25 Jogos para jogar com Controle no Android em 2020

Quer saber quais os melhores jogos Android com suporte a controles? Então confira 25 games com suporte total a controles e gamepads, sejam eles Bluetooth, USB e OTG.

Isso mesmo, você vai poder usar qualquer controle Ípega, Gamesir, Flydigi ou de marcas genéricas. Tudo compatível sem precisar de nenhum aplicativo extra.

Se Você já viu nosso post anterior com 50 jogos saiba que essa nova lista é com 25 games novos. E sim, esses jogos são compatíveis com controles de videogame também. Você pode usar um controle de PS4 ou Xbox One sem problemas.

Publicidade

Confira o artigo em vídeo:

1 – Pascal’s Wager

Um dos lançamentos mais aguardados de 2020, Pascal’s Wager é um game de ação e RPG que lembra muito Dark Souls e Bloodborne. Esse é aquele tipo de jogo que faz muita falta nos celulares. Visual triplo-A, pago, offline, com boa história e em português. E ainda por cima com suporte a controles.

Tem como melhorar mais? Tem. A campanha é muito boa, com uma atmosfera gótica muito bacana. O jogo é só um pouquinho pesado, ele exige um smartphone intermediário ou top de linha. A integração com controles Bluetooth e USB é total. Porém, mesmo com um controle na mão, prepare-se para morrer muitas vezes.

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora:  Giant Games
Publicidade: Não | Jogo Offline*
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 5 ou superior
Tamanho do download 1.57 GB

*O jogo solicita internet de tempos em tempos para verificar a licença.

2 – Sky: Children of Light

Pode não parecer, mas o game conta com seus desafios.

Dos mesmos criadores de Journey, premiado jogo do Playstation 3, Sky: Children of Light, ou Filhos da Luz no Brasil, é um game online em que você vai ajudar pequenos seres a recuperar estrelas caídas. A missão é levar as estrelas para suas devidas constelações. Assim como Journey, Sky é um jogo contemplativo e que busca passar uma mensagem importante sobre união.

Os jogadores devem trabalhar em conjunto para se ajudar e concluir os desafios mais rapidamente. Visuais impressionantes e uma trilha sonora encantadora vão marcar suas horas jogando este game. Jogar com um fone de ouvido é quase obrigatório. A Trilha sonora é belíssima.

São 7 reinos para explorar em um jogo gratuito que possui uma mensagem muito bonita. Diferente de outros jogos free, Sky focado em sua narrativa. Há algumas compras embutidas, mas são apenas cosméticas. A impressão que você terá é a de estar jogando um jogo premium.

E a integração com controles? Em Sky a integração é excelente. Ele reconhece imediatamente o controle e já indica na tela os comandos com os respectivos botões.

Google Play

Desenvolvedora: Thatgamecompany
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer iOS 9.0 / Android 4.4
Idioma: Português  | Tamanho: 800 MB

3 – COD Mobile

Desenvolvido pelo talentoso estúdio Timi, a pedido da Tencent e Activision, Call of Duty Mobile chegou para definir o padrão dos FPS nos celulares. Gráficos impressionantes e uma jogabilidade pra lá de frenética. COD mobile trouxe boa parte da ação das partidas multiplayer de Black Ops 2 e 4.

Já no seu teste beta, o game trazia suporte completo a controles Bluetooth. O suporte foi removido no lançamento, mas voltou alguns meses depois. Porém, funciona apenas para controles Dualshock 4 (para quem não sabe é o do PS4) e o controle do Xbox One (X ou S).

Pelo menos no momento da edição desse vídeo, controles Ípega são incompatíveis.

Baixar na Google Play (ANDROID)

Desenvolvedora: Activision
Publicidade: Sim | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.3 /  iOS 9.0
Idioma: Português | Tamanho: 2.7 GB

4 – KOF All-Star

The King of Fighers All-Star é um game que mescla RPG e Beat’em up com uma jogabilidade bem casual. Apesar de ser baseado em uma das séries de jogos de luta mais famosas dos anos 90, KOF All Star não é necessariamente um jogo que precise de controles.

