Garena comprou COD Mobile? A VERDADE sobre o mal entendido

Quando a Garena, conhecida no Brasil pelo jogo Free Fire, licenciou Call of Duty Mobile em parte da Ásia, surgiu um grande mal entendido, compartilhado por diversos sites pequenos.

A empresa fez o anúncio no começo de abril de 2019 e nós do mobile gamer, nem demos bola, e você vai entender o porquê.

– A “Fake News”

Segundo algumas pessoas, a Garena comprou TODOS os direitos da franquia Call of Duty nos celulares. Por  isso, COD Mobile será lançado com o logo da Garena em todo o mundo.

Publicidade

– O FATO

A Garena realizou um evento na Tailândia chamado Garena World 2019. Neste evento foram anunciados diversos títulos e parcerias.

Dentre essas parcerias, foi feito um anúncio muito especial. Veja o vídeo abaixo.

O representante da Garena anunciou o licenciamento de Call of Duty Mobile nos seguintes países: Tailândia, Filipinas, Malásia e Cingapura. O jogo também será licenciado posteriormente para outros países do sudeste da Ásia.

A Activision e Tencent fizeram uma parceria com a Garena para lançar Call of Duty no Sudeste Asiático.

– O que isso significa?

Então o que de fato ocorreu foi o licenciamento do jogo para países do sudeste da Ásia, com uma parceria entre Activision, Tencent Games e Garena.

A Garena irá tratar apenas da publicidade e lançamento do game nestes países: Tailândia, Filipinas, Malásia e Cingapura, mas não irá interferir em nada no desenvolvimento do game.

– O que você talvez não saiba….

Isso é uma prática bastante comum em países da Ásia. Nesses países é difícil para as publicadoras estrangeiras lançarem seus jogos. Sendo assim, o mais comum é recorrer a uma publicadora já localizada naqueles países, para promover os jogos.

É aí que a Garena entra. A empresa de Cingapura já é bastante conhecida na região.

É muito comum a Garena fazer parceria com outras publicadoras para lançar jogos na Tailândia e países vizinhos.

Caso você não saiba, na Tailândia, games de PC como League of Legends, Ring of Elysium, PUBG Lite, Arena of Valor, FIFA Online, Point Blank e muitos outros são licenciados pela Garena para serem lançados naquele país.

Veja por você mesmo: https://www.garena.co.th/

No Mobile Gamer, já postamos diversas matérias sobre jogos de celular como Contra Return e Speed Drifters. Jogos da Tencent Games, que foram lançados em outros países da Ásia em parceria com a Garena.

Veja alguns exemplos:

– E por aqui, o que muda? Nada!

Call of Duty Mobile será lançado no ocidente como um jogo da Activision mesmo, que é a publicadora oficial do game. A Tencent Games é a produtora do jogo, e o estúdio Timi (que é da Tencent) o desenvolvedor.

Esclarecido? Ok!

Call of Duty Mobile já está em testes e a página dele na Google Play irá continuar como sempre foi. Quer testar o game antes de todo mundo? Veja aqui como.

Link de Call of Duty Mobile na Google Play

 

    by
  • Dario Coutinho

    O "Gamer de Celular" Original. Criou um dos primeiros sites sobre jogos para celular em 2007, que viria a se tornar o Mobile Gamer Brasil em 2009. Formado em Ciência da Computação, escreve sobre tecnologia há mais de 16 anos. Com passagem por revistas de games (EGW, Arkade) e sites renomados como Techtudo. E-mail para contato: [email protected]

Google News