Google lança ferramenta que melhora performance em jogos Android

A Google anunciou hoje (11) o Android Performance Tuner. Uma ferramenta criada para desenvolvedores  otimizarem seu jogos.

A nova ferramenta faz parte do Android Vitals, que segundo a Google, é o destino certo de quem quer melhorar o desempenho dos seus aplicativos.

A nova biblioteca permite aos desenvolvedores medir e otimizar taxas de quadros e desempenho de gráficos em mais de 99% do ecossistema de dispositivos Android.

Publicidade

Desde que o dispositivo de um usuário execute o Android 4.1 (API 16) ou superior, será possível medir o desempenho do jogo, incluindo o rastreamento do desempenho da taxa de quadros em cada nível de qualidade definido pelo jogo.

Os desenvolvedores podem implementar facilmente essa biblioteca como parte de seus jogos.

A ferramenta permite reduzir o visual em partes estratégicas, sem precisar diminuir o visual completo do jogo.

No exemplo abaixo, é possível manter a mesma resolução e filtros ao reduzir reflexos de água e objetos muitos distantes como vegetação.

A ferramenta melhora muito a “telemetria” dos aplicativos Android, especialmente no gênero games. Os desenvolvedores poderão rastrear problemas de performance com mais facilidade e aplicar patchs aos seus jogos.

Os desenvolvedores receberão relatórios direto no Google Play Console e verão dados como: quais smartphones tem queda da taxa de quadros, quais frame time pior, dentre outras coisas.

Android Performance Tuner está disponível para Android Game SDK e Unity através de um plugin.

Fonte: Google

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News