Mas, se você vai jogar em uma TV Box, ou simplesmente deseja jogar sem tocar na tela, saiba que o game possui suporte total. A arte do jogo é muito bonita e os gráficos são fantásticos. A Netmarble fez um excelente trabalho ao trazer a saga de KOF para uma nova geração nos celulares. A historinha do jogo até que é interessante também.

Porém, decepciona um pouco por ser focado nos elementos de gacha.

KOF ALLSTAR na Google Play (Android)

Desenvolvedora: Netmarble e SNK
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4 | iOS 10
Idioma: Português  | Tamanho: 2.5 GB

5 – Dead Cells

Lançado no mês de junho de 2020, Dead Cells é um Metroidvania temperado com cenários gerados semi-aleatoriamente e dificuldade “Dark Souldiana”. Criado pelo estúdio francês Motion Twin, Dead Cells entrega já nos primeiros segundos uma jogabilidade que vicia na hora.

O game não explica quase nada, você começa a explorar esse castelo decadente cheio de monstros. Ao morrer, fica claro o fator mais genial do jogo: a repetição. Cada vez que você morre, o cenário muda. Mas ainda há um padrão a ser seguido com chefes, inimigos e segredos espelhados por um jogo que não é infinito. Dá pra zerar, só que ele é bem difícil.

O loot e customização do personagem é outro ponto alto de Dead Cells. Dá gosto ir fazendo melhorias e ganhando novas armas e habilidades. Jogar Dead Cells na tela touch é possível, mas este é um “Metroidvania Acelerado”. Jogar com controle deixa a experiência super fluída e evita “missclicks”.

MissClick ou “MissTouch” pra quem não sabe é quando você toca sem querer em algum botão na tela ou errar na hora de tocar em um. No controle isso não acontece, a experiência é precisa, rápida e necessária. Jogar Dead Cells no controle é uma delícia.

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora:  Playdigius
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 5.0 ou superior
Idioma: Português | Tamanho:  622 MB

6 – Castlevania SoTN

E por falar em MetroidVania, que tal falar no pai de todos? Sim eu sei que ele não é o pai do gênero, mas é o jogo que viciou todo mundo nele. Castlevania: Symphony of the Night não foi unanimidade no seu lançamento lá em 1997. O jogo recebeu reviews medianas e até uma cobertura modesta na mídia gringa.

Mas o jogo da Konami foi ganhando o boca a boca e logo virou o game indispensável que todos consideram hoje em dia. E com todos os méritos. Castlevania: Symphony of the Night ainda é um dos melhores jogos 2D de todos os tempos.

O game foi relançado no Android em 2020 e está impecável. A única coisa que faltou foi uma tradução para o português. Mas para quem não quer usar emulador, pode jogar a versão do Android pois o suporte a controles é total.

Google Play (ANDROID)

Desenvolvedora:  Konami
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 4.4   /  iOS 8.0
Idioma: Inglês  |  Tamanho: 700 MB

7 – Fortnite

O suporte a controle de Fortnite nunca foi algo realmente novidade no game. Desde o dia um do lançamento na Apple Store, a empresa já confirmava que haveria suporte a controles.

No Android não foi diferente. O Battle Royale da Epic possui suporte total a controles Bluetooth de qualquer tipo: Ípega, GameSir, de PS4, Xbox One e etc.

Fornite é um Battle Royale bem complexo de se jogar no celular. Com um controle, a tarefa de mirar, atirar e construir fica menos complicada em sem seus dedos cobrirem 80% da tela.

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora: Epic Games
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 7.1
Idioma: Português  | Tamanho: 8 GB

8 – Bright Memory Mobile

Ainda não sabemos se Bright Memory vai ser lançado completo nos celulares. Mal o game saiu para Android e a produtora já anunciou uma pseudo-sequência para PS5. A versão disponível no Android é praticamente uma demo, então, calma aí nas expectativas com relação a esse game.

