GameSir F4 Falcon – Review Completo

O F4 Falcon é um controle do tipo gatilho lançado pela GameSir. Ideal para jogos de tiro e Battle Royale, ele surpreende em games como PUBG, Call of Duty Mobile e Free Fire. Confira a nossa análise completa desse gatilho para celular que está fazendo a cabeça dos amantes de shooters.

REVIEW EM VÍDEO:

Publicidade

Situação atual: o grande problema dos gatilhos

Com a popularização de jogos como Free Fire, é comum encontrar anúncios de gatilhos dos mais variados tipos.

Esse tipo de controle é categorizado por pequenos dispositivos que são acoplados na lateral do seu smartphone.

E a palavra dispositivo é termo técnico, pois a grande maioria desses gatilhos são pedaços de plástico com arames de péssima construção.

Já analisamos dois deles aqui no site. Compramos também um terceiro para análise, mas como ele era muito ruim, nem começamos. Se você quer a análise desse outro controle, deixe um comentário.

O grande problema desses gatilhos genéricos e baratos é a baixa qualidade na produção. Alguns são bons, mas a grande maioria é uma porcaria. É aquela história, a qualidade varia caso a caso, mas no geral, para cada pessoa que compra um que funciona, 10 tem defeito dois dias depois.

Enfim, já havia desistido dos gatilhos, mas eis que uma luz surge no fim do túnel.

A GameSir nos enviou para teste um aparelho curioso, o F4 Falcon.

Apresentação e unboxing

A GameSir é bastante conhecida pela qualidade dos seus controles. Já analisamos o G4S e o G5 e eles são realmente incríveis. Tem reviews deles aqui e aqui.

A apresentação do Falcon é aquele show de sempre da GameSir, e com o F4, essa apresentação teve toques especiais.

Para falar a verdade, o F4 é bem estranho. Esse gatilho da GameSir parece um mini-drone sem hélices. Ao abrir ele, essa impressão continua. Apenas ao acoplá-lo a um smartphone é que a coisa começa a fazer sentido.

O F4 Falcon vem com 4 botões: 2 botões de ação (L e R) e dois de configuração. Esses botões de configuração servem para definir o tipo de disparo. Você pode escolher entre “single” (um tiro apenas), rajada (três tiros) e turbo (vários tiros).

O controle já vem na medida ideal para a maioria dos smartphones, mas ele não se dá bem com capas ou celulares grossos demais. O ideal é tirar a capa do celular para jogar.

Internamente, o F4 é cheio de borrachinhas para que o seu celular não entre em contato com plástico duro. Aqui percebemos um cuidado especial da GameSir. Outros produtos arranham tela, retiram película, um terror. Porém, com o F4 isso não acontece. Tudo é cheio de borrachinhas para que seu smartphone seja recebido pelo F4 da melhor forma possível.

O F4 Falcon vem ainda um cabo USB do tipo C para ser carregado. Nessa hora você deve estar se perguntando: por quê?

É aqui começa a mágica!

Mecanismo de toque do F4 Falcon parece mágica

Eletrodos que “simulam” o toque dos dedos.

Por possuir bateria e necessitar de carregamento, qualquer um imagina que o F4 Falcon se conecta via Bluetooth com seu smartphone. Mas na realidade ele não usa nenhuma conexão.

O que acontece é que o F4 Falcon toca na tela do celular eletronicamente. Na parte interna há dois eletrodos e são eles que “tocam” a tela.

Esses eletrodos sempre estão em contato com a tela do seu celular, mas apenas ao apertar um botão é que um deles é carregado magneticamente, simulando o toque humano.

Não entendeu nada? Então veja aqui como as telas touch funcionam.

Então, pode apertar os botões despreocupado. O toque na tela sempre será preciso e nunca vai machucar a tela do seu celular.

A bateria dura cerca de 40 horas e leva 2 horas para ser carregado. Na prática, dura muito mais. Em meus testes (duas semanas) não precisei recarregar.

Como usar e configuração do F4 Falcon

O controle / gatilho F4 Falcon não possui botão para ligar. Ao esticar o grip, e ele liga automaticamente. A indicação de que ele está ativo fica por conta de dois leds que acendem ao “abrí-lo”.

Ao colocar um smartphone no controle, ele já está funcionando. Sempre ao ligar, ele estará na função “single”, onde o gatilho dá apenas um tiro ao ser pressionado uma vez, ou vários ao segurar o botão.

Ao apertar no botão “turbo” de cada lado, você ativa o modo “rajada”. O led irá mudar para a cor laranja, e o gatilho dará uma salva de 3 a 9 tiros, dependendo do jogo e da arma.

Apertando novamente o botão “turbo”, o led ficará vermelho e o controle terá seu próprio modo turbo. Ele é um pouco mais cadenciado que o primeiro modo de apertar e manter pressionado o botão de tiro, por exemplo.

