 865, com pontuação perto dos 4000 pontos.

A boa notícia é que o usuário leigo não vai perceber a queda de desempenho. Afinal, o desempenho do iPhones 11 é tão bruto que segura qualquer jogo com qualidade gráfica “no máximo”. O que era para ser verdade também no iPhone 12. Mas segundo os testes do TechTablets, os novos iPhones estão sofrendo para rodar Genshin Impact na configuração alta e com os 60 fps habilitados.

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News