Em Bright Memory Mobile, você controla uma jovem que acorda sem entender direito como ganhou implantes cibernéticos. Ela então é perseguida por agentes de uma corporação. É apenas uma hora de gameplay ou menos. Sinceramente não curti muito o game, pois ao que tudo indica, provavelmente nem teremos ele completo no Android.

O que realmente uma pena, pois Bright Memory Mobile fica excelente com controle bluetooth. Uma ótima aventura que eu queria ver completo no mobile, né pessoal?

Bright Memory na Google Play (Android)

Desenvolvedora: Xiancheng Zeng / FYQD-Studio, PLAYISM
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 5.0
Idioma: Inglês  | Tamanho: 1 GB

9 – Unknown Fate

Lançado primeiro para PC, Unknown Fate chegou aos celulares e consoles em maio de 2019.

Esse é um game de puzzle em primeira pessoa que acontece cenários realmente estranhos. Você vai viajar por mundos incríveis coletando as memórias de Richard, o personagem principal dessa estranha jornada.

Unknown Fate pode parecer apenas um jogo “OK” nos consoles, mas a versão mobile ficou muito boa. Um port de qualidade do jogo de PC com belos gráficos.

A jogabilidade consiste basicamente em caminhar pelos cenários e tentar resolver os enigmas neste mundo estranho. O que te mantém mesmo no game é tentar descobrir o que aconteceu com o protagonista. Ele morreu, está sonhando ou foi abduzido por seres da quinta dimensão?

UNKNOWN FATE NA PLAY STORE

Desenvolvedora:  MarsLit Games SRL
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 6.0
Idioma: Inglês | Tamanho:  1 GB

10 – HeroVersus

Um game de luta com setups interessante e bem divertido de jogar em telas touch. HeroVersus foi feito para se jogar no touchscreen, mas os desenvolvedores incluíram a possibilidade de jogar com controle Bluetooth também.

Esse game de luta parece um pseudo sucessor de Street Fighter V no mobile. Um título excepcional e focado no PvP competitivo. Apesar de focar no PvP, o jogo possui modo arcade, que é através dele que vamos desbloqueando novos lutadores.

Link na Google Play (ANDROID)

Desenvolvedora: TheVersus Corp
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.0
Idioma: Inglês  | Tamanho: 209 MB

11 – Table Top Racing: Turnê Mundial

Versão mobile de um jogo de 2016, Table Top Racing é um game de corrida com jogabilidade premium e offline. Você controla carrinhos de corrida em pistas que estão em cima de uma mesa. Tudo em miniatura.

O jogo conta com elementos para diversificar a jogatina como power-ups e atalhos. Enfim, diversão sem compromisso em um jogo que não vai te encher com anúncios. A parte legal vem justamente do suporte a controle. Nesse jogo ele é total!

Dá inclusive para jogar com tela dividida, se você tiver dois controles e um smartphone ou tablete potente.

Google Play

Publicidade: Não | Exige conexão com Internet: Não
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 6.0 ou superior

12 – Oddmar

Melhor game de ação-aventura de 2019

Esse jogo já é figurinha repetida aqui no Canal. Mas sempre fica a dica, vale muito a pena baixar Oddmar.

Essa aventura cheia de charme chegou no Android em janeiro de 2019, já com suporte a controles bluetooth.

Comande o Viking mais frouxo da sua vila em uma busca pela sua coragem e determinação. Um jogo fofinho, cheio de graça e muito bonito.

