Qual o tamanho máximo de um jogo para Android? Descubra!

Qual o maior jogo para Android? Qual o tamanho máximo de um game? Veja qual o limite que a plataforma Android pode ir atualmente no que se refere ao tamanho em Gigabytes para um jogo.

Aposto que você já se pegou sonhando na conversão de alguns clássicos do Playstation 3 e Xbox 360 ou até mesmo PS4 e Xbox One. Mas saiba que no Android existe uma limitação que impede de muitos grandes títulos chegar a plataforma.

A limitação em si não está exatamente ligada ao poder do hardware atual, e nem do sistema, mas sim há um limite colocado na Google Play.

– Google Play limita o tamanho máximo de aplicativos e jogos

Sim, existe uma regra na hora de submeter um jogo para a Google Play. Não é possível enviar APK de qualquer tamanho para a loja de aplicativos.

Publicidade

Em 2012, a Google aumentou o tamanho máximo dos apks de 50 MB para 100 MB. Naquela época, os desenvolvedores já conseguiam pular a limitação utilizando uma ferramenta para a instalação de recursos adicionais (JOBB). Os arquivos eram baixados direto do próprio jogo, mas exigia que as produtoras mantivessem um servidor ativo para o download dos dados extras.

Atualmente a Google oferece suporte para que uma publicadora de jogos armazene um APK de 100 MB para o jogo e outros 2 de 2 GB cada. Com isso, o limite total suportado na Google Play seria de 4.1 GB no total.

Em teoria, esse seria o limite do tamanho máximo de um jogo no Android: 4.1 GB.  (Fonte: site oficial dos desenvolvedores do Android)

Mas na prática não é bem assim.

– Na prática não há tamanho máximo para um jogo Android

Tal qual os consoles, na prática não há tamanho máximo para um jogo no Android. Diversas produtoras pulam a limitação publicando apenas um APK de 100 MB ou mais na Google Play, e o restante você baixa direto do jogo. Diversas desenvolvedoras fazem isso, em especial, as de MMORPG.

Tornou-se muito comum games guardarem uma cópia deles mesmo no Cache. Isso faz alguns games duplicarem de tamanho ao serem instalados (ex:Ragnarok M).

– “Se não há limites, por que você falou que havia limites antes”?

Calma que eu vou explicar. Pois bem, não há limite na prática na hora de criar um jogo Android. Mas existem algumas limitações de hardware nos dispositivos atuais que deixam o sonho daquele jogo do PS3 chegar ao Android impraticável.

O primeiro deles, o fato da conversão ficar grande demais. Muita gente já acha absurdo games como Fortnite e GRID Autsport terem mais de 4 GB de dados para baixar.

Imagina um jogo com 20 GB no celular?

Outra limitação é a bateria. O smartphone precisa lidar com muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Não é apenas o jogo, como em dispositivos dedicados a isso, mas o smartphone precisa lidar com: notificações, outros apps rodando ao mesmo tempo, ligações e etc.

Jogos nunca foram tão “grandes” como em 2019.

Por último, e não menos importante, o custo de conversão. Nenhuma produtora vai criar uma versão de um game para Android apenas por “ser boazinha”. É por isso que vemos conversões de jogos que tem baixa geometria, versões de jogos de portáteis ou games que utilizam Unreal Engine 4 (o que facilita o processo) .

Existem muitas variáveis a serem pensadas quando um jogo é convertido para Mobile: previsões de desempenho nesse mercado, overheating, throttling e até mesmo pirataria. Em muitos casos não compensa converter.

E para finalizar.

Respondendo à pergunta do início do artigo, o maior jogo para Android, da atualidade, em tamanho de dados para baixar é o Caravan Stories. O jogo lançado também para Playstation 4, está disponível apenas no Japão e ocupa apenas 8.78 GB. Quase 9 GB! Será que veremos jogos com mais de 10 GB em 2020?

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News