Pegada e gameplay

A pegada é algo essencial em qualquer controle. Afinal, de nada vale se o controle não ficar bem nãos mãos durante longas sessões de jogatina.

Publicidade

O F4 Falcon fica bem nas mãos? A resposta é depende.

Com um celular de até 5.5 polegadas, o F4 Falcon me pareceu um pouco desconfortável. Mas isso se deve às minhas mãos grandes. Uma pessoa mais jovem ou com mãos pequenas, pode não ter essa impressão.

Já em smartphones com tela de 6.2 a 6.7 polegadas, o Falcon fica perfeito. Ele é um mecanismo que não vai te tornar um profissional do Free Fire ou PUBG, mas é um gatilho que ajuda muito quem tem pouca habilidade.

 

Com smartphone grande, de tela de 6.5 polegadas em diante, a pegada é confortável. Na foto o Galaxy S10 Lite com tela de 6.7 polegadas.

 

Ao jogar em um Pocophone F1 (6.18 polegadas), senti a posição dos botões “não tão confortável” como no gigante S10 Lite .

 

Em telas de 5.5 polegadas, como a do Samsung J7 Pro, já é um pouco complicado de jogar devido a posição dos botões.

 

Ao testar em um Galaxy S4 (tela de 5 polegadas) nem precisa comentar, ficou injogável.

 

Se você tem dificuldade para mirar e atirar rapidamente, esse gatilho de ajuda a não precisar ficar procurando os botões ou olhando para eles.

Para quem já está acostumado aos HUD de 3 ou 4 dedos, o F4 deixa a jogatina mais confortável, principalmente para quem joga longas horas.

Com o Falcon, é muito prático mirar e atirar. Depois de alguns minutos simplesmente você esquece de que ele está ali, ele já vira “parte do seu smartphone”.

– Nem tudo é perfeito

Agora vamos as ressalvas. A parte que não gostei no F4 Falcon é o modo de acoplar o controle. No começo parece simples, mas na realidade é um pouco chato.

Não é tão fácil assim colocar o smartphone no controle. Pode pesquisar, quase todo youtuber corta essa parte.

A coisa piora se seu smartphone tiver uma película plástico maleável (gel), silicone ou 3D, pra resumir, aquelas películas flexíveis que imitam a parte frontal do smartphone.

Ao utilizar essas películas, o contato pode ser “falho”. Eu testei com um Pocophone F1 e um Galaxy S10 Lite. Ambos com películas flexíveis. O resultado foi mal contato. O controle simplesmente travava a tela e não era possível nem utilizar o smartphone.

A solução foi testar outra posição, mover o controle até achar um jeito para ele funcionar. É um pouco chato, então fica o aviso se você tiver película flexível. Sem essas películas, o controle não apresentou nenhum problema.

Já no J7 Pro, que possui película de vidro daquelas genéricas, o controle funcionou perfeitamente. Não precisei procurar posição. Foi só colocar e usar.

Conclusão

Custando cerca de R$ 112 na cotação atual, o F4 Falcon pode não ser a melhor escolha para quem busca custo-benefício. Entretanto, para quem gosta muito de Battle Royales e games de tiro em geral, o investimento pode valer a pena a longo prazo. Segundo a Gamesir, os botões são testados para ter uma vida média acima de até 5 milhões de cliques.

Durante as duas semanas que testei o controle, ele sequer descarregou. Então a bateria parece durar muito mais do que o fabricante avisa. O único “defeito” mesmo é o modo de encaixá-lo no smartphone. Poderia ser mais confortável.

+Prós

  • Construção
  • Mecanismo inovador
  • Não gasta muita bateria

-Contras

  • Modo de encaixar não é confortável
  • Não se dá muito bem com algumas películas

Onde encontrar o F4 Falcon?

O site mais fácil de encontrar o GameSir F4 Falcon, com envio para o Brasil é na Aliexpress. A GameSir tem uma loja oficial lá e envia para o nosso país. O controle pode ser encontrado por preços na faixa de R$ 112 a 129 reais. O link está aí em baixo.

https://pt.aliexpress.com/item/4000623311711.html?spm=a2g03.12010615.8148356.2.17bd2526TcF7JZ

VEREDITO

[wp-review]

 

– Aviso de ética

O Mobile Gamer Brasil é um veículo independente que opera assim desde 2009. Nossos reviews são opinativos e não possuem nenhuma intenção publicitária.

Nada é revisado nem aprovado por empresas ou agências de publicidade. Não somos “camelôs virtuais”, nossa intenção é analisar produtos da forma mais analítica possível.

O F4 Falcon foi fornecido pela GameSir para testes.

LEIA TAMBÉM:

Gatilhos e Gamepad de “camelô” para celular. Vale a Pena?

Review: Controle L1R1 para PUBG, Free Fire e outros

Review: Controle GameSir G4s (Android e PC)

Review: Controle GameSir G5 para Android e iOS

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News