Link para Baixar no ANDROID

Desenvolvedora: Mobge Ltd.
Publicidade: Não | Jogo OFFLINE
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4  | iOS 8.0
Idioma: Inglês  | Tamanho: 500 MB

Publicidade

13 – Rangers of Oblivion

Lançado no ocidente pela GT Arcade, Rangers of Oblivion é um MMORPG com um gráfico muito bonito e missões para derrotar bestas gigantes, o que lembra em certos pontos com Monster Hunter. No comando de um Ranger, sua missão é limpar as terras de Malheim que estão infestadas de monstros. O enredo até que é bacaninha e o jogo tem história com legendas em português.

O suporte a controles é meio deficiente. Apesar de mostrar como compatibilidade completa. Ainda vai exigir alguns comandos na tela, como conversar com NPCs e escolher as opções de diálogo. Ah, e dá pra criar um Geralt do The Witcher 3 no jogo.

Link para Baixar no ANDROID

Desenvolvedora: YOUZU Games
Publicidade: Não | Jogo Online
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 4.4 |
Idioma: Inglês  | Tamanho: 6 GB

14 – Grimvalor

Já falamos de Grimvalor aqui no Canal, no vídeo de jogos offline 2020. Esse impressionante jogo de Ação é imperdível. Considerado por muitos como um Dark Souls 2.5D, esse game é um hack-and-slash com combate em ritmo acelerado em um mundo sombrio.

Assuma o controle de um guerreiro solitário que tem a missão de restaurar um reino corrompido. O jogo parece de graça mas não é, depois do primeiro ato é preciso pagar. Mas acredite, vale muito a pena. Um dos jogos mais satisfatórios de se zerar no Android.

Baixar GrimValor na Google Play (ANDROID)

Desenvolvedora: Direlight
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 5.1
Idioma: Português |  Tamanho: 594 MB

15 – Asphalt 9: Legends

Asphalt 9: Legends é o último grande lançamento da Gameloft. De uns tempos para cá, a empresa vem decepcionando. Seu foco tem sido jogos simples e muitas atualizações de games já existentes.

E o que Asphalt 9: Legends tem de bom? Bom! Ainda temos aqui um divertido jogo de corrida com foco no arcade e partidas rápidas.

Mas o competitivo do jogo é bem agitado e pode ser que você não se dê muito bem nele. Se quiser mais precisão nos seus movimentos, um bom suporte a controles é essencial. Felizmente Asphalt 9 tem.

Link do jogo na Google Play (ANDROID)

Desenvolvedora: Gameloft
Publicidade: Sim | Jogo Online
Contém compras embutidas: Sim
Requer iOS 8.0 / Android 4.3 / Windows 10
Idioma: Português | Tamanho: 1.8 GB

16 – Dead Effect 2

O jogo de terror envolvendo zumbis e monstros no espaço já foi citado em duas listas aqui no canal. Mas Dead Effect 2 merece estar aqui pela sua campanha e pelo bom suporte a controles Bluetooth. Até mesmo controles que pareçam incompatíveis, basta abrir o menu do jogo escolher os botões de ação e seguir jogando.

Prepare-se para muitos sustos, tiroteio e ação em um jogo que já foi pesado, mas hoje em dia roda em qualquer smartphone com Android.

Link para Baixar no Android (Grátis)

Publicidade: Não | Jogo OFFLINE
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android  4.0 ou superior
Idioma: Inglês | Tamanho: 876 MB

17 – Foxyland 2

Um game de plataforma bacaninha para Android.

Em Foxyland 2, a esposa e filhos da raposinha são sequestrados. Cabe a Foxy resgatar sua família. O enredo é bobinho e o foco mesmo é uma jogabilidade muito parecida com jogos como Super Mario World.

Boa música e um visual pixelart bonito, O jogo oferece a opção de jogatina cooperativa, onde um controla via touch e outro no controle.

São cerca de 40 fases, mas o jogo é bem curto, coisa de uma hora ou menos para zerar. Um bom jogo para jogar de dois. Falando nisso, tem uma lista no site apenas com jogos para multiplayer local, dê uma olhada.

