APK do Nvidia Games! É tudo de graça mesmo? Entenda!

A Nvidia lançou um serviço de Games na Nuvem e vai deixar todo mundo jogar tudo de graça? Calma jovem! Não é exatamente isso. Se você baixou o APK do Nvidia Games por aí, saiba exatamente do que se trata.

– O que é o GeForce Now e Nvidia Games?

A imagem abaixo, da própria Nvidia, explica mais ou menos com o GeForce Now e sua versão APK, o Nvidia Games, funcionam.

Publicidade

Basicamente, o game roda em um computador (servidor) superpotente da Nvidia. O vídeo e áudio são transmitidos para a tela do seu dispositivo, tudo em tempo real e com uma latência muito pequena.

O Geforce Now (e Nvidia Games) promete trazer jogos de PC com gráficos no máximo e a 1080p@60fps para as massas, sem a necessidade de um dispositivo top de linha.

– O começo dessa história

A Nvidia pretende trazer para mais dispositivos Android o seu serviço de streaming de jogos do Shield, o GeForce Now (com novo nome de Nvidia Games). Nesse serviço, um jogo de PC é computado na nuvem e o resultado é transmitido no portátil ou console da marca. Algo muito parecido com os serviços Stadia da Google e xCloud da Microsoft.

Recentemente, a Nvidia fez uma parceria com o Softbank e o U + da LG para levar o GeForce Now para o Japão e a Coreia. O serviço também está em testes na América do Norte e na Europa. A Nvidia está ligando novos servidores equipados com suas placas gráficas RTX, na Califórnia e na Alemanha, para adicionar desempenho adicional.

Requisitos do Nvidia Games:

  • Smartphones Android com pelo menos 3 GB de RAM.
  • Boa conexão com a internet (pelo menos 10 mbps).
  • Ser dono de uma placa Nvidia, games na Steam ou Nvidia Shield.

Isso é algo maravilhoso e que com certeza vai trazer mais games para o Mobile. Imagine, jogar games de PC com recurso de RTX (Ray Tracing), diretamente no seu smartphone Android. Incrível!

Até aí tudo bem.

Mas nem bem começaram os testes e o APK de uma versão beta vazou na Internet. Hackers conseguiram modificar essa versão e adicionar controles virtuais (antes, era preciso ter um controle Bluetooth ou USB).

Vai ser tudo de graça mesmo? Sei não hein!

Não demorou para surgirem vídeos que prometem vários games de PC no Android, rodando na nuvem, e que poderão ser jogados “tudo de graça”!

Que beleza hein!

Mas quando a “esmola é muita”, nossa obrigação é desconfiar. Foi aqui que as coisas começam a ficar estranhas.

Afinal, o Nvidia Games sempre esteve presente na Google Play (desde 2017 acho). Será que ele nunca esteve disponível no Brasil? Por quê?

Na realidade o app sempre esteve disponível, mas só para os donos do console Shield, da Nvidia.

– APKs Piratas?

Os APKs que circulam na internet do Nvidia Games são em sua maioria modificações. Versões modificadas que enganam os servidores da Nvidia, fazendo o smartphone se passar pelo console da empresa.

Com o APK modificado, o smartphone Android ganha acesso a toda a biblioteca de games que os donos de Nvidia Shield ou beta testers têm direito.

Entendeu o “golpe”? O apk é exclusivo para Nvidia Shield (console e portátil). Mas algumas pessoas extraíram o APK da Google Play, modificaram e soltaram na “comunidade Android”.

Sem nenhum tipo de checagem, os servidores da Nvidia Games e Geforce Now “pensam” que são novos usuários de Shield, acessando a rede, e dão acesso completo à biblioteca.

Porém, isso não garante que o serviço seja lançado com aquela quantidade de jogos gratuitos para todos.

Muito provavelmente, apenas os usuários do Shield (tanto portátil como console), e quem pagar algum tipo de mensalidade, terão direito aquela imensa quantidade de jogos.

Então, sim! São APK “Piratas”, pois utilizam de algum tipo de artimanha para enganar o serviço de acesso da Nvidia, “passando-se” pelo console da empresa.

– Quando o serviço será lançado globalmente?

Ainda não há data de lançamento para o Nvidia Games para todos os celulares Android. A Nvidia está testando o serviço em alguns países (Brasil não é incluído, mas a galera sempre dá um jeitinho).

– A galera mobile foi a loucura no Brasil

Contudo, esse vazamento teve um saldo positivo.

Graças a ele, muitos usuários que não levavam fé alguma no Cloud Gaming ficaram completamente loucos com a novidade.

Quem não tinha o menor interesse em streaming de jogos através da nuvem, adorou a novidade. Depois do vazamento, muita gente está ansiosa para que o serviço chegue ao Brasil.

Talvez agora essa galera, que é na realidade, o grande público mobile, leve os serviços de Cloud Gaming mais a sério. Tem muita novidade vindo junto com o 5G. Nvidia Games, Stadia, xCloud e muito mais.

O futuro do mobile gaming vai ser lindo!

Com informações de TheVerge e Android Police.

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News