O game Pou foi removido da Google Play, mas…

Muito popular entre os anos de 2012 até 2016, o game para Android onde você cuidava de um bichinho virtual, Pou, foi removido da Google Play nesta terça-feira (3). Não se sabe se a remoção é permanente, na web, os usuários lamentam a remoção do aplicativo.

Inicialmente lançado em 2012, Pou virou uma febre instantânea. Na época, já era o “jogo” mais leve da Google Play. O game consistia em cuidar de um “bichinho virtual”. Além de alimentar e dar banho, o jogo oferecia diversos “mini-games” para ganhar moedas e usar dentro do próprio jogo.

No Twitter, usuários criaram a hashtag #RIPPOU para lamentar a “morte” do jogo. O que, já era de se esperar, resultou em muitos memes.

Publicidade

Mas será que Pou “morreu” mesmo?

O game permanece inalterado na App Store (iOS), onde é vendido por R$7,90. Na loja da Apple, o game está em segundo lugar na categoria Família.

– Por que Pou foi removido da Google Play?

Pou era muito popular também na Google Play. Segundo dados do Sensor Tower, o jogo tinha uma média de 5 milhões de downloads mensais.

Então se Pou era muito popular, por que o desenvolvedor retirou o jogo da loja de aplicativos da Google?

Há várias razões para isso.

1. Nova política de privacidade para crianças

Em 2019, a Google adicionou mais restrições para a “Política para Famílias”, onde alguns apps precisam seguir à risca um programa para serem eleitos para essa categoria. Além disso, a Google está adotando várias mudanças em sua plataforma de anúncios para diminuir a quantidade de anúncios em aplicativos, vídeo e site com foco no público infantil.

Isso pode ter tido um efeito negativo na receito do jogo Pou, que é muito baixa na Google Play, se comparado a quantidade de Downloads.

2. Falha de segurança

Outro motivo para a remoção do jogo, pode ter sido alguma brecha de segurança descoberta pela própria Google. Quando isso acontece, o app é removido automaticamente da loja de aplicativos. E se o caso for de uma brecha grave, o próprio Android remove o aplicativo do smartphone sem avisar o usuário.

3. Desenvolvedor se cansou do jogo

No Android, Pou estava a mais de um ano sem atualização. No iOS, a história é a mesma, a última atualização é de maio de 2018.

Isso pode indicar um dos piores temores do fãs de Pou, o desenvolvedor Paul Salameh pode ter se cansado  e ter se aposentado. Vale lembrar que já esteve no top 1 de jogos mais baixados da Google Play e mais comprados no iOS  por vários anos seguidos. O desenvolvedor, que sempre trabalhou sozinho, pode estar milionário e já ter se cansado de atualizar o jogo.

– O game pode voltar na Google Play a qualquer momento

Paul Salameh ainda não se manifestou a respeito da remoção do seu game da Google Play. Pode ser que tudo não passe de um mal entendido, e o game pode voltar a loja de aplicativos a qualquer momento.

– Ainda é possível baixar Pou no Android

Hoje em dia, qualquer criança sabe o que é um “APK” e muito provavelmente já baixou um jogo fora da Google Play. Pou continua disponível em diversos sites e lojas paralelas como APKPure, Aptoide e muitas outras.

O APK abaixo é da última versão do game, que continua offline e oferecendo todos os recursos como roupas, minigames e muito mais.

APK de Pou

Desenvolvedor: Paul Salameh
Publicidade: Sim | Jogo OFFLINE
Contém compras embutidas: Sim
Requer Android 2,3
Idioma: Português | Tamanho: 24 MB

    by
  • Redação

    Quer colaborar? Envie sua dica para o e-mail: [email protected] Não se preocupe, não precisa ser um expert,basta ser apaixonado pelo assunto. Que assunto? Os nossos amados jogos para celular.

Google News