Link para Baixar no Android (Grátis)

Publicidade: Não | Jogo OFFLINE
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android  4.0 ou superior
Idioma: Inglês | Tamanho: 14 MB

18 – Stardew Valley

Stardew Valley é o melhor RPG para celular de 2019.

Stardew Valley é a prova de que um jogo para ser bom, não precisa de gráficos deslumbrantes e nem um orçamento milionário. Feito por apenas uma única pessoa, esse pequeno gigante já ganhou o mundo e é um dos jogos indie de maior sucesso da atualidade.

Neste simpático RPG, seu personagem recebe uma fazenda de herança. Ao se mudar para o local, o jogador percebe que terá muito mais tarefas que cuidar de plantas e de animais. Será possível minas, cavernas e até encarar alguns combates.

A semelhança com Harvest Moon é inegável, tanto é que o desenvolvedor não esconde a inspiração. Porém, Stardew Valley vai além de ser um simulador de fazenda e introduz muitos elementos de RPG.

Baixar no Android

Desenvolvedora: Chucklefish Limited
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4
Idioma: Português  | Tamanho: 200 MB

19 – Nimian Legends BrightRidge e Vandgels

Outro jogo indie de apenas um único desenvolvedor é. Nimian Legends BrightRidge. Neste jogo de mundo aberto, a missão é explorar o vasto cenário, descobrindo seus segredos e desbloqueando novas áreas.

Apesar do mundo bastante vasto, não espere muitos combates. O jogo foca em missões para ajudar os moradores das redondezas. É um jogo com uma mensagem muito parecida com a de Okami.

Em BrightRidge, é preciso alternar entre dois personagens para conseguir completar todos os objetivos do game.

Já para quem quer um pouco mais de ação, a dica é Nimian Legends Vandgels Essa sequência possui gráficos e jogabilidade muito parecidos como o título anterior. O principal diferencial é um foco maior na história e em combates. Dessa vez você controla uma garota com uma espada e vai encarar vilões e criaturas fantásticas.

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora:  Protopop Games
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Não
Requer Android 5.0 ou superior
Idioma: inglês | Tamanho:  200 MB

20 – Street Fighter 4 CE

Olha não sou muito fã com o que Capcom fez , em apenas recauchutar um game de 2010 e lançar ele para Android em 2018.

Mas enfim, vale a pena pois a empresa corrigiu uma mancada de anos. Para quem não sabe, a Capcom nunca lançou Street Fighter 4 globalmente no Android. O jogo foi lançado apenas para aparelhos da LG em alguns países e depois pirateado mundo à fora.

Mas voltando a Street Fighter 4 Champion Edition, não parece, mas essa versão tem suporte total a controles Bluetooh. O suporte só se faz presente na parte mais importante, na hora da porrada.

Em telas grandes como Tablets de 10 polegadas, o jogo fica simplesmente horrível. Mas em celulares, até que fica muito bom. Isso sem falar que dá pra mandar Hadoukens e Shoryukens sem problemas.

Link do jogo na Google Play

Desenvolvedora: CAPCOM
Publicidade: Sim | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4
Idioma: Inglês | Tamanho: 2 GB

21 – Grid Autosport

Outra figurinha repetida aqui no canal é Grid Autosport, O game de corrida é um dos jogos com os melhores gráficos no Android. Apesar de ser um simulador, o modo para jogar com acelerômetro não é tão bom quanto em Real Racing 3, por exemplo.

Mas jogar com controle Bluetooth deixa a experiência fluída e muito natural. E com o visual de Grid a impressão que temos é ter um jogo Triplo-A nas mãos.

Para quem não conhece, Grid Autosport é o mesmo jogo de corrida lançado para Playstation 3, Xbox 360 e PC. O game foi portado nos celulares mantendo todos os recursos inclusive é dublado em português.

GRID Autosport na Google Play (Android)

Desenvolvedora: Feral Interactive
Publicidade: Não | Jogo OFFLINE
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 9
Idioma: Português  | Tamanho: 6 GB

22 – Off The Road

Off The Road é um simulador de direção de mundo aberto que é gratuito para baixar e jogar no Android. O jogo consiste em passear por uma ilha cheia de pequenos desafios e concluí-los da melhor forma possível para conseguir desbloquear novas áreas.

Além de veículos como carros e caminhões, é possível até pilotar um helicóptero. O jogo é um simulador mas não é exatamente um game de corrida, alguns objetivos vão exigir paciência para serem concluídos.

Google Play (Android)

Desenvolvedora: DogByte Games
Publicidade: Sim | Jogo OFFLINE
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.1
Idioma: Português  | Tamanho: 100 MB

23 – Wonder Boy: The Dragons Trap

Uma obra-prima dos remakes pouco citada por youtubers de mobile. Wonder boy: The Dragon’s Trap. O game foi recriado do zero pelo estúdio Lizardcube que não só trouxe o clássico do Master System de volta à vida, como deu a opção de escolher entre gráficos antigos ou totalmente remodelados.

A arte do game é um show à parte com um visual muito bonito. Essa aventura mágica começa imediatamente após o final do Wonder Boy in Monster Land do Master. O protagonista é transformado um lagarto e deve descobrir como virar novamente um garoto (ou garota nessa versão). Mas aí percebemos uma coisa, a cada nova transformação, ele pode acessar novas áreas e lugares.

Dentre as novidades que Dragon’s Trap apresentou em 1989, estava conceitos de RPG. O jogador pode coletar ouro para comprar equipamentos e melhorar o seu personagem. Enfim, um excelente game de aventura que fica melhor ainda de se jogar com um controle Bluetooth, pois algumas partes vão exigir aquela precisão milimétrica que era necessária em jogos de plataforma das antigas.

Baixar na Google Play (ANDROID)

Desenvolvedora: Dotemu
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 4.4 / iOS 9.0
Idioma: Português | Tamanho: 800 MB

24 – Guns and Spurs 2

Guns and Spurs 2 segue exatamente a mesma proposta do primeiro. Um jogo sandbox de mundo aberto ambientado no velho oeste. O jogador poderá cumprir as missões mais variadas que vão desde caçar bandidos a competir em minigames de tiro, corrida de cavalo, cuidar de um rebanho de vacas e muito mais. O game é 100% OFFLINE.

Com uma proposta de expandir a jogabilidade do primeiro game, e entregar gráficos melhores, Guns and Spurs 2 não cumpre exatamente o papel a que foi dado. O jogo é bacana, para um jogo offline e gratuito. Porém, Guns and Spurs 2 entrega uma jogabilidade repetitiva. Há quem goste, mas aqui achei um pouquinho demais.

Entretanto, é o bastante para quem procura um passatempo gratuito. O jogo possui suporte a controles Bluetooth, mas nos testes aqui o Ípega bugou algumas vezes com esse jogo. Isso pode ser corrigido em atualizações futuras.

GOOGLE PLAY (ANDROID)

Desenvolvedora:  Sakis25
Publicidade: Sim | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 7.0
Idioma: Português  | Tamanho: 26 MB

25 – Minecraft

E para finalizar a nossa lista um jogo muito pedido no post anterior: Minecraft.

Esse jogo dispensa apresentações né? Minecraft é Minecraft, a versão Mobile deixou a muito tempo de ser a versão “Pocket Edition” e hoje é a “Bedrock”, a mesma versão para PCs e Consoles, com todos os recursos. O que vocês querem mesmo saber é como é a integração com controles Bluetooth né?

A integração é total, o game funciona com literalmente qualquer controle.

ANDROID

Desenvolvedora: Mojang
Publicidade: Não | Jogo Offline
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 2.3
Idioma: Português | Tamanho: 68 MB

E por enquanto é só! Em breve postaremos mais um artigo com 25 jogos para controles Bluetooth. Um muito obrigado e  até a próxima!

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News